Área de Atividade: PERCEPÇÃO e PROPRIOCEPÇÃO

Indicado para a Reabilitação

A sensibilização e estimulação dos sentidos são experiências muito importantes para o nosso neurológico e para a preservação dessas funções.
Essas atividades também são fundamentais nas condições de reabilitação física, motora e/ou cognitiva.
Os bebês vão aprimorando suas percepções, inicialmente imaturas, através da exploração sensorial do ambiente e  a integração dos estímulos.
Da mesma forma, na idade adulta, buscamos sensações que nos permitam prazer e descobertas.
Em algumas circunstâncias adversas, como uma internação hospitalar, nos prive dessas experiências, podemos desenvolver patologias ou atrasos no desenvolvimento (no caso de bebês) ou diminuição de acuidade, quando em fases tardias.

Vamos lembrar:
Brinquedos ou atividades que estimulem as percepções e os sentidos são interessante à todas as faixas etárias, inclusive àquelas  pessoas que apresentam necessidades especiais, com objetivo de estimulação, ou  às pessoas maduras, com objetivo de retardar o declínio dos mesmos.

Na estimulação sensorial é interessante itens para:
* TATO – Experiências com diferentes texturas, consistências e contato: 
  • Os grudes de maisena cozida, coloridos com gelatinas, nos permitem modificar a consistência, e assim, estimular diferentes sensações táteis na criança. Água, terra, areia e  argila são substâncias que causam muito estímulo em adultos e crianças e permitem várias combinações.
  • Lixas, tecidos, grãos, isopor, plástico, cerdas de escovas, e outras superfícies lisas, crespas, ásperas e macias são utilizadas, inclusive com variação de temperaturas.
  • Toques e contatos corporais variados nos sensibilizam muito, podendo promover relaxamento.
  • Brinquedos de acionamento fácil e efeito intenso são interessantes.
* VISÃO – Experiências com diferentes intensidades de luzes, cores, contrastantes, detalhes:
  • Cores exercem grande impacto perceptivo, tanto pela  nuance quanto pela sensação agradável que produzem ao serem manuseadas. Podemos oferecer uma cor de cada vez, iniciando pelas primárias (amarelo, azul e vermelho) e permitir que, através das misturas, sejam criadas novas cores e tonalidades.
  • Contrastes, em especial branco e preto ou amarelo e preto, oferecem estímulos ricos e são interessantes, inclusive, para pessoas com deficiências sensoriais: visão sub normal ou déficits neurológicos;
  • Variações de luminosidade e reflexos, também promovem grande estímulo e igualmente atendem às deficiências. Podemos criar efeitos com lanternas, papéis laminados, 3D ou outros recursos.
  • Brinquedos com luzes e cores são interessantes.

* AUDIÇÃO – Discriminação, variação de volumes, efeitos, repertórios, intensidades, etc:
  • Alimentamos a percepção auditiva com sons variados, não apenas músicas, mas ruídos e tons diversos.
  • Existem repertórios de estímulos auditivos, usados em musicoterapia, compostos de sons de mar, cachoeira, mantras, etc.
  • Podemos utilizar brinquedos com efeitos sonoros variados (animais, meios de transportes, etc), resposta por comando de voz, etc).
  • Essas apresentações podem ser acompanhadas por jogos, brincadeiras, danças, percussão corporal, etc.

* OLFATO – odores, perfumes, etc.

* PALADAR – experiências orais e com sabores.

Composto de:
  • Percepção visual
  • Audição e linguagem
  • Alinhavos de iniciação
  • Coleção frutinhas – 01 sabor
  • Coleção míni pedacinhos – 01 item
  • Centopeia musical
  • Meu celular
  • Bibi fon fon
  • Táxi maluco
  • Cubo ativo
  • Caixa tátil
  • Cubo de encaixe
  • Jogo avalanche
  • Jogo lança fruta
  • Crec crec sopinha
  • Brinque pizza
  • Feirinha legal
  • Crec crec festinha de aniversário
  • Crec crec salada de fruta
  • Xadrez adaptado
  • Damas adaptado
  • Avental da comunicação
  • Cubo avd espuma
  • Dado de espuma com guizo
  • Dominó e.v.a. baixa visão
  • Tapete de atividades

OBSERVAÇÃO:

Podemos engrossar cabos de brinquedos, lápis, pincéis e demais objetos, para facilitar o manuseio (podemos usar fitas adesivas ou engrossadores específicos);
Da mesma forma, podemos criar contrastes com fitas auto colantes coloridas, em brinquedos, para melhorar a percepção visual. Para favorecer a percepção tátil usamos texturas variadas (lixas, cortiça, etc) que podem ser coladas nas  superfíces de alguns brinquedos. As pistas auditivas podem ser facilitadas colocando guizos em brinquedos básicos como bolinhas e demais brinquedos de tecido.
Enfim, podemos encontrar muitas opções para ajustar o brinquedo à necessidade perceptiva da criança. Com sensibilidade e atenção descobriremos juntos as melhores interações!