José Salomão Schwartzman é neuropediatra. Formado na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, especializou-se em Neurologia Infantil no Hospital for Sick Children, em Londres, e é professor titular de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
CARACTERÍSTICAS DO AUTISMO – INTERAÇÃO PESSOAL
O que chama mais atenção na criança autista é a
dificuldade de interação pessoal. O desejo e a forma de interagir com o
outro são inatos na espécie humana. Aparentemente, um equipamento
biológico faz com que as pessoas despertem a curiosidade e o interesse
do bebê. Logo nas primeiras horas de vida, diante de outras figuras, ele
já demonstra preferência por um rosto. Esse elo, que falta ou está
profundamente perturbado no autista, determina uma característica que
vai acompanhá-lo a vida toda.
Embora autismo não tenha cura, o quadro se modifica à medida que o
indivíduo fica mais velho. Modifica-se, primeiro, em função de um
processo maturativo decorrente de suas experiências com o mundo: como se
relaciona com os outros, como é tratado e, talvez o mais importante, se
existe algum retardo mental associado.
Na verdade, 70% dos autistas apresentam algum grau de retardo mental,
o que caracteriza o quadro de forma um pouco diferente. O seguimento a
longo prazo desses indivíduos, enfocando especialmente as dificuldades
de interação social, mostra que, no autista não portador de retardo
mental ou, pelo menos, que não tem retardo mental pronunciado, embora a
dificuldade de relacionamento social persista por toda a vida, pode ser
atenuada.
Drauzio – Essa dificuldade de interação manifesta-se com os familiares ou só com as pessoas estranhas?
José Salomão Schwartzman – Manifesta-se com todo o
mundo. Como regra geral, a dificuldade de interação se dá com a mãe, o
pai, os irmãos e com todo o mundo exterior.
Drauzio – O grau de dificuldade é o mesmo com a mãe, por exemplo, e com as pessoas estranhas?
José Salomão Schwartzman – Não é. A relação
é um pouco mais próxima com as pessoas que lhe são familiares. As mães
contam, porém, especialmente quando já tiveram outros filhos, que desde o
começo aquele bebê aninhou-se de modo diferente em seu colo e não a
olhava nos olhos enquanto estava mamando.
AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA
Drauzio – Quais são as características do autismo na adolescência?
José Salomão Schwartzman - Na adolescência, as
manifestações do autismo dependem muito de como o indivíduo consegue
aprender as regras sociais. O autista de bom rendimento, portador de
síndrome de Asperger, por exemplo, embora tenha dificuldade de
interação, é capaz de aprender as coisas através do intelecto.
Tenho pacientes relativamente bem integrados socialmente. Outro dia,
conversando com um rapaz que acompanho faz tempo, perguntei-lhe se tinha
namorada. Ele me disse que já tinha tido três. Quis saber, então, como
fazia para relacionar-se com essas moças. “Olhe, Salomão, é muito
simples. Comprei um livro de auto-ajuda e agora conheço algumas regras
básicas de aproximação. Primeira regra: vista-se de acordo, isto é,
ponha roupas que combinem. Regra dois: dirija-se a um shopping center.
Ali, você anda pra lá e pra cá e, se vir uma menina bonita, chegue perto
e peça o telefone. Se ela der o número, anote para não esquecer e vá
embora. Regra três: na deixe de telefonar-lhe nas próximas 24 horas.
Caso contrário, ela poderá não se lembrar mais de você.”
Drauzio – Ele elaborou um verdadeiro manual de instruções…
José Salomão Schwartzman – O mesmo ele fez, quando
foi convidado para receber um prêmio num jantar de cerimônia. Comprou um
livro de etiqueta, decorou todo o ritual a ser seguido e talvez o
conheça melhor do que qualquer um de nós. Indivíduos com esse espectro
do autismo costumam dar-se muito bem na vida.
Drauzio – Há possibilidade de um autista apaixonar-se?
José Salomão Schwatzman – Não no sentido que você se
apaixonaria. Numa entrevista, o neurologista Oliver Sachs perguntou a
Temple Grandin, uma autista americana famosa, considerada a maior
autoridade viva em biologia animal, que ganha fortunas fazendo plantas
de abate animal a fim de que não sofram na hora da morte (o que deixa
sua carne melhor) se ela já havia namorado e sabia o que era a paixão.
Ela lhe respondeu simplesmente: “Olhe, Oliver, sou autista”.
Autistas não fazem ideia do que seja a paixão, mas são capazes de
estabelecer relações duradouras. Tenho alguns pacientes, casados, com
filhos – alguns normais, outros não – que estabelecem relacionamentos
sociais bem construídos e são independentes.
Drauzio – Com esse distúrbio grave de afeto, como eles conseguem estabelecer uma relação satisfatória com o parceiro?
José Salomão Scwartzman – É aquela velha
história. Se a panela encontrar a tampa certa… Quer dizer, se o autista
encontrar uma parceira que aceite esse tipo de relação, eventualmente
uma mulher que também tenha dificuldades afetivas, a relação se mantém.
Se me perguntassem quantos, eu diria que cerca de 5% dos autistas
conseguem estabelecer uma relação afetiva bastante satisfatória.
Drauzio – Uma minoria, portanto.
José Salomão Schwartzman – Eles constituem a
exceção, da mesma forma que constitui exceção o autista que se torna
independente, capaz de levar vida normal e de sustentar-se. Apesar de
existirem vários casos, lamentavelmente constituem a minoria.
DIFERENCIAÇÃO
Drauzio – Há autistas típicos, que ficam isolados, fazendo
gestos repetitivos e estereotipados. E há autistas em que o distúrbio é
discreto, quase imperceptível. No convívio diário, é possível perceber
que essas pessoas menos afetadas também são autistas?
José Salomão Schwartzman – Depende do grau de
familiaridade que a pessoa tenha com o autismo. Talvez, não reconheça o
transtorno, mas seguramente irá perceber que existe algo de estranho,
pois mesmo o autista de alto rendimento, aquele que consegue levar vida
relativamente independente, traz marcas da condição que o acompanhará
por toda a vida. Talvez, a mais presente seja a dificuldade de interação
com o outro.
Na verdade, a marca registrada do autista, mesmo do muito
inteligente, é a grande dificuldade do contato olho a olho. É óbvio que
essa característica também é encontrada em indivíduos tímidos, mas não
no mesmo grau. No autista, ela fica evidente na relação interpessoal,
uma vez que ele é socialmente mais recatado, mais isolado.
RITUAIS
Drauzio – O autista de bom rendimento pode apresentar características de genialidade?
José Salomão Schwartzman - Costumo dizer
que a diferenciação entre o autista de bom rendimento e o gênio é muito
pouco precisa. Não pretendo fazer um diagnóstico à distância, mas há
alguns exemplos que vale a pena mencionar. Provavelmente, Mozart tinha
um distúrbio de desenvolvimento que é típico dos portadores da síndrome
de Asperger. Ele compôs a primeira obra importante aos cinco anos, o que
é maravilhoso, mas não é normal. Além disso, tinha enormes dificuldades
de relacionamento. Seu casamento foi um desastre e seu comportamento
era absolutamente inadequado. Se analisarmos a vida de Santos Dumont,
veremos que era um indivíduo isolado, com pouquíssimo relacionamento
social e, como a maioria dos autistas, vestia sempre o mesmo tipo de
roupa. Aliás, os autistas costumam manter a rotina de forma
absolutamente rígida. Conheço alguns que usam a mesma calça jeans
durante cinco anos.
Drauzio – Existe alguma explicação para isso?
José Salomão Schwartzman – Não sei se é
verdadeira, mas a explicação é que os rituais dos autistas existem para
dar-lhes a certeza de que o mundo não muda. Toda a mudança – mudar de
roupa, mudar de casa, mudar de escola – é um problema muito sério para
eles. Às vezes, uma criança autista quebra uma porção de coisas em casa
aparentemente sem razão. Quando se vai investigar, descobre-se que agiu
assim ao dar-se conta de que um objeto qualquer não estava no lugar de
costume.
É preciso entender que o cérebro dos autistas funciona de um modo completamente diferente.
Tenho um menino de seis anos que aprendeu a ler sozinho e gosta muito
de esporte. Todos os dias, vai com o pai até a banca para comprar
jornais. Ao chegar em casa, separa as folhas de esporte, põe uma em cima
da outra e arquiva-as. Se alguém lhe perguntar sobre um jogo de futebol
realizado anos antes, vai até o arquivo, separa a reportagem e mostra-a
para o interessado.
Na verdade, parece que os autistas têm a tendência para querer que o
mundo fique sempre igual. Talvez isso explique por que as crianças
repitam tanto alguns comportamentos. Por exemplo, durante dois anos
inteiros veem o vídeo da Branca de Neve. É só o da Branca de Neve.
Depois passam para o do Nemo e não querem mudar. Às vezes, essa
característica também se manifesta na alimentação. Existem autistas que
só comem um tipo de comida durante anos. Só sorvete, só arroz de
determinada marca. O interessante é que se a mãe muda de marca, embora a
qualidade seja a mesma, eles olham para o prato e percebem a diferença.
CIRCUITARIA CEREBRAL
Drauzio – Há muita especulação sobre as alterações na
circuitaria cerebral dos autistas. O que acontece no cérebro de uma
criança que a faz comer arroz de uma determinada marca todos os dias?
José Salomão Schwartzman – Não chegamos ainda a esse
nível de detalhamento, mas parece que ocorre um defeito nos mecanismos
que controlam a morte dos neurônios. Ou seja, todos nascemos com mais
neurônios do que vamos utilizar durante a vida. No entanto, entre dois e
quatro anos, 50% deles são eliminados, porque para o sistema nervoso
não têm mais serventia.
A maioria das crianças autistas possui o perímetro encefálico maior
do que as crianças normais, diferença que desaparece depois dos quatro,
cinco anos. Isso sugere que no período em que deveria ter ocorrido a
poda neuronal, algum defeito em seu mecanismo prejudicou o processo.
Por essa razão talvez algumas estruturas do sistema nervoso do
autista têm tamanho diferente. Já se falou muito no cerebelo, mas agora a
suspeita recai sobre uma estrutura chamada amígdala, que faz parte do
sistema límbico e é maior nos indivíduos autistas.
Drauzio – A amígdala é uma estrutura está envolvida no processamento das emoções…
José Salomão Schwartzman – Fundamentalmente
envolvida e tem muito a ver com a memória social. No Mackenzie, o
professor Marcos Mercadante, que trabalha com modelos animais, está
fazendo uma experiência com ratos, mostrando que, se provocarmos uma
lesão em determinada parte da amígdala, eles perdem a memória social.
Claro que os ratos não se tornam autistas, mas passam a manifestar
sintomas característicos do transtorno. Existem também evidências de
que, com o passar do tempo, há uma redução no cérebro dos autistas
provocada por defeito na circuitaria e não por defeito anatômico.
Drauzio – O problema está, então, em como os neurônios estabelecem sinapses uns com os outros.
José Salomão Schwartzman – Exatamente, está
na maneira como eles se comunicam. Nesse sentido é que cabe discutir o
tratamento medicamentoso, para modificar a ação dos neurotransmissores.
TRATAMENTO
Drauzio – Quando deve ser indicado o tratamento medicamentoso para o autismo?
José Salomão Schwatzman – Autismo é uma condição
crônica que não tem cura. Entretanto, quem tem um filho autista corre
atrás de qualquer tipo de recurso para tratamento.
Minha conduta é que o autista não necessita obrigatoriamente de
medicação. No entanto, embora não exista remédio específico para
autismo, existem alguns que ajudam a controlar certos sintomas-alvo,
como agressividade, hiperatividade, etc. Por exemplo, os neurolépticos,
drogas antipsicóticas usadas também na esquizofrenia, são indicados para
autistas com distúrbios de comportamento que os impeçam de freqüentar
escolas ou morar com a família. São remédios que não devem ser usados
por prazos longos, isto é, que só devem ser usados enquanto
absolutamente necessários.
Uma exceção à regra é a vitamina B6, apesar de não haver evidências
científicas a respeito. As primeiras tentativas foram feitas por Bernard
Rimland, psicólogo americano que tem um filho autista e defende que
doses elevadas dessa vitamina funcionam como precursor de
neurotransmissores. A experiência tem mostrado que alguns autistas, os
portadores da síndrome de Asperger inclusive, respondem bem ao uso da
vitamina B6. Isso não significa que os pais devam dá-la por conta
própria aos filhos autistas, porque as doses utilizadas podem determinar
efeitos colaterais que são conhecidos e podem ser controlados por um
médico.
É importante mencionar também que a vitamina B6 pode prevenir o
aparecimento ou, pelo menos minimizar a depressão que frequentemente
acomete o autista adolescente. Aliás, é bom que se diga que autista de
bom rendimento tem predisposição para a depressão. Não se sabe se a
causa é endógena ou se é decorrente do fato de o indivíduo ser
inteligente e, portanto, capaz de perceber suas dificuldades e
limitações.
COMORBIDADE
Drauzio – Na fase da adolescência, quais são os mais comuns distúrbios psiquiátricos associados ao espectro autista?
José Salomão Schwartzman – Depressão é um dos
distúrbios mais frequentes, mas existem associações com a síndrome de
Tourette, com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e o transtorno de
ansiedade. É preciso estar atento para as comorbidades, nome que se dá
para a ocorrência de mais de uma condição ao mesmo tempo, porque
necessitam de tratamento específico.
E mais: de 17% a 20% dos autistas são acometidos também por
epilepsia, um índice muito alto, especialmente se comparado com o da
população normal que é de 0,5% a 1%. Essa doença pode manifestar-se em
qualquer idade e exige atenção, principalmente porque não se exterioriza
sob a forma tradicional de uma convulsão típica, mas pode provocar
crises psicomotoras marcadas por episódios de ausência ou por uma série
de movimentos automáticos. Esses sintomas num indivíduo que já apresenta
alguns distúrbios de comportamento, às vezes, são muito difíceis de
serem notados.
ORIENTAÇÃO AOS PAIS
Drauzio – Como os pais devem comportar-se, quando o autista
chega à adolescência? Existe alguma possibilidade de diálogo, de
entendimento racional?
José Salomão Schwartzman – Com o autista
inteligente, portador da síndrome de Asperger, existe. Esses indivíduos
são sensíveis a terapias verbais. Todavia, elas não podem ser
consideradas a única forma de tratamento, como era no início, quando se
achava que a causa do autismo era uma relação inadequada entre a mãe e o
filho.
Portanto, um caso de Asperger verbal em que haja alguma vida interior
pode beneficiar-se com essas formas de terapia, desde que o terapeuta
conheça bem o tipo de dificuldade de compreensão do autista. Se souber, é
provável que a comunicação se estabeleça.
Essa regra vale também para a família. Por isso, os pais precisam
receber todas as informações a respeito do filho e das dificuldades de
compreensão que tem. Se não for assim, como lidar com o filho de 18 anos
que não entende metáforas e se esconde debaixo da mesa quando o pai
olha o céu e diz que vai chover canivete?
Tenho um menino de 8 anos que pôs fogo no porão da casa. Quando viu a
fumaça, saiu correndo, mas cruzou com o pai que lhe falou: “Muito bem,
veja só o que você fez”. Passada a confusão, o menino perguntou-lhe se
havia gostado do que tinha feito. O pai disse que não, pois ele poderia
ter acabado com a casa. “Por que você falou muito bem, então?”, indagou
o garoto. O pai que estava bem a par da dificuldade do filho
explicou-lhe que, em português, a expressão “muito bem” pode significar
tanto “muito bem”, quanto “muito mal”.
Meses mais tarde, esse garoto foi ao consultório e eu lhe pedi que
fizesse um desenho. Era a época do desastre de 11 de setembro, e ele
desenhou as duas torres e os aviões. Quando me mostrou o que havia
feito, eu disse “Muito bem, João”. Ao ouvir essas palavras, ele se
levantou, pôs as mãos na cintura e quis saber à qual muito bem eu estava
me referindo. Sua pergunta mostra que ele sabe que a expressão admite
mais de um sentido, mas não a contextualiza.
Dá para imagine a confusão que se estabelece com os pais, com o
professor quando uma pessoa inteligente reage dessa maneira e eles não
estão suficientemente informados sobre a forma de agir nessas situações?
Os pais precisam saber também que, se o filho só demonstra interesse
por dinossauros, não é conveniente oferecer-lhe tudo o que existe a
respeito do assunto para não reforçar uma condição que é, acima de tudo,
patológica.
Frequentemente pais de autistas necessitam de aconselhamento
psicológico, não porque sejam causadores do problema, mas porque
precisam aprender como lidar melhor com o filho, e a escola também deve
ser instruída sobre o modo de proceder com esses alunos.
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