DEVIDO A VÁRIOS PEDIDOS DE COLEGAS
PROFESSORES E AUXILIARES DE CRECHE, VISITEI ALGUNS BLOGS DE EDUCAÇÃO
INFANTIL E BERÇÁRIO PARA TRAZER IDÉIAS DE PLANEJAMENTOS, JOGOS,
BRINCADEIRAS, ETC. ESPERO QUE GOSTEM. AS ATIVIDADES ABAIXO FORAM
RETIRADAS DOS SEGUINTES SITES:
http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/
Atividades para bebês de 0 a 3 anos
Sempre é bom lembrarmos, que o educador, ao ensinar tarefas de trabalhos
manuais para as criancinhas deve procurar deixá-las experimentar
fazerem suas tarefas sozinhas, mas sem forçá-las. É preciso,
naturalmente observá-las convenientemente, pois gostam de colocar tudo
na boca. Especialmente quando trabalharem com balões, algodão, jornais
ou materiais pequeninos nunca as perca de vista. Não espere delas super e
geniais idéias e resultados. Quanto mais elas experimentarem trabalhar
sozinhas, mais criativas serão. Cada uma delas possui um ritmo próprio
para fazer suas tarefas.
Repetição também é importante para as crianças, mesmo quando para você
se torna monótono fazê-lo. Se você, depois de umas duas semanas repetir a
tarefa proposta, colocando-lhes o mesmo material para elas trabalharem
vai ficar surpreso de ver o progresso que elas conquistaram. A seguir
apresentar-lhes-emos algumas idéias que podem ser desenvolvidas nas
aulas junto às crianças pequeninas de até 3 anos de idade.
ALGUMAS SUGESTÕES PRÁTICAS:
1)- Luva com sininhos:
Adquira uma luva de malha ou lã e pregue em cada dedo pequenos sinos. Se
preferir enfeite cada dedo com uma carinha que poderá ser pintada ou
bordada. Se quiser aplique pedacinhos de lã para imitar cabelos. Com
essa luva você pode iniciar as aulas saudando as crianças como se cada
dedo tivesse um nome ou para outras brincadeiras de saudação à turma.
Você pode também colar outros materiais nas bordas da luva: arroz,
castanhas, etc.
Existem músicas infantis que expressam o movimento com as mãos. Por exemplo:
“Os dedinhos” (cantora Eliana)
2)- Locais para aventuras com bebês:
São muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebês que estão
engatinhando. Por exemplo: túnel para bebês- feito com papelões grandes,
diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico para soprar,
“João Bobo”, balões de ar, colchas, etc.
Na primeira vez deixe as próprias crianças experimentarem as
possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas
não souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar
dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os
travesseiros e almofadas, etc.
No início esse material todo é naturalmente excessivo. Talvez seja
melhor começar apenas com os papelões por no máximo 1 hora e no próximo
instante com os balões, etc.
3)- Piscinas para bebês:
Para cada grupo de crianças é bom que se tenha aproximadamente duas
piscinas de borracha ou plástico. Você pode enchê-las com balões,
jornais (você vai ver que logos elas irão rasgá-los entusiasmadamente). O
algodão presta-se também para encher a piscina. Folhas de papel
manteiga fazem também ruídos maravilhosos quando são amarrotados.
Outros materiais podem enchê-las: folhas secas, palha, etc.
Interessou-se pelo assunto? Quer mais sugestões de atividades práticas para esta faixa-etária?
É fácil!
Adquira a "Apostila de Sugestões de Atividades Práticas para Bebês de 0 a 3 anos" do PPD ( Projetos Pedagógicos Dinâmicos )
Mais informações através do e-mail: projetosdinamicos@superig.com.br
ATIVIDADES PARA BERÇÁRIOS
Sugestões de atividades e estímulos para o berçário
"O adulto precisa apresentar o mundo"
. Chocalho com garrafa peti, copo de iogurte, yakut…
. Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
. Bolinhas de cheirinho feito com meia calça
. Caixa supresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
. Tampas de Nescau com figuras.
. Cds com figuras, furado e usado como móbile.
. Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
. Janelinhas das sensações.
. Cd com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
. Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula…
. Varal das sensações.
. Cestos dos tesouros.
. Pendulo com bola e elástico colado no teto.
. Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).
Esconde-Esconde (para bebês)
Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre.
_ IDADE A partir de 6 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Noção de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão.
_ COMO BRINCAR Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande e
chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente.
Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. Depois de
alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, como
um ursinho, e pergunte: "Cadê o ursinho? Onde ele está?" Incentive a
criança a procurá-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a
criança a compreender a ausência dos pais quando eles saem, por exemplo,
para trabalhar.
Encaixes (para bebês)
Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.
_ IDADE A partir de 6 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Noção de tamanho e de peso.
_ BRINQUEDO Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos.
_ COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor
cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um
sobre o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade
com os potes e colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um
pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a
diferença de peso.
Você pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite.
Recorte o papelão e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.
Cores (para bebês)
Blocos de espuma azuis e vermelhos… Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!
_ IDADE A partir de 3 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais nítida a partir do terceiro mês.
_ BRINQUEDO Blocos coloridos de espuma.
_ COMO BRINCAR Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros.
Deixe a criança segurá-los e derrubá-los.
_ ESTE VOCÊ FAZ Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e
coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro
desses recipientes.
Junte um ao outro com fita adesiva. Também é possível usar água, óleo e
purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o bebê
perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.
ATIVIDADES COM CRIANÇAS DE 2 a 3 ANOS
As crianças de 2 anos são muito
alegres e quando possuem um lápis e um papel se divertem bastante.Nesta
idade, porém os lápis devem ser estreitos.
Em torno de 3 anos as crianças podem também apontar os lápis. Mas tome
cuidado na hora de comprar os lápis e giz, de forma que não contenham
elementos danosos para a saude. As crianças gostam de desenhar e pintar,
como tambem mostrar suas criações para pais e conhecidos.
As tintas de dedo são as preferidos das maiorezinhas. Com as mãos sobre o
papel estao prontas para pintar com muita alegria. Papéis mais grossos
são os indicados, como também maiores.
Gostam tambem de construir suas próprias casinhas. Feitas de caixa de
papelão com portas e janelas de abrir e fechar. Os móveis também podem
ser construídos com caixinhas. Elas mesmas podem pintá-las.
As crianças podem fazer colares de diversos materiais. Como modelar formas para pintá-las depois.
No segundo ano de vida podem também começar a cantar. Cantem juntos! Elas aprendem rapidamente.
De às crianças instrumentos musicais simples e fáceis de fazer
manualmente. Esses podem ser uma tampa de panela, uma colher que
proporciona ritmos como também os instrumentos ritmicos
industrializados: xilofone, tambor, piano elétrico.
Desenvolvimento da fala
Com brinquedos simples o desenvolvimento das crianças pode ser
estimulado. Pode-se sempre perguntar: “Onde está…?” com essa indagação
feitas sobre diversos materiais e móveis existentes na sala, ou em um
livro, você ajuda a elas a aprender o nome dos objetos de entorno e a
conhecer o mundo à sua volta.
Ainda que a criança não compreenda o sentido da palavra ela apreende o
sentido da língua, coisas e relações observando e vivenciando.
Quando a criança observar uma
máquina de lavar roupas, por ex., você pode esclarecê-la como você faz
para lavar roupa. Ponha o sabão em pó, mostre que fecha a tampa, que
liga a máquina, que depois a máquina enche de água, que ela bate a
roupa, enche-se de espuma, etc.
Quando a máquina parar de funcionar, mostre à ela que a roupa está úmida e limpinha, que você agora irá dependurá-la para secar.
Como outra brincadeira , você pode apontar perguntar-lhe:- Aonde está seu nariz?
… Sua orelha… sua cabeça… seu braço… sua boca? E assim ela vai aprender brincando.
Nessa idade um bom brinquedo para a criança é um livro de capa e folhas
duras. Ali elas podem folhear, sentir e você pode esclarece-las sobre
cada figurinha que esteja ali.
Para que a linguagem se desenvolva converse com ela e deixe que ela
tenha contato com outras crianças. Logo verá como falará mais e cada dia
mais corretamente. Conte historinhas para elas. Gostarão de ouvir e
pedirão que repita-as. Você verá que um dia elas já terã até mesmo
decorado a estorinha e quando você a contar ela a irá complementar.
Um bichinho de pelúcia, pano, uma bola colorida ou briquedos de plástico de montar. Mostre como devem fazer e elas o farão.
ATIVIDADES CRIATIVAS COM CRIANÇAS PEQUENINAS
até 4 anos
É muito importante, na primeira vez que que as crianças procurem
trabalhar sozinhas, no entanto, sem que sejam forçadas a isso. Você,
naturalmente precisa estar de olho nelas, pois gostam de por coisas na
boca. Especialmente quando trabalharem com balões, algodão, jornais e
peças pequeninas. Não espere uma super-produção ou que os trabalhos
sejam perfeitos e com bom acabamento.
Ao praticarem atividades criativas, cada vez mais exercitando a
coordenação motora, você verá que elas irão aprimorando suas técnicas e
resultado final do que criarem.
A repetição de atividades é também muito importante para as crianças. O
que para um adulto pode parecer repetitivo, para as crianças é sempre
uma aventura e encontram novidades para experenciar.
Experimente, depois de duas semanas que apresentou determinada
atividade, colocar à disposição das crianças o mesmo tipo de material
que já aplicou anteriormente e verá quanto progresso elas demonstrarão
realizar.
Uma idéia para crianças que engatinham
Se você sabe tricotar, faça uma luva, se não adquira uma e pregue nas
extremidades de cada dedo um pequeno sininho! Você poderá também
desenhar uma carinha nos dedos e se quiser mais costure lã que será o
cabelinho das carinhas. Elas adorarão!
Aventuras para crianças pequeninas
Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com
papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes
tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões,
colchas e almofadados. Experimente você primeiro mostrar para elas como
devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo
do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc.
Para o início a utilização de materiais em abundâncias talvez seja
exagerada. Comece talvez com alguns papelões e depois ofereça-lhes
apenas balões, etc. Uma brincadeira de cada vez.
Crianças exercitando-se na sala
Preste atenção com as
brincadeiras das crianças, é sempre bom ter um colchão de ginástica ou
uma colcha almofadada para que as crianças possam brincar e exercitarem
se ali.
Bacia ou piscina de plástico
Para
cada grupo de crianças duas piscininhas de plástico seria o ideal. Você
poderá enchê-la com balões de soprar (meio murchos para não
estourarem), jornais (as crianças adoram rasgá-los), algodão (de boa
qualidade- para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia). Papéis
manteiga fazem um barulho agradável de se ouvir, quando se é amassado.
Observando-as sempre para que não engulam objetos indesejáveis.
No
outono é possível encontrar materiais como: castanhas, folhas, que
também podem estar nessa pequena piscina, para que as crianças entrem
dentro e desenvolvam seus sentidos.
Quando
o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e enchê-la de
água. Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de plátstico,
baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre.
Música com materiais de casa.
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de
madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a
criatividade!
Enchendo objetos
Dê
para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios,
papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos
com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece
você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha,
etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.
Conhecendo as formas
Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas: círculo, triangulo, retangulo, etc.
Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços
de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de
diferentes formas) das caixas.
Rolos de papel higiênico
Dê
a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de
cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os,
o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima !
Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com
tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser
rasgados em cima
Saquinhos recheados
Uma coisa que pode ser feita rapidamente é fazer saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas.
Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em
cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e
escutar o som que os objetos produzem.
Painéis de textura
Numa cartolina
cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões,
cortiça, formando dois painís. Deixem as crianças sentir as diferentes
texturas.
Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorezinhas poderão pelo tato adivinhar de qual painél se trata.
Cobra de pano
Costure uma cobra
comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com algodão. As
crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Voce poderá utilizar
outros materiais para enche-la.
Recipiente de filme
Você poderá também
encher um potinho de plastico desses de filme fotográfico com ervilhas
secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para
segurança lacre-a com auxilio de fita isolante ou crepe.
Papelão
Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.
Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.
Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura
sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de
móbiles após serem pintados), etc.
Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma
roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com
jornal.
Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças
guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma
caixa de papelão vazia. Podem por: bolas de papel, algodão, bolinhas,
etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver
tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e
depois a cantar.
Espelho de papel alumínio
Você pode colar
uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar
olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho..
Travesseiros de balões
Com uma colcha de face
dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um
grande travesseiro de balões. É só colacar nas colchas diversosbalões de
ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão
engatinhar e rolar por cima.
Brincadeira na areia
Quando estiverem fora, dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade.
Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis
transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina
ou papél..
Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar
lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la
com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.
Caixas de ovos vazias
São também boas para que as crianças as rasgem ou para ser utilizada na
confecção de papel maché – que serve-se como ótimo recurso para fazer
brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc.
As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da
caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado
para que não levem objetos pequenos na boca.
Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as
crianças brinquem de rasgar . Quando são maiores podem exercitar-se em
cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)
Areia e cola
A areia pode ser muuito bem
misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em
cima enfeitar com conchinhas do mar, etc.
Navio de puxar
Com uma caixa de ovos podemos contruir um navio de puxar. Com isso as
crianças podem pintá-lo com tinta de dedo . Ponha um barbante em uma
extremidade e o barquinho está pronto.
Colar de macarrão
Com um cordão e vários macarrõezinhos é possivel fazer um colarzinho! As
maiorezinhas treinarão sua coordenação motora e adorarão o resultado
final.
Esconde-esconde na Banheira
Como vamos precisar de um personagem fictício para descrever nossa atividade, Este será uma menina que vai se chamar Vitória.
Vitória está em sua banheira batendo na água com as duas mãos. Sua
Mãe ou Pai, está sentado ao lado da banheira, cuidando de sua segurança.
"Vitória, Vitória," se diz enquanto se pega uma toalha de banho.
"Você está pronta para nossa brincadeira especial?"
Vitória olha para cima e vê o sorriso estampado no rosto do adulto ali presente. Ela sorri para ele e dá uma gargalhada.
Ele diz: "Vamos brincar de Cadê-você," e coloca a toalha na frente do seu rosto, de modo a escondê-lo dela.
Vitória estende a mão e toca no alto da cabeça dele.
O adulto diz, "Cadê-você, Vitória, não consigo ver você."
Ele baixa um pouco a toalha de modo que seus olhos fiquem à vista. Vitória dá um grito de alegria.
Ele cobre seus olhos outra vez e diz, "Cadê-você, Vitória… ainda não consigo ver você."
O Adulto pega a toalha e leva na direção dela dizendo, "Agora é sua vez Vitória."
Ela pega a toalha e coloca-a na frente do seu próprio rosto, imitando-o.
O adulto então dirá: "Onde está Vitória?"
Vitória derruba a toalha na banheira deixando-se ver, e bate com as
mãos agitando a água. Ela balbucia para o adulto: "Dadadada. Dabababa."
Ele diz, "Acho que você está dizendo que está cansada de brincar de
Esconde-esconde. Vamos brincar com seu Patinho e sua esponja?"
Como muitos bebês, Vitória está aprendendo sobre linguagem, da seguinte forma:
• Ela sabe que é divertido brincar com outra pessoa.
• Ela levanta os olhos quando o adulto diz o seu nome.
• Ela sorri quando o adulto sorri para ela.
Eis como o responsável pela criança, ajuda no desenvolvimento de sua linguagem:
• Falando com ela durante uma atividade diária - Que pode ser A hora do banho;
• Dizendo seu nome várias vezes, de modo que ela se familiarize com o mesmo e aprenda a reconhecê-lo quando alguém o pronunciar;
• Repetindo várias vezes a brincadeira, e então encorajando ela quando diz, "agora é a sua vez de jogar!"
• Respondendo aos seus balbucios como se soubesse o que ela está dizendo.
Amigo Fantoche *
Conforme a visão do bebê melhora, ele passa a ver claramente objetos a
distâncias maiores. Para trabalhar sua capacidade de focalizar e de
rastrear, tenha um fantoche à mão na hora da comida, da troca da fralda
ou da brincadeira.
Materiais:
• Meia branca limpa
• Canetas hidrocor
• Desenvolvimento da linguagem
• Interação social
• Acuidade visual
Modo de fazer:
1. Compre um par de meias brancas, grandes o suficiente para caber em suas mãos.
2. Use as canetas hidrocor para desenhar olhos, sobrancelhas, nariz e
ouvidos nos “dedões” das meias. Use a parte dos calcanhares para
desenhar a boca e a língua vermelha.
3. Coloque o bebê no colo, na mesa de trocar ou na cadeirinha.
4. Coloque um dos fantoches feitos de meia na sua mão e comece a cantar,
recitar versinhos ou apenas conversar. Coloque o segundo fantoche na
outra mão para uma diversão dobrada.
Segurança: Não deixe o bebê chupar a meia, pois a tinta pode sair.
Rolando *
Um
bebê precisa de meses para obter controle absoluto sobre os seus
movimentos, mas você poderá ajudá-lo nessas primeiras semanas brincando
de Rolando. Por volta dos 4 ou 6 meses, os bebês já conseguem girar
sobre seus corpos.
Materiais:
• Cobertor ou toalha macia
• Superfície macia no chão
• Direção
• Locomoção
• Controle motor
Modo de fazer:
1. Coloque um cobertor ou uma toalha macia sobre uma superfície também macia.
2. Deite o bebê com a barriguinha para baixo sobre o cobertor.
3. Pegue um dos lados do cobertor e levante-o devagar, fazendo com que o bebê se incline para um dos lados.
4. Continue rolando suavemente o bebê e conversando com ele no processo. Use as suas mãos para apoiá-lo conforme ele se vira.
5. Quando o bebê tiver rolado completamente, mostre-lhe a sua alegria.
6. Repita até que o bebê se canse da brincadeira.
Segurança: Certifique-se de fazer movimentos lentos e de manter as mãos
no bebê para que ele não role rápido demais e se machuque.
Chapéu Divertido *
Quando você introduzir o jogo Chapéu Divertido, seu bebê estará quase
acostumado a reconhecer rostos. Você não conseguirá enganá-lo por muito
mais tempo, mas ele se divertirá tirando e colocando o chapéu de volta.
Materiais:
• Variedade de chapéus
• Cadeirinha para crianças
• Sua cabeça e suas mãos
• Causa e efeito
• Lidando com a ansiedade causada pelo novo
• Constância do objeto (um objeto permanece o mesmo, ainda que alterado)
• Interação social
Modo de fazer:
1. Pegue os vários chapéus da casa ou compre alguns chapéus baratos em
lojas baratas ou especializadas em festas. Procure incluir bonés, toucas
de lã, chapéus de bombeiro, de palhaço, de cozinheiro, uma boina,
chapéus que cubram as orelhas, ou um chapéu chique com penas de aves.
(Não inclua máscaras no jogo, elas tendem a assustar bebês pequeninos.)
2. Coloque o bebê em sua cadeirinha e coloque a cadeirinha no chão. Sente-se em frente dele.
3. Coloque o primeiro chapéu em sua cabeça e faça uma cara engraçada, ao
mesmo tempo em que diz alguma coisa interessante, tal como, “Olhe para
mim!” ou “Veja, eu sou um bombeiro!”
4. Incline-se para o bebê para que ele consiga segurar e tirar o chapéu, ou tire você mesma.
5. Repita várias vezes com o mesmo chapéu antes de pegar outro.
Segurança: Algumas vezes, os bebês se assustam quando a aparência das
pessoas muda. Se o bebê começar a ficar assustado, coloque e tire o
chapéu rapidamente e mostre que você ainda é a Mamãe/Papai. Se ele
continuar assustado, deixe para fazer o jogo mais tarde, em outra
ocasião.
Abra e Feche *
Durante vários meses, após o nascimento do bebê, ele tem o reflexo de
agarrar objetos com a palma da mão, mas apresenta dificuldade para
soltá-los. Esse jogo ajudará os bebês a conseguirem total controle das
mãos e do reflexo de agarrar.
Materiais:
• Brinquedos de tamanho médio, fáceis de serem agarrados pelo bebê, tais
como chocalhos, bichinhos de pelúcia, mordedores, blocos, e assim por
diante.
• Mesa ou cadeirão
• Agarrando e soltando
•Desenvolvimento motor fino
• Controle fino dos músculos
Modo de fazer:
1. Pegue vários brinquedos que possam ser agarrados e que caibam nas mãos do bebê.
2. Coloque o bebê no seu colo, perto da mesa ou do cadeirão.
3. Coloque um brinquedo perto do bebê, de modo que ele precise se esticar um pouquinho para alcançá-lo.
4. Estimule-o a pegar o brinquedo.
5. Depois de ele ter conseguido pegar o brinquedo e de ter se divertido
um pouquinho, separe os dedinhos gentilmente e retire o brinquedo.
6. Coloque o brinquedo de volta na mesa.
7. Enquanto as mãos do bebê estão livres, cante a seguinte canção ao
mesmo tempo em que abre, fecha e bate palmas com as mãozinhas.
Abra e Feche
Abra e feche, abra e feche,
Bata uma palminha!
Abra e feche, abra e feche
Coloque no colinho!
Segurança: Já que, com certeza, nessa fase os bebês levam à boca
todos os brinquedos, certifique-se de que os brinquedos estejam limpos e
não tenham nenhuma ponta afiada ou partes pequenas que possam se soltar
e fazer com que ele engasgue.
Serra-Serrador *
Em breve, o bebê perderá dois dos reflexos que tinha à época do
nascimento – o reflexo de agarrar e o “reflexo de boneca” (ou seja,
abrir os olhos quando se senta) – e ganhará maior controle de seus
movimentos. Enquanto ainda os tem, brinque com ele de Serra-Serrador
para aproveitar esses reflexos!
Materiais:
• Superfície macia e não escorregadia
• Suas mãos
• Antecipação e surpresa
• Agarrar
• Controle da cabeça e do pescoço
• Interação social
Modo de fazer:
1. Deite o bebê em uma superfície macia e não escorregadia, um carpete, por exemplo.
2. Sente-se de frente para ele, perto dos seus pezinhos.
3. Coloque os polegares nas palmas das mãos do bebê e deixe que ele os
agarre. Conforme ele segura os polegares, “enrole” seus dedos ao redor
da parte de trás das mãos do bebê.
4. Bem devagarzinho, puxe o bebê até que ele esteja sentado e cante: “Serra-Serrador”.
5. Dê um tempinho para o bebê apreciar a sua expressão de felicidade e para aproveitar a brincadeira, depois, recomece.
Segurança: Certifique-se
de segurar firmemente as mão do bebê para o caso de ele largá-las. Faça
os movimentos vagarosamente para não machucar o pescoçinho dele.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL I
• Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).
• Manusear revista e revistas infantis
• Histórias à vista das gravuras do livro ( histórias pequenas).
• Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.
• Fazer o reconto das histórias lidas ( professor)
• Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
• Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe
• Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente.
• Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando
estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você.
Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
• Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.
• Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
• Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
• Registrar a rotina no quadro.
• Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
• Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.
• Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
• Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
• Soltar objetos dentro de uma caixa.
• Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
• Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
• Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
• Saltar pequenos obstáculos.
• Bater bola no chão e agarrar em seguida.
• Encaixar blocos
• Encaixar blocos em orifícios diversos.
• Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens
simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.
• Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).
• Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um
passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu.
• Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.
• Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.
• Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.
• Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.
• Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo.
• Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.
• Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.
• Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.
• Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.
• Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos
(visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação.
• Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão.
• Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades.
• Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.
• Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.
• Brincar de entrar dentro de caixas de papelão.
• Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança
• Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.
• Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.
• Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.
MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS
• Jogos de borracha ou plástico desmontáveis.
• Brinquedos representativos de sua realidade (carrinhos, panelinhas, bonecas, bichinhos, etc.).
• Blocos diversos para montar.
• Cubos de diversos tamanhos.
• Lápis de cera, giz, pincéis, tintas, lápis de cor, etc.
• Espelho grande na parede.
• Brinquedos sonoros.
• Caixas com orifícios.
• Embalagens diversas, vazias.
• Fantoches.
• Bolas, bonecas, brinquedos para brincar de casinha.
• Caixas de papelão de vários tamanhos.
• Regador, brinquedos de puxar.
• Copos de plástico e potes de iogurte.
• Fichas com o nome dos alunos.
• Argolas coloridas.
• Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.)
• Brinquedos coloridos e sonoros.
• Instrumentos musicais.
• Painéis com vários estímulos para exploração.
• Papeis coloridos de texturas variadas.
• Revistas e revistas infantis.
• Massa plástica, lixas, etc.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL II
TODAS AS ATIVIDADES DO MATERNAL I E AINDA:
• Oferecer revistas com figuras diversas, tanto conhecidas como novas ampliando seu conhecimento.
• Identificar objetos e animais incompletos, solicitando que identifique a figura como um todo.
• Rasgar folhas de revista e tentar juntar reconstruindo a figura.
• Fazer a chamada utilizando a ficha com o nome próprio permitindo que a criança reconheça o seu nome no conjunto dos demais.
• Oferecer livros ilustrados com pequenas histórias para as crianças manusearem.
• Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.:
Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc.
• Oferecer objetos concretos, estimulando-os a discriminá-los.
• Oferecer embalagens vazias para que a criança possa empilhar, enfileirar ou brincar livremente.
• Mostrar o livro de história após Ter lido, solicitando que aponte personagens.
• Proporcionar oportunidades de ouvir músicas clássicas e populares.
• Memorizar pequenos trechos de poemas, parlendas ou canções.
• Oferecer caixas de diversos tamanhos e formas, para a criança enfileirar para a menor ou encaixar uma dentro da outra.
• Oferecer lápis de cor, canetas, giz de cera, giz colorido e papéis
diversos para a criança rabiscar livremente, sem levar em conta a grafia
do trabalho.
• Oferecer giz colorido para rabiscar no chão, no pátio e no quadro.
• Estabelecer e ler os combinados com a turma.
• Permitir que ela faça o reconto de pequenos trechos das histórias contadas pelo educador.
• Interagir com as crianças na hora da alimentação, dizendo o nome dos alimentos que lhes são oferecidos.
• Manusear revistas infantis e identificar alguns personagens.
• Rasgar, amassar, jornais e folhas de revistas, em seguida amassá-los.
• Brincar com corda passando por cima e por baixo da mesma.
• Cantar acompanhando o ritmo com instrumentos ou objetos que produzem sons.
• Percorrer linhas diversas desenhadas no chão ( retas, curvas, sinuosas, etc.).
• Imitar sons, gestos sugeridos por um modelo.
MATERIAIS PARA O MATERNAL II
TODOS OS USADOS NO MATERNAL I E MAIS:
• Jogos diversos de montar e desmontar.
• Jogos de madeira e plásticos desmontáveis.
• Massa de modelar e argila.
• Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc.
• Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc.
• Bolas de diversos tamanhos e cores.
• Casinha de boneca, corda.
• Jogos simples de completar figuras.
• Caixas de papelão de variados tamanhos.
• Quebra cabeça simples.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O BERÇÁRIO
• Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).
• Manusear revista e revistas infantis
• Histórias à vista das gravuras do livro ( histórias pequenas).
• Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.
• Fazer o reconto das histórias lidas ( professor)
• Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
• Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe
• Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente.
• Cantar ou recitar
parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a
criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança
bata palmas logo que comece a canção.
• Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.
• Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
• Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
• Registrar a rotina no quadro.
• Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
• Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.
• Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
• Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
• Soltar objetos dentro de uma caixa.
• Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
• Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
• Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
• Saltar pequenos obstáculos.
• Bater bola no chão e agarrar em seguida.
• Encaixar blocos