Asperger visto de dentro
A
 síndrome de Asperger é um tipo de autismo, mas sem nenhum atraso ou 
retardo no desenvolvimento e da linguagem. Quando adultos, os portadores
 podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa que não possui a
 síndrome. Há indivíduos com Asperger que se tornam professores 
universitários. Alguns sintomas desta síndrome são:
· Interesses específicos ou preocupações com um tema, em detrimento de outras atividades;
· Peculiaridades na fala e na linguagem;
·
 Padrões de pensamento lógico/técnico extensivo (às vezes comparado com 
os traços de personalidade do personagem Spock de Jornada nas Estrelas);
· Comportamento socialmente e emocionalmente impróprio e problemas de interação interpessoal;
· Problemas com comunicação;
· Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados.
As
 características mais comuns e importantes podem ser divididas em várias
 categorias amplas: as dificuldades sociais, os interesses específicos e
 intensos, e peculiaridades na fala e na linguagem. A principal 
característica é a dificuldade com o convívio social. Os não-autistas 
são capazes de captar informação sobre os estados emocionais de outras 
pessoas pela expressão facial, linguagem corporal, humor e ironia. Já os
 portadores de Asperger não têm essa capacidade, o que é às vezes 
chamado de "cegueira emocional".
As 
pessoas com Asperger não têm a habilidade natural de enxergar a 
comunicação implícita da interação social, e podem não ter capacidade de
 expressar seu próprio estado emocional, resultando em observações e 
comentários que podem soar ofensivos apesar de bem-intencionados, ou na 
impossibilidade de identificar o que é socialmente "aceitável". As 
regras informais do convívio social que angustiam os portadores de 
Asperger são descritas como "o currículo oculto". Os Aspergers precisam 
aprender estas aptidões sociais intelectualmente de maneira clara, seca,
 lógica como matemática, em vez de intuitivamente por meio da interação 
emocional normal.
Este
 fenômeno também é considerado uma carência de teoria da mente. Sem 
isso, os indivíduos com Asperger não conseguem reconhecer nem entender 
os pensamentos e sentimentos dos demais. Desprovidos dessa informação 
intuitiva, não podem interpretar nem compreender os desejos ou intenções
 dos outros e, portanto, são incapazes de prever o que se pode esperar 
dos demais ou o que estes podem esperar deles. Isso geralmente leva a 
comportamentos impróprios e anti-sociais:
·
 Dificuldade em compreender as mensagens transmitidas por meio da 
linguagem corporal: Aspergers geralmente não olham nos olhos, e quando 
olham, não conseguem "ler" os olhos das outras pessoas.
·
 Interpretar as palavras sempre em sentido literal: Aspergers têm 
dificuldade em identificar o uso de coloquialismos, ironia, gírias, 
sarcasmo e metáforas.
· Ser 
considerado grosso, rude e ofensivo: propensos a comportamento 
egocêntrico, Aspergers não captam indiretas e sinais de alerta de que 
seu comportamento é inadequado à situação social.
·
 Honestidade e ludibrio: Aspergers são geralmente considerados “honestos
 demais”, “inocentes” ou “sem malícia” e têm dificuldade em enganar ou 
mentir, mesmo à custa de magoar alguém.
·
 Aperceber-se de erros sociais: à medida que os Aspergers amadurecem e 
se tornam cientes de sua "cegueira emocional", começam a temer cometer 
novos erros no comportamento social, e a autocrítica em relação a isso 
pode crescer a ponto de se tornar fobia.
·
 Paranóia: por causa da "cegueira emocional", pessoas com Asperger têm 
problemas para distinguir a diferença entre atitudes deliberadas ou 
casuais dos outros, o que por sua vez pode gerar uma paranóia.
·
 Lidar com conflitos: ser incapaz de entender outros pontos de vista 
pode levar a inflexibilidade e a uma incapacidade de negociar soluções 
de conflitos. Uma vez que o conflito se resolva, o remorso pode não ser 
evidente.
· Consciência de magoar os 
outros: uma falta de empatia em geral leva a comportamentos ofensivos ou
 insensíveis não-intencionais.
· 
Consolar os outros: como carecem de intuição sobre os sentimentos 
alheios, pessoas com Aspergers têm pouca compreensão sobre como consolar
 alguém ou fazê-los se sentirem melhor.
·
 Reconhecer sinais de enfado: a incapacidade de entender os interesses 
alheios pode levar Aspergers a serem incompreensivos ou desatentos. Na 
mão inversa, pessoas com Asperger geralmente não percebem quando o 
interlocutor está entediado ou desinteressado.
·
 Introspecção e autoconsciência: indivíduo com Asperger têm dificuldade 
de entender seus próprios sentimentos ou o seu impacto nos sentimentos 
alheios.
· Vestimenta e higiene 
pessoal: pessoas com Asperger tendem a ser menos afetadas pela pressão 
dos semelhantes do que outras. Como resultado, geralmente fazem tudo da 
maneira que acham mais confortável, sem se importar com a opinião 
alheia. Isto é válido principalmente em relação à forma de se vestir e 
aos cuidados com a própria aparência.
·
 Amor e rancor recíprocos: como Aspergers reagem mais pragmaticamente do
 que emocionalmente, suas expressões de afeto e rancor são em geral 
curtas e fracas.
· Compreensão de 
embaraço e passo em falso: apesar do fato de pessoas com Asperger terem 
compreensão intelectual de constrangimento e gafes, são incapazes de 
aplicar estes conceitos no nível emocional.
·
 Necessidade crítica: Aspergers sentem-se forçosamente compelidas a 
corrigir erros, mesmo quando são cometidos por pessoas em posição de 
autoridade, como um professor ou um chefe. Por isto, podem parecer 
imprudentemente ofensivos.
· 
Velocidade e qualidade do processamento das relações sociais: como 
respondem às interações sociais com a razão e não intuição, Aspergers 
tendem a processar informações de relacionamentos muito mais lentamente 
do que o normal, levando a pausas ou demoras desproporcionais e 
incômodas.
· Exaustão: quando um 
indivíduo com Asperger começa a entender o processo de abstração, 
precisa treinar um esforço deliberado e repetitivo para processar 
informações de outra maneira. Isto muito freqüentemente leva a exaustão 
mental.
Portadores
 da Síndrome de Asperger pode ter problemas em compreender as emoções 
alheias: as mensagens passadas pela expressão facial, olhares e gestual 
não surtem efeito. Eles também podem ter dificuldades em demonstrar 
empatia. Assim, Aspergers podem parecer egoístas, egocêntricos ou 
insensíveis. Na maioria dos casos, estas percepções são injustas porque 
os portadores da síndrome são neurologicamente incapazes de entender os 
estados emocionais das pessoas à sua volta. É evidente que pessoas com 
Asperger têm emoções! Mas a natureza concreta dos laços emocionais que 
venham a ter pode parecer curiosa ou até ser uma causa de preocupação 
para quem não compartilha da mesma perspectiva. O problema pode ser 
exacerbado pelas respostas daqueles neurotípicos (não-autistas) que 
interagem com portadores de Asperger. O aparente desapego emocional de 
um paciente Asperger pode confundir e aborrecer uma pessoa neurotípica, 
que por sua vez pode reagir ilógica e emocionalmente - reações que 
vários Aspergers especialmente não toleram. Isto pode gerar um círculo 
vicioso e às vezes desequilibram particularmente famílias de pessoas 
Aspergers.
Pessoas com Asperger 
tipicamente tem um modo de falar altamente "pedante", usando um registro
 formal muitas vezes impróprio para o contexto. Uma criança de cinco 
anos de idade com essa condição pode falar regularmente como se desse 
uma palestra universitária, especialmente quando discorrer sobre seus 
assuntos de interesse.
Crianças
 com Asperger podem demonstrar aptidão avançadas demais para sua idade 
em relação à fala, leitura, matemática, noções de espaço ou música, às 
vezes no nível de "superdotados", mas estes talentos são 
contrabalançados por retardamentos consideráveis no desenvolvimento de 
outras funções cognitivas.
A Síndrome 
de Asperger na criança pode se desenvolver como um nível de foco intenso
 e obsessivo em assuntos de interesse. Algumas vezes, os interesses são 
vitalícios; em outros casos, vão mudando a intervalos imprevisíveis. Em 
qualquer caso, são normalmente um ou dois interesses de cada vez. Ao 
perseguir estes interesses, portadores de Aspergers freqüentemente 
manifestam argumentação extremamente sofisticada, um foco quase 
obsessivo e uma memória impressionantemente boa para dados. Na escola, 
podem ser considerados inaptos ou superdotados altamente inteligentes, 
claramente capazes de superar seus colegas em seu campo do interesse, e 
ainda assim constantemente desmotivados para fazer deveres de casa 
comuns (às vezes até mesmo em suas próprias áreas de interesse).
Guia de Sobrevivência para Portadores da Síndrome de Asperger

Nenhum comentário:
Postar um comentário