quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dica de desenho animado: "Doki Descobre"

Os meus filhos adoram porque prestam atenção na TV, quem se interessar estou postando um vídeo e abaixo olink no qual poderam achar mais, ai é só baixar no PC:




Para mais vídeos, acesse: 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

'Professores precisam parar com desculpas', diz brasileiro que concorre a prêmio de melhor docente dos EUA - Educação - Notícia - VEJA.com

'Professores precisam parar com desculpas', diz brasileiro que concorre a prêmio de melhor docente dos EUA - Educação - Notícia - VEJA.com

À frente de turmas que misturam crianças com autismo, adotivas e imigrantes, ele afirma que, a despeito das condições adversas, missão do educador segue sendo a de desenvolver o potencial máximo dos alunos

Lecticia Maggi
Alexandre Lopes com uma de suas alunas da turma de educação inclusiva da escola Carol City Elementary
Alexandre Lopes com uma de suas alunas da turma de educação inclusiva da escola Carol City Elementary - Carla Guarilha
Em abril, o brasileiro Alexandre Lopes, de 44 anos, pode receber um aperto de mão do presidente Barack Obama. Ele é um dos quatro finalistas de um tradicional prêmio americano que desde 1952 aponta o melhor professor do ano no país. A premiação acontece na Casa Branca. Formado em produção editorial, Lopes deixou o Brasil em 1995. Nos Estados Unidos, trabalhou como comissário de bordo antes de se tornar professor do ensino infantil. Desde 2005, leciona em uma escola pública de Miami, na Flórida. Na unidade, é o primeiro especialista em educação inclusiva, método que prevê a integração de todos os estudantes a estabelecimentos regulares de ensino, a despeito de limitações físicas, intelectuais ou sociais. Lopes cuida de 25 alunos com idades entre 3 e 5 anos de idade, sendo que um terço deles tem autismo, distúrbio que afeta a capacidade de comunicação. Seu desafio é oferecer conhecimento a todas as crianças, considerando dificuldades e possibilidades de cada uma. "Meu dever como professor é fazer com que meu aluno chegue mais próximo de seu potencial máximo, seja ele qual for." Para cumprir a tarefa, o professor não descansa. Se quer apresentar dinossauros aos pequenos, leva bonecos dos bichos pré-históricos à sala de aula; se o desafio é explicar o significado da palavra "áspero", apresenta uma lixa. A fama de bom mestre se espalhou. No início do ano passado, o brasileiro foi escolhido pelos colegas o melhor professor da escola e, meses depois, o melhor docente da Flórida. Agora, ele tenta conquistar a América com o prêmio concedido pelo CCSSO, organização que reúne secretários estaduais de educação dos Estados Unidos. Na entrevista a seguir, Lopes conta como fez da profissão um exercício de dedicação, que inclui a investigação do potencial de cada criança e o desenvolvimento de estratégias quase personalizadas para driblar obstáculos. "Meu lema é: aquele que traz menos é sempre o que recebe mais", diz. "Situações adversas não podem servir de desculpa."

Reflexões sobre os TID e a escola inclusiva




sábado, 26 de janeiro de 2013

Sintomas de autismo desaparecem em algumas crianças quando crescem

Sintomas de autismo desaparecem em algumas crianças quando crescem

Algumas crianças com diagnóstico de autismo quando pequenas vêem desaparecer completamente os seus sintomas quando crescem, segundo um estudo realizado nos EUA.

«Embora o autismo geralmente persista durante toda a vida, esta descoberta permite pensar que esta síndrome poderia experimentar evoluções muito diversas», afirmou Thomas Insel, director do Instituto Americano de Saúde Mental (NIMH, na sigla em inglês), que financiou os trabalhos.
A pesquisa foi realizada pela doutora Deborah Fein, da Universidade de Connecticut, com 34 jovens de 18 a 21 anos, que tinham sido diagnosticados com autismo e que, com o passar do tempo, tinham uma vida completamente normal.
Estes jovens deixaram de apresentar problemas de expressão, comunicação, reconhecimento de rostos ou socialização, sintomas característicos do autismo.
A pesquisa, publicada na revista Child Psychology and Psychiatry,  concentrou-se em descobrir se o primeiro diagnóstico de autismo era suficientemente excato e se os sintomas efectivamente tinham desaparecido. A resposta foi afirmativa nos dois casos, destacou o doutor Insel.
Os resultados deste estudo levam a crer que as dificuldades de socialização destas crianças eram mais brandas, embora tenham sofrido problemas de comunicação e movimentos repetitivos tão severos quanto os demais autistas.
Para a avaliação mental destes 34 indivíduos estudados, os pesquisadores usaram testes cognitivos e de observação comum, bem como questionários enviados aos pais.
Para participar do estudo, os jovens tinham que estar em cursos regulares na escola ou na universidade e não beneficiar de nenhum serviço especial para autistas.
No entanto, a pesquisa não conseguiu determinar a proporção de crianças diagnosticadas com autismo que, no futuro, terão visto os sintomas desaparecerem com o tempo.
«Todas as crianças autistas são capazes de progredir com as terapias intensivas. Mas no estado actual dos nossos conhecimentos, a maioria não chega a fazer os sintomas desaparecer», disse Fein, que espera que novas pesquisas ajudem a entender melhor os mecanismos desta doença.

Kit de primeiro socorros para Autista

Como pais de crianças com autismo, temos a pressão adicional de ajudá-los a se sentir seguro e manter como rotina muito e ordem possível, durante um momento de grande caos. Além de seu jogo de 72 horas em geral, considere ter esses itens na mão em um saco de agarrar-n-go especial para seus filhos.
Encontre uma bolsa que pode ser usado como uma mochila ou enrolado atrás de você para que você esteja preparado para qualquer situação. Você deve tentar embalar uma combinação de itens favoritos do seu filho e as coisas novas que nunca viram - como itens da loja do dólar. Meus filhos adoram abrir coisas novas, mesmo o mais ínfimo bugiganga ou gadget. Nova mantém ocupados, e calma = ocupado!Aqui estão os itens complementares encontrados no kit do meu filho de 72 horas:
Toalhetes flushable - ele tem sérios "potty" questões, não podemos ainda usar papel higiênico padrão para as funções de banho. Nós estaríamos em apuros sem eles.
Alimentos especiais / lanches - se a criança está em uma dieta especial ou tem sensibilidades alimentares, considerar a embalagem naturais, livres de corantes, glúten, lanches e alimentos. Eu sei que é difícil ficar natural quando você está embalando alimentos processados ​​que precisa para se manter por seis meses em um momento, mas há definitivamente maneiras de escolher "o mal menor".
Medicamentos ou suplementos - temos uma garrafa extra lotado de Juice Plus +, enzimas digestivas e probióticos que não precisam de refrigeração.
Auscultadores / tampões para os ouvidos barulhos cotidianos - ainda são muito para o filho, imagine o caos das sirenes, pessoal de emergência, ou multidões de pessoas zanzando ou freneticamente tentando alcançar a segurança. Ruído de bloqueio de fones de ouvido são um salva-vidas para nós.
Música clássica ou favorito - se o seu filho gosta de música, um iPod ou um discman com música clássica ou músicas favoritas do seu filho pode ter um enorme efeito calmante. Temos uma cópia da Wow Wow Wubbzy além de Tchaikovsky.
Duplicata de seu item anexo, se possível - Eu sempre manter os itens de Super Mario Brothers (eu me lembro quando era Thomas!) Em sua bolsa para o conforto. Acredite em mim, que já teve dois de muitos de seus itens favoritos de Mario!
Inquietações / tubos em borracha - mantendo suas mãos e boca ocupada é outra chave para sentir-se seguro e calmo. Adoro essas bolas de stress squishy da loja do dólar, especialmente os que até a luz! Tubos em borracha ou Chewelry mantê-lo mastigar, não deixando escapar estimulantes verbais, que pode enviar a mensagem errada para os trabalhadores de emergência (os seus gritos são realmente alto e soa como alguém está sendo brutalmente feridos).
Cartões / puzzles / livros - chutá-lo da velha escola e pensar de itens que mantiveram ocupado crescendo! Você sabe, antes de haver XLs DSi, iPhones, aplicativos, tablets ... J
Eletrônicos portáteis operados bateria - se a eletrônica são uma obrigação (do tipo que não necessitam de um carregador) armazenar a droga, muitas vezes vai vender pequenos jogos portáteis como Tetris, Poker, ou futebol. Claro, os gráficos são muito ruins em comparação com incrível tecnologia de hoje, mas nesta situação os seus filhos vão gratidão levá-los!
Camisa ou uma camisola com capuz - para meu filho, ele às vezes precisa bloquear o mundo, a fim de auto-calma. Se você não tem acesso a uma tenda sensorial (isso não seria agradável em um desastre!), Então a próxima melhor coisa está puxando um capuz sobre o rosto e bloqueando o mundo um pouco.
Itens para empilhar / contar / organizar - isso sempre salvou o nosso bacon quando eu costumava se aventurar a locais públicos, como restaurantes. O empilhamento das geléias ou contar os pacotes de açúcar que me comprar pelo menos 10 minutos de mim não ter que persegui-lo por perto!
Fotos de membros da família -, caso haja qualquer chance você está separado de seu filho, cada membro da família ter fotos de família pode ser a maneira mais rápida de se reunir.
Segurança de cartão de autismo - é ideal para deixar a equipe de emergência saber tanto sobre o seu filho quanto possível - especialmente quando se trata de autismo. É o seu filho verbal? Como eles comunicar melhor? Existem outros problemas médicos? Quais os medicamentos / suplementos são eles em? Alergias? Comportamentos típicos? Medos?

Texto original:

As parents of children with Autism, we have the added pressure of helping them feel safe and maintain as much routine and order as possible during a time of great chaos. In addition to your general 72-hour kit, consider having these items on hand in a special grab-n-go bag for your children.

Find a bag that can be worn as a backpack or rolled behind you so you are prepared for any situation. You should try to pack a combination of your child’s favorite items and new things they’ve never seen – such as items from the Dollar Store. My children love opening new things, even the tiniest trinket or gadget. New keeps them busy, and busy = calm!
Here are supplemental items found in my son’s 72-hour kit:

Flushable wipes – he has serious “potty” issues, we cannot yet use standard toilet paper for bathroom functions. We would be in big trouble without these.

Special foods/snacks – if your child is on a special diet or has food sensitivities, consider packing natural, dye-free, gluten free snacks and foods. I know it’s hard to stay natural when you’re packing processed foods that need to keep for six months at a time, but there are definitely ways to choose “the lesser evil”.

Medications or supplements – we have an extra bottle packed of Juice Plus+, digestive enzymes, and probiotics that don’t need refrigeration.

Headphones/ear plugs – everyday noises are still too much for son; imagine the chaos of sirens, emergency personnel, or crowds of people milling about or frantically trying to reach safety. Noise-blocking headphones are a lifesaver for us.

Classical or favorite music – if your child enjoys music, an iPod or discman with classical music or your child’s favorite songs can have a tremendous calming effect. We have a copy of Wow Wow Wubbzy in addition to Tchaikovsky.

Duplicate of their attachment item if possible – I always keep items from Super Mario Brothers (I remember when it was Thomas!) in his bag for comfort. Believe me, we already had two of many of his favorite Mario items!

Fidgets/chewy tubes – keeping his hands and mouth busy is another key to feeling safe and calm. I love those squishy stress balls from the Dollar Store, especially the ones that light up! Chewy tubes or Chewelry keep him chewing, not blurting out verbal stims, which might send the wrong message to emergency workers (his screams are really loud and sound like someone is getting brutally injured).

Cards/puzzles/books – kick it old school and think of items that kept you busy growing up! You know, before there were DSi XLs, iPhones, apps, tablets… J

Handheld battery operated electronics – if electronics are a must (the kind that don’t require a charger) the drug store often will sell little handheld games like Tetris, Poker, or Soccer. Sure, the graphics are pretty bad compared to today’s amazing technology, but in this situation your kids will gratefully take ‘em!

Hooded shirt or sweatshirt – for my son, he sometimes needs to block the world out in order to self-calm. If you don’t have access to a sensory tent (wouldn’t that be nice in a disaster!) then the next best thing is pulling a hood over your face and blocking out the world for a bit.

Items to stack/count/organize – this has always saved our bacon when I used to venture out to public places like restaurants. Stacking the jellies or counting the sugar packets would buy me at least 10 minutes of me not having to chase him around!

Photos of family members – in case there is any chance you are separated from your child, each family member having family photos may be the quickest way to reunite.

Autism safety card – it is ideal to let emergency responders know as much about your child as possible – especially when it comes to Autism. Is your child verbal? How do they best communicate? Are there any other medical issues? What medications/supplements are they on? Allergies? Typical behaviors? Fears? 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Uma menina estranha e seu sintoma - A strange girl and her symptom


 




Marcus André Vieira
Médico/Psiquiatra, Psicanalista – Membro da AMP-EBP,
Doutor em psicanálise na Universidade de Paris VIII,
Professor da PUC-RJ - departamento de psicologia.
E-mail: mav@litura.com.br
Site: www.litura.com.br
 
 
 

Resumo:
Apresenta-se o livro de Temple Grandin e dele são examinadas algumas teses especificamente relacionadas à estabilização obtida pela autora com base em um uso peculiar do brete (máquina para imobilização de gado). O artigo aproxima, a seguir, este uso da teorização lacaniana do "sinthoma", com base comentário de J. A. Miller deste conceito e de suas relações com o que a cultura denomina "invenção".

Palavras-chave: Estabilização; Sinthoma; Invenção.

Abstract:
It presents the book by Temple Grandin and his theses are examined specifically related to the stabilization obtained by the author based on a peculiar use of the chute (machine for immobilization of cattle). This article draws together, then this use of the Lacanian theory of the "sinthome", based on review of J. A. Miller of this concept and its relations with what the culture calls "invention."

Keywords: Stabilization; Sinthome; Invention.

 
  Uma menina estranha1
Temple Grandin é uma autista famosa. Sua história já deu origem a um filme, com Claire Danes como Temple e, entre nós, a uma peça de teatro, de Malu Galli, com Mariana Lima como protagonista. Nossos comentários se apoiarão, apesar disso, nos vídeos do You Tube, em que a vemos utilizar sua célebre "máquina do abraço" e dando entrevistas, mas, sobretudo em seu livro: Uma menina estranha: autobiografia de um autista (Grandin, 2002).2

É um extenso relato autobiográfico, talvez único pelo valor de testemunho que possui, pois é difícil encontrar um autista que deu certo e que ao mesmo tempo continua autista com todas suas estranhezas. Entre muitas experiências bizarras, ela tem no mais íntimo a experiência do corpo despedaçado. Para ela era impossível, por exemplo, passar pelas portas do shopping pela certeza de que ali, atravessando o blindex, era ela que ia se estilhaçar. Uma estranha identificação com um boi na situação de aprisionamento de uma máquina que impede seus movimentos antes do abate permitirá a Grandin criar uma solução que tanto a apazigua quanto lhe dá um lugar no Outro. Ela primeiro utilizará essa máquina em si mesmo,
mas a seguir passa a desenvolver outras máquinas que humanizem a morte do animal, reduzindo as toxinas liberadas e tornando a carne mais e mais saborosa, o que lhe faz ganhar dinheiro e reconhecimento por sua invenção.

Assumiremos, por definição, que se trata de uma invenção no sentido corrente do termo, de montagem criadora, mas também no sentido que lhe dá J. A. Miller, de reconfiguração de si utilizando materiais subjetivos pré-existentes (Miller, 2003).
Proporemos, finamente, que a solução encontrada por ela pode ser aproximada do que Lacan, a partir de James Joyce, definiu como sinthoma.

1 Este texto é a versão editada do quinto encontro do Seminário  "Invenções", realizado na Escola Brasileira de Psicanálise, seção Rio, em 26 de outubro de 2008. Agradeço a Leandro Reis pela transcrição e pesquisa inicial de referências, assim como aos participantes do seminário, em especial a Cristina Frederico por ter trazido Temple Grandin à nossa consideração.

2 Todas as referências a este livro ao longo do texto são seguidas do número de página entre parênteses.
O livro conta a história de uma vida e, ao mesmo tempo, da invenção que a
estabilizou. Ele também busca reunir tudo que demonstre o quanto os autistas também são "gente", apoiando-se em dados variados, clínicos, científicos, neurológicos etc. Ela usa tudo que lhe cai nas mãos para sustentar que o autista, assim como tantas minorias em nossos dias, do down, ao transexual e - porque não? - os sadomasoquistas e as mulheres que amam demais, não são anomalias da natureza, mas apenas "especiais". Eles devem viver em sociedade com direito a seu quinhão de respeito, pois podem vir a pagar suas contas como os outros, merecendo fazer parte dessa galáxia de minorias que compõem nosso mundo de hoje,
em que todos tem direito à sua diferença desde que se comportem direitinho.

Estamos, claro, de acordo, mas vamos pular estes desenvolvimentos. São muito  tendenciosos. Nem vamos tampouco discutir a questão diagnóstica ou a validade das variadas teorias sobre o autismo. Não é preciso entrar em questões do tipo: é uma síndrome de Asperger ou é autismo grave? Fiquemos com a ideia geral do autismo como quadro clínico bem conhecido usualmente acompanhado de grave comprometimento social. As relações
entre autismo e psicose também não serão, aqui, desenvolvidas. Não tenho experiência nem conhecimento para isso. Nossa premissa com relação ao autismo será aquela levada a sério na comunidade denominada Campo Freudiano, a de que o autismo é um trabalho subjetivo e não apenas deterioração ou déficit.3 Bastará utilizar com Temple o tipo de raciocínio clínico que empregamos com os psicóticos: o de que este trabalho passa por criar uma solução artesanal para conexão com o mundo, que chamaremos de sinthoma, porque a solução industrial, que definimos com Lacan como Nome do Pai, não está disponível (Miller, 1998).

Quanto à teorização do Nome do Pai como solução industrial e a do psicótico como artesanal, remeto vocês ao curso "Lições da psicose" do ano passado em que retomamos parte do enorme trabalho do Campo Freudiano neste sentido e que parte dos desenvolvimentos de J. A. Miller em seu Curso da Orientação Lacaniana, especialmente com relação ao que batizou "Último ensino de Lacan" (Miller, 2003b). Nele, generaliza-se a ideia de que estes trabalhos artesanais de conexão com o social são soluções sinthomáticas mais ou menos eficazes ou duradoras, elaboradas pelos sujeitos. Com elas estrutura-se uma vida, que deve sempre ao mesmo tempo ser única e coletiva - lugar de um gozo singular e ao mesmo tempo de propagação de uma verdade compartilhada. Nenhuma solução existe que não passe pelo 3 Remeto vocês a duas referências, uma próxima: Ribeiro e Monteiro (orgs.) 2004, que destaca, com base em casos clínicos, o trabalho do autista; e outra mais geral, Maleval, 2009, que reúne e sintetiza o que de melhor se produziu na orientação lacaniana em termos conceituais.paradoxo de que aquilo que mais me separa do Outro é exatamente aquilo que terei que usar para me conectar e que chamaremos de sinthoma.4 


 Autismo e "excitação nervosa"
Para definir a relação mais básica de Temple com o Outro destaco a expressão "excitação nervosa" que está presente em todo o livro. Temple é definida por aqueles com quem encontra como "estranha" desde bem cedo. Se seu prenome vindo do Outro é "estranha", o sobrenome é "autista". Ela aceita esta nomeação, incluindo os comportamentos que elas implicam. De fato, da grande descrição psiquiátrica do autismo ela destaca e assume os pontos principais. "Excitação nervosa", no entanto, já é uma nomeação, a primeira talvez, de que se serve de modo particular para subjetivar o que vive, com essa expressão ela designa algo que sente desde seus primeiros momentos.

Para começar, há uma vivência de excesso denominada "excitação nervosa". Esta vivência básica é explicada por ela como resultado de uma falha originária, uma "deficiência nos sistemas que processam a informação sensorial" (18) cuja causa ainda hoje para a ciência seria um mistério. Temple não visa, porém, corrigir esta falha, visando tratar a causa para eliminar o problema. Os neurônios só são convocados para dar localização a essa misteriosa "incapacidade de filtrar o estímulos externos que lhe parecem avassaladores" (18). Por falha nas defesas normais, os autistas viveriam com "um sistema nervoso hiperativo" (31) em grande tensão. O excesso de estímulos engendra alguém excessivo. Como ela afirma: "o leitor poderá observar como eu tinha uma reação excessiva a certos cheiros e movimentos" (18).

A seguir, os neurônios serão postos de lado, pois o importante será a descrição clínica da doença. Basta-lhe esta vaga teoria causal de uma falha neuronal como base etiológica para os traços marcantes do autismo: crises de agressividade intervindo em um registro de grande isolamento, pois "a pessoa se ausenta do ambiente que a cerca e das pessoas circundantes a
fim de bloquear os estímulos externos" excessivos (18) ou "foge para o mundo interior a fim de filtrar os estímulos exteriores" (31) e finalmente a perseveração definida por ela como "um 4 Cf. Vieira, 2004 e 2009. É o que define todo o trabalho de uma comunidade analítica que tem como apogeu a Conversação de Arcachon (Cf. Miller, J. A. "Esquizofrenia y paranoia", Psicosis y Psicoanalisis, Buenos Aires, Manantial, 1985; "Clínica irônica", Matemas, JZE, 1996, pp. 190-200, La conversation d'Archachon, Paris, Seuil, 1998. Miller, J. A. "O Outro que não existe e seus comitês de ética" lição de 18/12/96. Retomam-se ali textos anteriores de Miller que invertem o vetor de leitura dos fenômenos clínicos da psicose. Em vez de partirse da normalidade edípica, o que situaria a psicose como falha em seu processo de constituição, supõe-se o caótico nãotodo como grau zero a partir do qual será preciso constituir um Todo que dê corpo e institua sujeito e Outro em campos distintos - o que poderá fazer-se tanto pelo Édipo quanto por outras vias, o delírio, a escrita, etc. (Cf. por exemplo a seguinte afirmação 'A esquizofrenia atesta um estado nativo do sujeito' (MILLER, J. A. op. cit., 1985, p. 28)."

comportamento em que a pessoa não consegue interromper uma atividade depois de começála, mesmo que deseje parar – que levava à loucura os adultos que me cercavam" (19).
Esta tríade compõe o quadro autista, do qual a excitação nervosa é o centro. Todo o livro e a vida de Temple é uma empreitada infatigável para compor uma articulação entre este nó de sintomas e o mundo.

O discurso da ciência é convocado para teorizar à vontade a falha fundamental que engendraria o autismo, mas ele é, no entanto, dispensado na hora de propor intervenções técnicas para corrigir o defeito. Nada de cirurgias ou drogas para erradicar a tensão nervosa ou compensar a deficiência de base. Ela será o centro de sua singularidade, que ganhará muitos nomes e que nada apagará. É bem verdade que, no caso do autismo a ciência é pobre em intervenções , mas o importante é que Temple pôde dedicar seus esforços não na correção, nem na capacitação educativa, que é a proposta universal para o tratamento do autismo hoje, mas na "adaptação". O termo aqui ganha conotação nova, não traduz a pedagogia maciça a que são submetidos os autistas hoje, a fim de fazê-los comportarem-se como todo mundo, mas o contrário. Ele assinala o que chamaríamos de conexão com o Outro, incluindo-se, nessa conexão toda a estranheza despertada pelo sujeito.

O obscurantismo pseudo-científico ambiente toma o mundo como um dado natural. Se tomamos, tal como o faz essa concepção vigente, o universo caracterizado por um funcionamento regrado por leis onipresentes, uma relação excessiva com o mundo será pensada como mal-funcionamento. A relação ego-mundo é tida como harmônica em si, não é preciso imaginar, como fez Freud, um ego primordial que em sua "inefável e estúpida existência" (Lacan, 1998, p. 555) terá que estabelecer uma relação possível com um mundo para manter-se na vida. Para Freud e para Temple o mundo é um "incontrolável afluxo de estímulos", caso não se construa a boa mediação, metaforizada por Freud como "escudo protetor" (Freud, 1920, p. 43), sofre-se mais ou menos.

Os incidentes de que me lembro contam uma história fascinante sobre como as crianças autistas percebem e reagem de forma incomum ao mundo estranho que as cerca – o mundo ao qual tentam desesperadamente impor alguma ordem (21).
Compreende-se a inversão ao final de sua introdução: não é a menina que é estranha, mas o mundo. Seu livro contará a história de como é possível ir de uma reação desesperada ao mundo a outra, mais pacífica, além de delinear o achado que permitiu essa virada. Essa história conta-se, em meu recorte, a partir de três pontos: o rotor, a porta a máquina e como quarto elo, enlace disso tudo, o boi.
O corpo, o rotor e o imaginário A tendência geral é pensar que o corpo do autista, diferente do "normal" é fragmentado e por isso qualquer coisa que lhe venha abraçar lhe acalma. Nada mais superficial. Nem todo abraço serve, e nem tudo o que nos parece continente, contém. Ora, se fragmentado está e se o Outro se apresenta como mais uma invasão do que já está invadido, algo que para nós poderia ser naturalmente continente, pode muito bem ser apenas mais uma invasão. Para que uma contenção benéfica se dê, é preciso construí-la com elementos singulares, subjetivos.
Um primeiro movimento subjetivo é evidente e destacado por Temple: "Isolamento", "fuga", ficar "ausente", são termos dela. Ele não é apenas um traço distintivo do quadro clínico do autismo, mas uma postura ativa utilizada por um sujeito autista para limitar a invasão do Outro. É o que Lacan dramatiza com um tapar as orelhas em uma célebre passagem (Lacan, 2003, p. 365)

A este movimento, quase natural, do sujeito, outro modo de pacificação é descrito por Temple e que nos interessará de perto. É o que chama de "Excitação compensatória". Ela supõe um excesso ativamente buscado para se contrapor ao excesso do mundo. É a mesma idéia da festa rave: você está tenso? Então vamos levar sua tensão ao máximo, porque enquanto ela durar será sua e não invasiva e ainda de quebra, pode haver ao final um tempo de paz, depois da tempestade a bonança.


Girar como um pião era outra atividade que eu apreciava (...). Toda a sala girava comigo (...). Às vezes fazia o mundo girar enrolando as correntes do balanço que tínhamos no quintal de casa (...) Eu sei bem que as crianças que não são autistas também gostam de girar nos balanços. A diferença é que a criança autista fica obcecada com este ato de girar (29).
Por isso, quando um pouco mais velha ela encontra em um parque de diversões, o Rotor, é um achado:

O Rotor foi ganhando velocidade e o motor começou a soar como um zumbido gigante. O azul do céu, o branco das nuvens e o amarelo do sol misturaram-se como as cores de um pião (...). Com um estalido das ferrragens, o piso foi se abrindo e eu vi o chão, lá embaixo, mas a essa altura meus sentidos estavam tão sobrecarregados de estímulos que eu não reagi
mais com ansiedade e nem com medo (80).

O Rotor sintetiza este tratamento quase espontâneo que Temple encontra para se acalmar. Apesar de seus efeitos benéficos, evidentemente falta alguma coisa para que ele lhe sirva após a anestesia que proporciona. Ainda faltam-lhe fronteiras estáveis que a protejam do mundo.
Atenção, porém, faltam-lhe fronteiras por faltar-lhe unidade e não o contrário. Essa será nossa premissa: o corpo do filhote de homem não é, em si, uno, mas despedaçado. São as imagens (em um sentido bem latu sensu) fornecidas pela cultura, pelo outro, que lhe dão sua unidade. É a tese maior de Lacan em seu "Estádio do espelho" (Lacan, 1998, p. 96).
Não há corpo real a não ser por um abuso de linguagem. Só há pedaços de real. Há uma imagem que me veste e faz de mim um corpo e não um amontoado de sensações ou um feixe de órgãos. O corpo, como uno, é constituído através do imaginário. Ele é uma imagem de unificação. Nesse sentido, a unidade, e a consciência, é um fenômeno de superfície, o que
não significa que seja falsa. Superficial no sentido de "de fora para dentro" e não de engodo.

Além disso, essa unificação não é um processo natural, em que o sujeito seria inteiramente passivo. Mesmo a estabilização imaginária da imagem de si mais imediata e simples, e que Lacan chama de "bengalas imaginárias", já envolve um trabalho subjetivo. É, por exemplo, andar com um amigo, ir com ele a todo lugar para poder dizer "sou um porque tenho você como amigo" (Maron, et alli, 2011, p. 29). A unidade está nesse amigo. Esse trabalho é, no entanto, bastante dependente daquele outro, com minúscula, o semelhante, o amigo, que deve estar por perto todo o tempo. Haveria uma solução mais eficaz?

Em um primeiro tempo, de seu Seminário 5, Lacan considera que o garante a cola entre real e imagem é outra coisa, aquilo que chama "simbólico". O simbólico tem vários nomes em Lacan. Durante muito tempo ele o aproxima do Outro da cultura. Depois será aproximado de uma fé cega posta no que a tradição prega como conduta e que Lacan chama de Nome do Pai. Ora, é exatamente este tipo de solução "espontânea", a aposta nos caminhos da fé na tradição, que não acontece na psicose (Maron, et alli, 2011, p. 135).

Em tempos tão sem Nome do Pai como os nossos essa solução não está mais tão disponível. A questão em nossos dias é a de que se o Outro se estilhaça, no mínimo não vou poder contar com ele como contava antes. Não apenas no simbólico da tradição, mas também no imaginário das formas de unidade que a cultura pode oferecer. Em nossos dias as imagens
que vem do outro começam a vir estilhaçadas também. O imaginário do Outro não é mais o reino do um. Agora, para se produzir o Um teremos de construí-lo e lutar para mantê-lo, pois a única alternativa seria agarrar-se petrificadamente a uma imagem identificadora única, como os Acoólicos Anônimos e seu mantra eternamente repetido "meu nome é... tenho... anos e sou alcoolista". Teremos de fabricar, trançar, articular muitas coisas do Outro até conseguir montar uma roupa e fazer com que ela possa nos representar dando unidade ao que não tem.

Se há alguém para mostrar que é preciso todo um trabalho de amarração entre imaginário e real fragmentado, excesso de estímulos, é o autista.
A questão é como o imaginário vindo do Outro pode passar a valer como do sujeito e é isso que não ocorre com o rotor. Ela é uma dissolução programada do corpo. Por isso só pode durar um tempo pré-determinado, limitado senão seria o fim. Girar e fazer girar, são, ambas, soluções "espontâneas" envolvem o fascínio da dissolução de si, como em um bloco de carnaval, com a diferença que, neste caso, não estão presentes rituais coletivos para determinar como e onde começar e interromper a ação.


Porta, simbólico e semblante

Como o rotor sozinho não é o bastante, Temple segue procurando algo mais que a estabilize e lhe dê um lugar no Outro. Falta-lhe alguma coisa para estar com relativa estabilidade no mundo dos homens. É preciso, ganhar alguma coisa que lhe sirva, é preciso mudar. Ora, em nossa cultura, a mudança, o ingresso em outro plano tem marcadores simbólicos específicos, entre eles o atravessamento, de um portal qualquer. Não é à toa que Temple esbarre, então, com a Porta, a seu modo. É assim que ela a encontra:

Então, um domingo, na capela, sentei-me na cadeira dobrável, aprisionada pelas regras da escola que me obrigavam a estar lá, entediada a mais não poder. Quando o ministro começou o sermão, fugi para meu mundo interior vazio de estímulos (...) De repente, uma pancada alta intrometeu-se em meu mundo interior. Assustada, ergui os olhos e vi o ministro bater no púlpito. "Abram", disse ele, "e Ele há de responder (...) "Eu sou a porta; por mim, se algum homem entrar, estará salvo... "(João 10:7.9) (83).
A partir daí ela começa a fazer todo tipo de exploração possível com o tema das portas sem, no entanto, poder sentir na pele a ideia de atravessamento e superação, passagem para outro estado que nós temos, essa de que o pregador falava. Ela passa anos falando e pensando em portas. O que é uma porta? Para que serve? Como é?
O nome conceitual para aquilo que assegura o sentido de passagem para outro plano na teoria lacaniana é Nome do Pai. É o Pai freudiano como função, no sentido de uma crença em algo além que permanece vazio de sentido, mas que, exatamente por uma crença vazia, sustenta a certeza de que uma porta é mais que apenas uma porta (Vieira, 2006).
Fica muito claro como ela não pode contar com um simbólico ordenado ao estilo Nome do Pai, com sua obsessão pelas portas. Ela sabe que a porta é um símbolo ela fica fixada nele, mas não tem a mínima noção de como aquilo funciona. Por isso o tiro pode sair pela culatra e ela ficar ainda mais apavorada com a porta em vez de usá-la para dar existência à passagens na vida. Não é á toa que ela não consiga passar pelas portas de vidro.

Obcecada, ela decompõe, analisa, experimenta inúmeras, calcula, desmonta é realmente um sujeito a trabalho, mas que por não partilhar de uma premissa nossa, de uma fé anterior ao saber, não tem o sentimento de franqueamento que nos possui a cada passagem por uma porta.5

A porta que ela consegue encontrar com um mínimo deste tipo de funcionamento, é uma que realmente abre para algo diferente, diferente mesmo e não simbolicamente diferente.

Na busca da porta que abre para o Reino dos Céus, sendo alguém para quem "tudo para mim era literal" (84) ela encontrará sua porta não entre uma sala e outra, ou mesmo entre uma sala e a rua, mas entre uma sala e o céu. Será para ela uma grande descoberta a do alçapão do último andar de seu prédio que abre para o telhado.


Havia uma escada apoiada no prédio e, deixando meus livros no chão, subi por ela até o quarto piso (...) e encontrei A Porta! Era uma pequena portinhola de madeira que dava para o telhado (...) fiquei vendo a lua nascer por trás das montanhas, subindo ao encontro das estrelas. Fui tomada por uma sensação de alívio. Pela primeira vez em meses sentia-me segura no presente e confiante no futuro (...) E tinha encontrado! A porta para meu céu (84).
Temos a impressão que ela está buscando as alturas, ou ainda, se dermos uma olhada rápida parece que ela está buscando uma saída. Não! Na verdade, ela busca a própria ideia de saída.
As outras pessoas funcionam na base do sentido. Ela não. Porta não é exatamente alguma coisa que tenha sentido em si. O imaginário da porta, os sentidos culturais do que é uma passagem, tomam o corpo e o organizam a partir da crença de que há um real nisso. Não é o caso de Temple que terá que ralar para construir, com vários elementos dispersos, algo que funcione nesse sentido.

Ela está buscando na porta, na passagem de um espaço simbólico a outro, a mágica de diferença, o gesto decisivo que faz com que uma coisa seja uma coisa e outra coisa seja outra coisa. Ela está buscando o poder de discernimento dos nomes que, para ela, são apenas nomes (Milner, J. C. 2006).

Será preciso montar, com vários pedacinhos, essa sua invenção. A matéria básica será constituída por retalhos de sentido, que Lacan chamou aparências. Devemos distinguir o que Lacan chama de imaginário do que ele chama de semblante.6 O termo pode igualmente ser traduzido por aparência e não se confunde com o que ele chamou de imaginário (Lacan, 2009 e Miller, 1992). Para Lacan, o discurso é sempre uma articulação de semblantes. O discurso é uma invenção a cultura para agenciar o real que lhe escapa.


5 Cf. situação análoga com o beijo de boa noite entre Joyce e a mãe, em Mandil, Laia, S. e ainda Vieira, M. A. 2007, pp. 161-186.
6 O Termo em francês é semblant que significa "aparência". Há a expressão faire-semblant que quer dizer fazer de conta, fingir e, por último, também se usa num terceiro sentido que designa rosto, única acepção do termo "semblante", em português (cf. Vieira, M. A. , 2008).


O semblante para Lacan será um espécie de Imaginário sem unificação, imagináriopedaço, pedaços de imagens. Então iremos contrapor o imaginário ao semblante. O semblante não tem unidade. Não haveria estabilização pelo semblante por si só. O semblante é o reino do imaginário despedaçado.
As aparências são coisas um pouco menos unas do que aquilo que nos acostumamos a chamar de formas. Para Lacan, por exemplo, um trovão é uma aparência. O exemplo maior de aparência para Lacan é um arco-íris. Não tem exatamente a idéia de forma, de corpo. É imagem, mas sem a unidade em si. São imagens que estão aí e que podem servir a dar corpo, mas que não têm, por si só, corpo. Por isso Miller fala em uma natureza dos semblantes. A natureza é cheia de semblantes. Mas eles agarram um real e por isso a definição de Lacan: um semblante é "um godê sempre pronto a receber um gozo" (Lacan, 2009, p. 114).

Quando não há imagens unas, mas imagens esparsas será preciso organizá-las em uma articulação que dê corpo. Será preciso fazer com que as aparências ordenem nosso gozo. A esse escoamento funcional do gozo pelas aparências chamaremos de invenção.
Vocês poderiam perguntar: mas e o alçapão? Já não seria, então, uma invenção? Falta alguma coisa. Para que este agenciamento de semblantes faça escoar o gozo de maneira estável é incluída no social ele precisa agenciar algumas coisas básicas, no mínimo, um si mesmo (um sujeito), uma alteridade (o Outro), a vida e a morte (como espaço de diferenças entre as gerações e entre os sexos).

Invenção, máquina e corpo. Escorados na teorização lacaniana do sinthoma e com base no curso da Orientação lacaniana de J. A. Miller, assim definiremos "invenção", como uma montagem de aparências que tome o organismo, propicie um escoamento para seu gozo vital e ao mesmo tempo o conecte com o Outro da cultura (Lacan, 2007, p. 20, 26, 36 e Miller, 2003 e 2005/2006). É o que Temple só conseguirá com sua máquina.
Tudo começa com o abraço. Desde sempre existia para ela o prazer e a necessidade do abraço.


Desde a segunda série comecei a sonhar com um aparelho mágico que pudesse exercer um estímulo de pressão intensa e prazerosa sobre meu corpo todo (107).
Não precisamos comprar a explicação dela sem reflexão. O que é o corpo real, o corpo original, antes do imaginário? Ele não existe como corpo. É um feixe de sensações. Se dissermos que esse feixe sensações quer abraço estamos emprestando ao corpo despedaçado uma unidade que ele não tem. É uma questão clínica importante. Se vamos trabalhar com os psicóticos, mas também com os ditos "pós-modernos", achando que no fundo eles querem abraço teremos problemas.
É o contrário. O bom abraço é o que conferirá um corpo ao autista que não o tem. Não é: o corpo do autista precisa de um abraço específico, correto. Portanto, toda questão é de saber como constituir o abraço que sirva, a montagem de semblantes que faça o efeito sonhado do abraço-unidade.
Não é tão fácil. Ela mesma sabe, pois apesar de seu sonho de abraço, os abraços de que dispõe são sempre terríveis, são "excessos táteis" (107).


Existe uma diferença muito pequena entre ensinar o prazer do toque a uma criança autista e instilar-lhe um verdadeiro pânico, por medo de ser engolfada" (107) (...). Foi só quando já tinha chegado quase aos trinta anos que consegui trocar apertos de mão com as pessoas ou olhá-las nos olhos (38).
Temple está lidando com sua dissolução o tempo todo. Dada a intensidade do que vive, tudo para ela é questão de vida e morte.
Ela já tinha a pacificação anestésica do Rotor, a ideia de travessia da Porta,
desconectada, e a unidade do abraço, mas falta alguma coisa para que estes semblantes possam ser agenciados em uma montagem que dê escoamento à vida e à morte do corpo e ao mesmo tempo o nomeie, lhe dê um lugar no Outro. É isso o que estamos chamando de uma invenção, que Lacan às vezes chama da sinthoma (Lacan, 2007, op. cit.).

O agenciamento de semblantes que constitui a invenção produz-se freqüentemente com um semblante central por eleição. A Squeeze machine (Maquina do Amasso). Não é apenas uma máquina de abraço controlado, isso Temple já poderia ter construído. Ela é a máquina de abraço do boi. É o boi que fará toda diferença. É ele, em seus momentos antes da morte que constituirá o semblante central da invenção.

Ela passa uma temporada em uma fazenda. Está ajudando em várias coisas e vai ajudar no trabalho com os bois e com o "brete".7
Como se sabe que o animal estressado libera toxinas que prejudicam o sabor da carne, alguns bretes são os mais agradáveis possíveis. Em vez de uma prisão de ripas de madeira, placas acolchoadas que o apertam quase ao modo de um abraço. Era algo assim que Temple encontrou nessa fazenda.


7 Um comentário sobre o termo: . Ele é a tradução de snare, que designa armadilha e que quase só é utilizado no mundo rural, tanto no inglês quanto no português. No modo mais simples é um curral que vai se estreitando e se tornando um corredor de cercas que faz o animal ficar preso. Neste momento é possível administrar medicamentos, efetuar pequenas cirurgias e, sobretudo, matar. O brete é utilizado especialmente no abate.

Ela narra este encontro com o boi no brete da seguinte maneira:

Fiquei observando enquanto bezerros nervosos e de olhos arregalados um a um eram conduzidos em direção ao brete poucos minutos depois que os painéis laterais pressionavam seus flancos, aqueles mesmo animais de olhos esbulhados se acalmavam. Por quê? Será que a pressão suave dava conforto e alívio para os nervos super-estimulados do bezerro? E se fosse assim será que uma pressão igualmente suave também não poderia me ajudar? (93).
Ela fica, então, fixada no brete. O primeiro passo é experimentar nela e ela gosta.
Depois é construir uma máquina de abraço, mais adaptada para os humanos e aplicá-la aos autistas em geral.


O boi
A princípio é só uma fixação como tantas outras que teve durante a vida. Mas como o boi, o brete concentra várias coisas: o relaxamento da tensão, sim, mas também a morte e a vida, a ideia de uma pacificação que é também passagem para um plano melhor, em que reencontramos o tema da porta. Ela o diz explicitamente "O brete é também um porta" (107) e não é á toa que ela passa a chamar o brete de "escadaria para o céu" (128).
Ela agora tem um projeto. Construir bretes melhores e mais adaptados para que o boi não sofra:


Não era apenas uma fantasia de minha mente estranha. Era verdade. Pela primeira vez em minha vida senti que havia finalidade em estudar (...) uma razão verdadeira. Por que a pressão de imobilização do brete de imobilização conseguia acalmar reses assustadas e acalmar meus nervos? (96)
Como diz uma amiga "a escadaria para o céu é dedicada aos que desejam aprender o sentido da vida e não temer a morte" (96).

Ela realmente se acalma no brete, mas ele não é apenas um abraço, ele conjuga igualmente os bois e sua identificação com eles, assim como o futuro da morte e da eternidade.
Dessa forma, temos uma montagem que fisga um real essencial. A topologia dessa fisgada é importante. Quero propor que ela não é um agenciamento em torno do real, como no paradigma do vaso do oleiro do Seminário 7, definido por Lacan como "em torno do vazio" (Regnault, 2001) , mas sim ao modo da trança, do nó borromeano tal como desenvolvido no
Seminário 23 (Vieira, M. A. 2007). Aqui se situa uma possível aproximação entre o que Miller denomina "invenção" e Lacan "sinthoma". Ambos são articulações entre elementos díspares que sustentam um lugar relativamente estável para o sujeito no laço social sem recorrer a alguma falta originária, que é a assinatura da submissão à tradição encarnada pelo
pai naquilo que Freud descreveu como Édipo.

O que é o sujeito senão um furo? No mais íntimo de nós mesmos brilha uma ausência, um furo em meio a tudo aquilo que nos constitui e representa. Este vazio longe de ser a marca da nossa impotência de saber é a falta que põe tudo em movimento e que Lacan chamou desejo. Pois bem, em vez de abrir-se a eu desejo como o neurótico, Temple Grandin o
engendra. Em vez de aceitar o furo que sempre ter estado ali ela precisa criá-lo. Seus grandes esforços com o alçapão o demonstram. Eles foram bem melhor sucedidos com o brete.


Possivelmente por este último colocar em cena o furo dos furos, a morte.

Nem mesmo a morte ocupa para ela a função do furo. Poderíamos imaginar que pelo menos em algum momento ela fosse se indignar com a matança que ela mesmo promove.
Não. Para ela a morte apenas é, enquanto que, para nós, ela tem de ter algum sentido, por isso nos rebelamos contra ela. Nós adiamos a morte e nos revoltamos quando ela chega. Em momento nenhum ela fala "É um absurdo matar esses bichos". Ela mesma mata vários. A morte não é uma questão, é um fato. Com sua invenção ela dá um lugar a morte como furo,
pois seu brete é também para ela uma "escadaria para o céu".8

Temple Grandin talvez nos ensine pouco sobre como o autismo como patologia do desenvolvimento, pouco sobre superação, carinho, amor no sentido habitual do termo. Se tirarmos desses termos no relato as projeções que sempre fazemos, descobrimos como ela nos ensina sobre a arte magnífica e insensata de construir para si mesmo um lugar no mundo ao
remodelar ao mesmo tempo o mundo, em vez de espaço compacto de alteridade unicamente exterior, ao menos um furo, ponto cego de passagem entre o eu e o Outro. Ela o faz sem pai, sem profundidade, apenas com uma montagem de semblantes, nada mais e nada menos. Nele ela consegue destacar um, o boi e seus olhos esbugalhados e consegue um pouco do céu no mundo, levando Grandin a ter seu nome inscrito no Outro de modo bem distinto do da multidão anônima a engrossar as fileiras dos asilos da cidade.

8 A morte é ao mesmo tempo desaparecer e tornar-se imortal. Passo para posteridade, mas desapareço. Esse é o problema do neurótico, como o obsessivo que se recusa a qualquer identificação paterna, tida como mortificante. É o que Freud dramatiza com a os gametas, em Além Princípio do Prazer e que passa longe das questões de Grandin (cf. Freud, Sigmund. (1920).

Referências
 
FREUD, S. (1976) Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de
Sigmund Freud, Rio de Janeiro, Imago, 1976 (1920) Além do princípio do prazer, Vol. XVII.

GRANDIN, T.; SCARIANO, M. M. (2002) Uma Menina estranha: autobiografia de uma
autista. São Paulo: Companhia das Letras.

LACAN, J. (1998) Escritos, Rio de Janeiro, JZE._________. (2003) "Alocução sobre as psicoses da criança", Outros Escritos, Rio de Janeiro, JZE. _________. (2005) O Seminário livro 23, Rio de Janeiro, JZE. _________. (2007) "O estádio do espelho como formador da função do eu", pp. 96-103.

LAIA, S.- Os escritos fora de si, op. cit., p. 60.

MALEVAL, J. C. (2009) L'autiste et ses voix, Paris, Seuil.

MANDIL, R.- Os efeitos da letra, op. cit., p. 217.

MARON, G., VIEIRA, M. A. MINOZ, N. BORSOI, P. (2011) Caminhos de Estabilização na
psicose, Rio de Janeiro, ICP – Andamento.

MILLER, J. A. (1985) "Esquizofrenia y paranoia", Psicosis y Psicoanalisis, Buenos Aires,
Manantial. ____________. (1991-92) A natureza dos semblantes. Seminário inédito. ____________. (1996) "Clínica irônica", Matemas, JZE, pp. 190-200. ____________. (1996-97) "O Outro que não existe e seus comitês de ética" lição de 18/12/96. La conversation d'Archachon, Paris, Seuil, 1998.
___________. (2003) "A invenção psicótica" Opção lacaniana, vol. 36, São Paulo, EBP, 6-
16. ____________. (2003b) "O último ensino de Lacan" Opção lacaniana, vol. 37, São Paulo.
____________. (2009) "Ironia e invenção", Arquivos da bilioteca n. 7. Rio de Janeiro, EBPRio.

MILNER, J. C. (2006) "Os nomes indistintos". Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

REGNAULT, F. (2001) Em torno do vazio, Rio de Janeiro, Contra Capa.

RIBEIRO, J. e MONTEIRO, K. (orgs.) (2004) Autismo e psicose na criança, Rio de Janeiro,
7letras.

VIEIRA, M. A. (2006) "Retrato falado de um Totem sem Tabu (ou a hipermodernidade
sertaneja)", Latusa, Rio de Janeiro, EBP-Rio, v. 11, p. 12-14.
_____________. (2007) "No banquinho de Joyce", Latusa, n. 12, Rio de Janeiro, EBP,
novembro, pp. 161-186.
_____________. (2008) "Aparências", Latusa, v. 1, Rio de Janeiro, EBP-Rio, p. 19-30.

Recebido em Julho de 2011
Aceito em Agosto de 2011


http://www.clinicaps.com.br/clinicaps_revista_14_art_03.html 

Chance de cura para o autsrmo - reportagem


Connector RX - Documentário em Português





Para maiores informações acesse o link: Uma voz para o autismo 

Teaching Tips for Children and Adults with Autism Temple Grandin, Ph.D.

TRADUÇÃO DO TEXTO – PORTUGUÊS

Bons professores me ajudaram a superar o autismo.Com 2 ½ anos fui colocada em uma escola com estrutura de enfermagem e professores experientes.Desde os meus primeiros anos fui ensinada a ter boas maneiras e a me comportar em uma mesa de refeições. Crianças autistas precisam de uma rotina estruturada e de professores que sabem ser firmes mas gentis.
 No período de 2 ¼ e 5 anos meu dia era estruturado e eu não tinha permissão para  me “desligar”. Eu tinha sessões individuais de fonoterapia 5x/semana, minha mãe contratou uma babá que passava de 3 a 4 horas/dia brincando e jogando comigo e minha irmã. Ela ensinou “turn talking”(conversa bate e volta?) durante as brincadeiras. Quando nós fizemos um boneco de neve, ela me deixou fazer a parte de baixo da bola e minha irmã fazia a próxima parte. Nos horários das refeições, todos comíamos juntos e eu não tinha permissão para fazer nenhum  STEMS . Eu só tinha permissão para voltar ao comportamento autista no período de uma hora de descanso pós-almoço. A combinação entre escola, fonoterapia, atividades de brincadeira, refeições com “bons modos” somavam mais de 40 horas/semana em que meu cérebro era mantido conectado ao trabalho.

1)      Muitos autistas são pensadores visuais. Eu penso através de imagens. Eu nõa penso através de linguagem. Todos os meus pensamentos são como videotapes passando em minha imaginação. Figuras são a primeira linguagem e palavras são a minha segunda linguagem. Substantivos foram as palavras mais fáceis de aprender pois eu podia relacionar uma figura às palavras e minha mente.Para aprender palavras como “para cima” ou “para baixo” a professora precisa demonstrá-las para a criança. Poe exemplo: pegue um avião de brinquedo e diga “para cima” enquanto faz o movimento de decolagem e diga “para baixo” enquanto faz o movimento de aterrizagem.
2)      Evite instruções verbais longas. Autistas tem dificuldade em lembrar seqüências. Se a criança sabe ler,escreva as instruções em um papel. Eu não consigo guardar seqüências.Se eu perguntar por informações de percursos em um posto de gasolina, eu só consigo lembrar três etapas da explicação; se a instrução é maior preciso escrevê-la. Eu também tenho dificuldade para lembrar números de telefones porque eu não consigo montar uma figura em minha cabeça.
3)      Muitas crianças autistas são boas em desenho, arte e programação de computadores. Estes talentos precisam ser encorajados. Eu acho que deveria haver muito mais ênfase no desenvolvimento dos talentos destas crianças.
4)      Muitas crianças autistas se fixam em um assunto como trens e mapas. A melhor maneira de lidar com estas fixações é usá-las para motivar os trabalhos da escola. Se a criança gosta de trens, use os trens para ensinar a ler e para ensinar matemática.Leia um livro sobre trens e faça exercícios de matemática usando trens. Por exemplo: calcule quanto tempo um trem leva para ir de Nova Iorque a Washington.
5)      Use métodos visuais concretos para ensinar conceitos numéricos. Meus pais me deram um brinquedo de matemática que me ensinou os números.Consistia de um kit de blocos com diferentes comprimentos e cores para cada número de 1 a 10.Com ele eu aprendi a somar e subtrair. Para aprender frações minha professora tinha uma maçã de madeira cortada em quatro partes e uma pêra de madeira cortada ao meio. Com este material eu aprendi o conceito de um quarto e meio.
6)      Eu tinha a pior caligrafia da minha classe. Muitos autistas têm problema de motricidade manual.Caligrafia caprichada é muitas vezes difícil e isto pode frustrar muito a criança.Para reduzir esta frustração e ajudar a criança a gostar de escrever, deixe-a digitar no computador. Digitação é geralmente mais fácil.
7)      Algumas crianças aprenderão a ler mais facilmente com o uso de fones e outros aprenderão melhor decorando palavras.Eu aprendi com fones.Minha mãe me ensinou regras fonéticas e me fazia emitir os sons relacionados às palavras. Crianças com muita ecolalia geralmente aprenderão melhor se forem usados cartões e livros com figuras para que as palavras sejam associadas a figuras. É importante que se tenha a figura e a palavra impressa no mesmo lado do cartão. Para ensinar substantivos a criança precisa escutar você falar a palavra, ver a figura e a palavra escrita simultaneamente. Por exemplo, para ensinar um verbo: segure um cartão que diz “pular” e você fala “pular” enquanto executa o ato de pular.
8)      Quando eu era criança, sons altos como o sino da escola, doíam nos meus ouvidos como o barulho do “motorzinho” do dentista alcançando um nervo.Crianças autistas precisam ser protegidas de sons que machucam seus ouvidos. Os sons que causam mais problema são os sinos de escola, sistemas de amplificação eletrônica em áreas públicas, zumbidos de ginásios e os sons de cadeiras raspando no chão. Em muitos casos, as crianças terão maior tolerância aos ruídos se os mesmos forem ligeiramente abafados por panos ou fita adesiva. O barulho de raspar das cadeiras pode ser amenizado com o uso de protetores nos pés das cadeiras ou de carpetes. Uma criança pode temer uma determinada sala porque tem medo que possa ser atingida pelo ruído da microfonia ocasionada pelo sistema de amplificação eletrônica. O medo de um determinado som pode causar mau comportamento da criança. Se a criança cobre os seus ouvidos é indicação que algum som a está incomodando.
9)      Alguns autistas se incomodam com distrações visuais ou luzes fluorescentes.Eles podem ver o pulsar de 60 ciclos de eletricidade. Para evitar este problema, coloque a carteira/mesa da criança perto da janela e evite luz fluorescente. Se não puder evitar as luzes fluorescentes, use lâmpadas novas que pulsam menos.
10)  Alguns autistas hiperativos , que se inquietam a toda hora, acalmariam se lhes fossem dados uniformes acolchoados, com certo peso, para vestir. A sensação de pressão do vestuário ajuda a acalmar o sistema nervoso. Para melhores resultados, a vestimenta deveria ser usada por 20 minutos e então retirada por alguns minutos para prevenir que o sistema nervoso se acostume com ela.
11)  Alguns autistas responderão melhor e terão um melhor contato visual e fala se a professora interagir com eles enquanto estão num balanço ou rolando em uma esteira. O estímulo sensorial do balanço ou a pressão da esteira algumas vezes ajudam a melhorar a fala. O balanço deveria sempre ser um jogo divertido e nunca ser forçado.
12)  Algumas crianças e adultos podem cantar melhor do que falar.Eles podem responder melhor se as palavras e frases forem cantadas para eles.Algumas crianças com extrema sensibilidade sonora, responderão melhor se a professora sussurrar para eles.
13)  Algumas crianças não-verbais e adultos não conseguem processar estímulo verbal e visual ao mesmo tempo. Eles são “mono-canal”.Eles não podem ver e ouvir ao mesmo tempo. Não se deve pedir a eles que olhem e escutem ao mesmo tempo.Precisa dar-lhes uma tarefa visual ou uma tarefa auditiva. Seus sistemas nervosos imaturos não conseguem processar os estímulos visuais e auditivos ao mesmo tempo.
14)  Em crianças não-verbais mais velhas e adultos, o toque geralmente dá maior sensação de segurança. É geralmente fácil para eles sentirem. O significado das letras pode ser ensinado permitindo que as crianças toquem letras de plástico. Eles podem aprender a rotina diária, sentindo alguns objetos, minutos antes da atividade ser executada. Por exemplo : quinze minutos antes do almoço dê uma colher para eles segurarem. Deixem que eles segurem um carrinho de brinquedo poucos minutos antes de sair de carro.
15)  Alguns adultos e crianças autistas aprenderiam melhor se o teclado do computador  fosse colocado próximo à tela para que pudessem ver o teclado e a tela simultaneamente.Alguns indivíduos têm dificuldade em lembrar se eles têm que olhar para cima após teclar.
16)  Crianças não-verbais terão mais facilidade em associar palavras às figuras se elas visualizarem a palavra escrita e a figura em um cartão.Alguns não entendem desenhos e por isto é recomendável se trabalhar primeiramente com objetos reais e fotos.
17)  Alguns indivíduos autistas não sabem que a fala é usada para comunicação.O aprendizado da linguagem seria facilitado se exercícios de linguagem promovessem a comunicação. Se o indivíduo pedir uma xícara lhe dê a xícara.Se ele pedir um prato quando quer uma xícara lhe dê o prato. O indivíduo precisa aprender que quando ele fala palavras, coisas concretas acontecem. É mais fácil para o autista entender que as palavras estão erradas se elas resultarem em objetos incorretos.
18)  Muitos autistas têm dificuldade em usar o mouse do computador. Tente um mouse com dispositivo do tipo “tracking ball” com botões separados para cliques. Autistas com problemas de motricidade manual acham muito difícil segurar o mouse enquanto clicam.
19)  Crianças com dificuldade em entender a fala têm trabalho em diferenciar os sons de consoantes de som forte como “D” em “dog” ou “L” em “log”.Minha professora de fala me ensinou  a ouvir estes sons através de enunciados fortes e prolongados dos sons das vogais.


20)  Vários pais me disseram que o uso de legendas na televisão ajudou seus filhos a aprenderem a ler.A criança era capaz de ler as legendas nas fitas e combinar as palavras escritas com as faladas.Gravar o programa favorito com legendas, em fitas, seria útil pois a fita pode ser vista, revista e pausada.
21)  Alguns indivíduos autistas não entendem que o mouse mexe a seta na tela.Eles poderiam aprender melhor se fosse colado um desenho da seta, idêntico ao da tela, em cima do mouse.
22)  Crianças e adultos autistas podem ver o “piscar” da tela do computador.Eles podem enxergar melhor em laptops e telas planas que “piscam” menos.
23)  Autistas que têm medo de escadas rolantes geralmente têm problemas de processamento visual.Eles têm medo porque não conseguem determinar quando devem entrar e sair da escada.Estes indivíduos também podem não tolerar luzes fluorescentes. “THE IRLEN COLORED GLASSES” podem ser úteis para eles.
24)  Indivíduos com processamento visual deficiente com freqüência acham mais fácil ler letras impressas na cor preta sobre papel colorido, para diminuir o contraste.Tente papel bege claro, azul claro, cinza ou verde claro.Experimente com cores diferentes. Evite amarelo brilhante que pode incomodar os olhos dos autistas. . “THE IRLEN COLORED GLASSES” também podem facilitar a leitura.


June, 2000
Center for the Study of Autism
Dr. Temple Grandin was diagnosed with autism at age 2. Temple is the author of two autobiographies: Emergence: Labeled Autistic, Arena Press (1986) and Thinking in Pictures, Double Day (1995). She is currently an Associate Professor at the University of Colorado, an international speaker on Autism and the humane treatment of animals. She is the owner of Grandin Livestock Systems and a world renowned designer of livestock handling facilities.