"Os
 pais, por algumas vezes não se dão conta que, a dificuldade de 
aprendizagem e de comportamento da criança são resultados de uma 
desordem neurológica que as crianças não tem controle."
A
 Desordem no Processamento Sensorial é para o cérebro a mesma coisa que 
uma indigestão é para o estômago. A palavra "desordem" é utilizada como 
"má-função"; o que significa que o sistema nervoso não está trabalhando 
de uma forma eficiente e organizada dentro do corpo. "Sensorial" 
significa que a ineficiência do sistema nervoso afeta os sistemas 
sensorias que possuímos (tato, visão, audição, olfato, paladar, 
vestibular, proprioceptivo e interoceptivo). Com isso, o Sistema Nervoso
 Central não processa ou organiza a corrente de impulsos sensoriais que o
 corpo adquire no ambiente, e assim, não fornece uma precisa informação 
sobre quem somos "nós" e como "nós" interagimos com o mundo.
Quando
 o Sistema Nervoso não processa os inputs sensórias de maneira correta, o
 comportamento do indivíduo fica diretamente comprometido além de também
 comprometer a aprendizagem. Com isso, a pessoa que sofre com a Desordem
 do Processamento Sensorial não se sente confortável com ela mesma e não
 consegue cooperar com as demandas e o estresse do dia a dia.
Podemos comparar
 o cérebro com uma grande cidade e os impulsos neurais como o trânsito 
de carros nessa cidade. Um bom processamento sensorial faz com que o 
trânsito flua de forma organizada e tranquila, fazendo com que você 
chegue ao seu destino em tempo ideal. A desordem no Processamento 
Sensorial é como se fosse um trânsito parado e confuso em nosso cérebro.
 Alguns impulsos nervosos não saem do lugar e, assim, o nosso cérebro 
não consegue realizar seu trabalho de forma eficiente, já que para isto,
 falta estimulação nervosa para a maior compreensão do cérebro para a 
atividade. 
Sabemos
 pouco sobre as causas da Desordem do Processamento Sensorial mas, 
sabemos muito como tratar as características dela. Alguns pesquisadores 
observaram que certas crianças tinham uma predisposição hereditária para
 certos tipos de dificuldade de aprendizagem e atraso no 
desenvolvimento. Outros falam que grandes quantidades de toxinas no 
ambiente como, antibiótico, anti-inflamatório e outros elementos 
químicos que ingerimos, podem contribuir para o desenvolvimento da 
desordem. Para algumas crianças a combinação dos fatores hereditários 
com elementos químicos podem desenvolver o quadro, já que o sistema 
nervoso enquanto feto é bastante vulnerável. Além dessas possibilidades,
 existem também por falta de oxigênio no momento do parto e com crianças
 que são privadas de estimulação sensório-motora. 
Mesmo
 que a Desordem no Processamento Sensorial seja causada por uma 
irregularidade cerebral, a grande maioria dos neurologistas não detectam
 nenhuma dificuldade com a criança que apresenta pobre organização 
sensorial, já que eles sempre buscam por alguma irregularidade física ou
 por alguma doença que pode piorar com a medida do tempo, como por 
exemplo, um tumor ou mesmo uma doença. A Desordem no Processamento 
Sensorial não é detectada pelos exames neurológicos, pelo fato de ela 
não ser uma doença e nem algo que piore com o tempo e sim, os efeitos 
dessa desordem na vida de uma criança pode crescer cada dia mais. Um 
Neuropediatra por algumas vezes são mais familiares com a desordem 
sensorial e poderá sim, detectá-la e fazer um correto diagnóstico.
A
 Desordem no Processamento Sensorial seria muito mais fácil de 
detectá-la se todas as crianças apresentassem as mesmas características 
sempre. Terapeutas Ocupacionais treinados para a avaliação do 
processamento sensorial possuem um difícil trabalho na detecção do exato 
tipo de disfunção apresentado pela criança, já que todas elas tem seus 
próprios sinais e sintomas. Procurarei discutir com maior detalhes todos
 os tipos da Desordem do Processamento Sensorial em futuros textos. A 
abaixo, listo algumas características apresentadas pelas crianças de 
forma em geral:
- Distração e Hiperatividade;
 - Problemas com comportamento;
 - Atraso na fala e na linguagem;
 - Problemas com o tônus muscular e coordenação motora;
 - Dificuldade de aprendizado na escola;
 - Pobre organização.
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário