Asperger visto de dentro
A
síndrome de Asperger é um tipo de autismo, mas sem nenhum atraso ou
retardo no desenvolvimento e da linguagem. Quando adultos, os portadores
podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa que não possui a
síndrome. Há indivíduos com Asperger que se tornam professores
universitários. Alguns sintomas desta síndrome são:
· Interesses específicos ou preocupações com um tema, em detrimento de outras atividades;
· Peculiaridades na fala e na linguagem;
·
Padrões de pensamento lógico/técnico extensivo (às vezes comparado com
os traços de personalidade do personagem Spock de Jornada nas Estrelas);
· Comportamento socialmente e emocionalmente impróprio e problemas de interação interpessoal;
· Problemas com comunicação;
· Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados.
As
características mais comuns e importantes podem ser divididas em várias
categorias amplas: as dificuldades sociais, os interesses específicos e
intensos, e peculiaridades na fala e na linguagem. A principal
característica é a dificuldade com o convívio social. Os não-autistas
são capazes de captar informação sobre os estados emocionais de outras
pessoas pela expressão facial, linguagem corporal, humor e ironia. Já os
portadores de Asperger não têm essa capacidade, o que é às vezes
chamado de "cegueira emocional".
As
pessoas com Asperger não têm a habilidade natural de enxergar a
comunicação implícita da interação social, e podem não ter capacidade de
expressar seu próprio estado emocional, resultando em observações e
comentários que podem soar ofensivos apesar de bem-intencionados, ou na
impossibilidade de identificar o que é socialmente "aceitável". As
regras informais do convívio social que angustiam os portadores de
Asperger são descritas como "o currículo oculto". Os Aspergers precisam
aprender estas aptidões sociais intelectualmente de maneira clara, seca,
lógica como matemática, em vez de intuitivamente por meio da interação
emocional normal.
Este
fenômeno também é considerado uma carência de teoria da mente. Sem
isso, os indivíduos com Asperger não conseguem reconhecer nem entender
os pensamentos e sentimentos dos demais. Desprovidos dessa informação
intuitiva, não podem interpretar nem compreender os desejos ou intenções
dos outros e, portanto, são incapazes de prever o que se pode esperar
dos demais ou o que estes podem esperar deles. Isso geralmente leva a
comportamentos impróprios e anti-sociais:
·
Dificuldade em compreender as mensagens transmitidas por meio da
linguagem corporal: Aspergers geralmente não olham nos olhos, e quando
olham, não conseguem "ler" os olhos das outras pessoas.
·
Interpretar as palavras sempre em sentido literal: Aspergers têm
dificuldade em identificar o uso de coloquialismos, ironia, gírias,
sarcasmo e metáforas.
· Ser
considerado grosso, rude e ofensivo: propensos a comportamento
egocêntrico, Aspergers não captam indiretas e sinais de alerta de que
seu comportamento é inadequado à situação social.
·
Honestidade e ludibrio: Aspergers são geralmente considerados “honestos
demais”, “inocentes” ou “sem malícia” e têm dificuldade em enganar ou
mentir, mesmo à custa de magoar alguém.
·
Aperceber-se de erros sociais: à medida que os Aspergers amadurecem e
se tornam cientes de sua "cegueira emocional", começam a temer cometer
novos erros no comportamento social, e a autocrítica em relação a isso
pode crescer a ponto de se tornar fobia.
·
Paranóia: por causa da "cegueira emocional", pessoas com Asperger têm
problemas para distinguir a diferença entre atitudes deliberadas ou
casuais dos outros, o que por sua vez pode gerar uma paranóia.
·
Lidar com conflitos: ser incapaz de entender outros pontos de vista
pode levar a inflexibilidade e a uma incapacidade de negociar soluções
de conflitos. Uma vez que o conflito se resolva, o remorso pode não ser
evidente.
· Consciência de magoar os
outros: uma falta de empatia em geral leva a comportamentos ofensivos ou
insensíveis não-intencionais.
·
Consolar os outros: como carecem de intuição sobre os sentimentos
alheios, pessoas com Aspergers têm pouca compreensão sobre como consolar
alguém ou fazê-los se sentirem melhor.
·
Reconhecer sinais de enfado: a incapacidade de entender os interesses
alheios pode levar Aspergers a serem incompreensivos ou desatentos. Na
mão inversa, pessoas com Asperger geralmente não percebem quando o
interlocutor está entediado ou desinteressado.
·
Introspecção e autoconsciência: indivíduo com Asperger têm dificuldade
de entender seus próprios sentimentos ou o seu impacto nos sentimentos
alheios.
· Vestimenta e higiene
pessoal: pessoas com Asperger tendem a ser menos afetadas pela pressão
dos semelhantes do que outras. Como resultado, geralmente fazem tudo da
maneira que acham mais confortável, sem se importar com a opinião
alheia. Isto é válido principalmente em relação à forma de se vestir e
aos cuidados com a própria aparência.
·
Amor e rancor recíprocos: como Aspergers reagem mais pragmaticamente do
que emocionalmente, suas expressões de afeto e rancor são em geral
curtas e fracas.
· Compreensão de
embaraço e passo em falso: apesar do fato de pessoas com Asperger terem
compreensão intelectual de constrangimento e gafes, são incapazes de
aplicar estes conceitos no nível emocional.
·
Necessidade crítica: Aspergers sentem-se forçosamente compelidas a
corrigir erros, mesmo quando são cometidos por pessoas em posição de
autoridade, como um professor ou um chefe. Por isto, podem parecer
imprudentemente ofensivos.
·
Velocidade e qualidade do processamento das relações sociais: como
respondem às interações sociais com a razão e não intuição, Aspergers
tendem a processar informações de relacionamentos muito mais lentamente
do que o normal, levando a pausas ou demoras desproporcionais e
incômodas.
· Exaustão: quando um
indivíduo com Asperger começa a entender o processo de abstração,
precisa treinar um esforço deliberado e repetitivo para processar
informações de outra maneira. Isto muito freqüentemente leva a exaustão
mental.
Portadores
da Síndrome de Asperger pode ter problemas em compreender as emoções
alheias: as mensagens passadas pela expressão facial, olhares e gestual
não surtem efeito. Eles também podem ter dificuldades em demonstrar
empatia. Assim, Aspergers podem parecer egoístas, egocêntricos ou
insensíveis. Na maioria dos casos, estas percepções são injustas porque
os portadores da síndrome são neurologicamente incapazes de entender os
estados emocionais das pessoas à sua volta. É evidente que pessoas com
Asperger têm emoções! Mas a natureza concreta dos laços emocionais que
venham a ter pode parecer curiosa ou até ser uma causa de preocupação
para quem não compartilha da mesma perspectiva. O problema pode ser
exacerbado pelas respostas daqueles neurotípicos (não-autistas) que
interagem com portadores de Asperger. O aparente desapego emocional de
um paciente Asperger pode confundir e aborrecer uma pessoa neurotípica,
que por sua vez pode reagir ilógica e emocionalmente - reações que
vários Aspergers especialmente não toleram. Isto pode gerar um círculo
vicioso e às vezes desequilibram particularmente famílias de pessoas
Aspergers.
Pessoas com Asperger
tipicamente tem um modo de falar altamente "pedante", usando um registro
formal muitas vezes impróprio para o contexto. Uma criança de cinco
anos de idade com essa condição pode falar regularmente como se desse
uma palestra universitária, especialmente quando discorrer sobre seus
assuntos de interesse.
Crianças
com Asperger podem demonstrar aptidão avançadas demais para sua idade
em relação à fala, leitura, matemática, noções de espaço ou música, às
vezes no nível de "superdotados", mas estes talentos são
contrabalançados por retardamentos consideráveis no desenvolvimento de
outras funções cognitivas.
A Síndrome
de Asperger na criança pode se desenvolver como um nível de foco intenso
e obsessivo em assuntos de interesse. Algumas vezes, os interesses são
vitalícios; em outros casos, vão mudando a intervalos imprevisíveis. Em
qualquer caso, são normalmente um ou dois interesses de cada vez. Ao
perseguir estes interesses, portadores de Aspergers freqüentemente
manifestam argumentação extremamente sofisticada, um foco quase
obsessivo e uma memória impressionantemente boa para dados. Na escola,
podem ser considerados inaptos ou superdotados altamente inteligentes,
claramente capazes de superar seus colegas em seu campo do interesse, e
ainda assim constantemente desmotivados para fazer deveres de casa
comuns (às vezes até mesmo em suas próprias áreas de interesse).
Guia de Sobrevivência para Portadores da Síndrome de Asperger
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