O
    que é uma Sala de Recursos Multifuncionais - SRMF?
São
    espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se
    realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE.
As
    SRMF possuem mobiliário, materiais didáticos e
    pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos
    específicos para o atendimento dos alunos que são público
    alvo da Educação Especial e que necessitam do AEE no
    contraturno escolar.
A
    organização e a administração deste espaço são de
    responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua
    neste serviço educacional deve ter formação para o
    exercício do magistério de nível básico e conhecimentos
    específicos de Educação Especial, adquiridos em cursos de
    aperfeiçoamento e de especialização.
O
    que é o atendimento educacional especializado (AEE)?
O
    atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da
    educação especial que identifica, elabora, e organiza
    recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as
    barreiras para a plena participação dos alunos,
    considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC,
    2008).
O
    ensino oferecido no atendimento educacional especializado é
    necessariamente diferente do ensino escolar e não pode
    caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou
    complementação das atividades escolares. São exemplos
    práticos de atendimento educacional especializado: o ensino
    da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código
    BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização
    de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação
    alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a
    orientação e mobilidade, a preparação e
    disponibilização ao aluno de material pedagógico
    acessível, entre outros.
O
    que é tecnologia assistiva e que relação ela tem com a
    Sala de Recursos Multifuncional ?
De
    acordo com a definição proposta pelo Comitê de Ajudas
    Técnicas (CAT), tecnologia assistiva "é uma área do
    conhecimento, de característica interdisciplinar, que
    engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias,
    práticas e serviços que objetivam promover a
    funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de
    pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade
    reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de
    vida e inclusão social. (CAT, 2007)
A
    tecnologia assistiva é um recurso ou uma estratégia
    utilizada para ampliar ou possibilitar a execução de uma
    atividade necessária e pretendida por uma pessoa com
    deficiência. Na perspectiva da educação inclusiva, a
    tecnologia assistiva é voltada a favorecer a participação
    do aluno com deficiência nas diversas atividades do
    cotidiano escolar, vinculadas aos objetivos educacionais
    comuns. São exemplos de tecnologia assistiva na escola os
    materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a
    comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade ao
    computador, os recursos para mobilidade, localização, a
    sinalização, o mobiliário que atenda às necessidades
    posturais, entre outros.
Como
    se organiza o serviço de tecnologia assistiva na perspectiva
    da educação inclusiva?
No
    atendimento educacional especializado, o professor fará,
    junto com o aluno, a identificação das barreiras que ele
    enfrenta no contexto educacional comum e que o impedem ou o
    limitam de participar dos desafios de aprendizagem na escola.
    Identificando esses "problemas" e também
    identificando as "habilidades do aluno", o
    professor pesquisará e implementará recursos ou
    estratégias que o auxiliarão, promovendo ou ampliando suas
    possibilidades de participação e atuação nas atividades,
    nas relações, na comunicação e nos espaços da escola. 
A
    sala de recursos multifuncional será o local apropriado para
    o aluno aprender a utilização das ferramentas de tecnologia
    assistiva, tendo em vista o desenvolvimento da autonomia.
    Não poderemos manter o recurso de tecnologia assistiva
    exclusivamente na sala multifuncional para que somente ali o
    aluno possa utilizá-lo. 
A
    tecnologia assistiva encontra sentido quando segue com o
    aluno, no contexto escolar comum, apoiando a sua
    escolarização. Portanto, o trabalho na sala se destina a
    avaliar a melhor alternativa de tecnologia assistiva,
    produzir material para o aluno e encaminhar estes recursos e
    materiais produzidos, para que eles sirvam ao aluno na escola
    comum, junto com a família e nos demais espaços que
    frequenta. 
São
    focos importantes do trabalho de tecnologia assistiva na
    perspectiva da educação inclusiva:
- a tecnologia assistiva numa proposição de educação para autonomia,
 
- a tecnologia assistiva como conhecimento aplicado para resolução de problemas funcionais enfrentados pelos alunos, e
 
- a tecnologia assistiva promovendo a ruptura de barreiras que impedem ou limitam a participação destes alunos nos desafios educacionais.
 
A
    tecnologia assistiva é uma área de atuação da educação
    ou é exclusiva da área clínica?
O
    tema da tecnologia assistiva nasceu associado à ideia de
    reabilitação e era inicialmente vinculado à prática de
    profissionais da saúde. A mudança de entendimento sobre o
    que é a deficiência e especialmente o novo modelo
    biopsicossocial e ecológico de compreendê-la como o
    resultado da interação do indivíduo, que possui uma
    alteração de estrutura e funcionamento do corpo, com as
    barreiras que estão impostas no meio em que vive;
    mostram-nos que os impedimentos de participação em
    atividades e a exclusão das pessoas com deficiência são
    hoje um problema de ordem social e tecnológica e não
    somente um problema médico ou de saúde. 
As
    grandes e mais importantes barreiras estão, muitas vezes, na
    falta de conhecimentos, de recursos tecnológicos, na não
    aplicação da legislação vigente, na forma como a
    sociedade está organizada de forma a ignorar as diferentes
    demandas de sua população.
Nesse
    sentido, o conceito e a prática da tecnologia assistiva
    também evolui saindo da concepção de recursos médicos ou
    clínicos para um bem de consumo de um usuário que busca um
    apoio tecnológico para resolução de um problema de ordem
    pessoal e funcional. Nessa perspectiva, o usuário deixa de
    ser um paciente e assume o papel de quem busca no âmbito da
    tecnologia assistiva a informação sobre o que é mais
    apropriado para suprir a sua deficiência e os recursos
    disponíveis para o seu caso específico. A tecnologia
    assistiva envolve hoje várias áreas do conhecimento tais
    como a saúde, a reabilitação, a educação, o design, a
    arquitetura, a engenharia, a informática, entre outras. 
A
    tecnologia assistiva é, acima de tudo, um recurso de seu
    usuário e a equipe coloca seu conhecimento à disposição
    para que ele encontre o recurso ou a estratégia que atenda a
    sua demanda de atuar e participar de tarefas e atividades de
    seu interesse. 
Na
    prática, em se tratando de crianças com deficiência, o
    lugar por excelência da atuação da tecnologia assistiva é
    a sala de recursos multifuncional, onde se oferece um
    serviço que identifica, elabora e disponibiliza recursos que
    ampliam a participação do aluno com deficiência nos
    desafios educacionais propostos pela escola comum.
Textos
    sobre o Atendimento Educacional Especializado.
- Política Nacional de Educação
            Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 
 - Atendimento Educacional Especializado
            e Laboratórios de Aprendizagem: O Que São e a Quem
            se Destinam (80kB)
 
Livros
    sobre o Atendimento Educacional Especializado.
- A Educação Especial na Perspectiva
            da Inclusão Escolar. O Atendimento Educacional
            Especializado para Alunos com Deficiência
            Intelectual
 - A Educação Especial na Perspectiva
            da Inclusão Escolar. Os alunos com deficiência
            visual, baixa visão e cegueira
 - A Educação Especial na Perspectiva
            da Inclusão Escolar. Abordagem Bilíngue na
            Escolarização de Pessoas com Surdez
 - A Educação Especial na Perspectiva
            da Inclusão Escolar. Surdocegueira e Deficiência
            Múltipla
 - A Educação Especial na Perspectiva
            da Inclusão Escolar. Recursos Pedagógicos
            Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa
 - A Educação Especial na Perspectiva
            da Inclusão Escolar. Orientação e mobilidade,
            adequação postural e acessibilidade espacial
 - A Educação Especial na Perspectiva
            da Inclusão Escolar. Livro Acessível e Informática
            Acessível
 - A Educação Especial na Perspectiva
            da Inclusão Escolar. Transtornos Globais do
            Desenvolvimento
 - A Educação Especial na Perspectiva
            da Inclusão Escolar. Altas
            Habilidades/Superdotação
 - AEE - Pessoa com Surdez
 - AEE - Deficiência Física
 - AEE - Deficiência Mental
 - AEE - Deficiência Visual
 - Manual de Acessibilidade
 - Portal de Ajudas Técnicas - Recursos
            Pedagógicos Adaptados
 

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