"Os
pais, por algumas vezes não se dão conta que, a dificuldade de
aprendizagem e de comportamento da criança são resultados de uma
desordem neurológica que as crianças não tem controle."
A
Desordem no Processamento Sensorial é para o cérebro a mesma coisa que
uma indigestão é para o estômago. A palavra "desordem" é utilizada como
"má-função"; o que significa que o sistema nervoso não está trabalhando
de uma forma eficiente e organizada dentro do corpo. "Sensorial"
significa que a ineficiência do sistema nervoso afeta os sistemas
sensorias que possuímos (tato, visão, audição, olfato, paladar,
vestibular, proprioceptivo e interoceptivo). Com isso, o Sistema Nervoso
Central não processa ou organiza a corrente de impulsos sensoriais que o
corpo adquire no ambiente, e assim, não fornece uma precisa informação
sobre quem somos "nós" e como "nós" interagimos com o mundo.
Quando
o Sistema Nervoso não processa os inputs sensórias de maneira correta, o
comportamento do indivíduo fica diretamente comprometido além de também
comprometer a aprendizagem. Com isso, a pessoa que sofre com a Desordem
do Processamento Sensorial não se sente confortável com ela mesma e não
consegue cooperar com as demandas e o estresse do dia a dia.
Podemos comparar
o cérebro com uma grande cidade e os impulsos neurais como o trânsito
de carros nessa cidade. Um bom processamento sensorial faz com que o
trânsito flua de forma organizada e tranquila, fazendo com que você
chegue ao seu destino em tempo ideal. A desordem no Processamento
Sensorial é como se fosse um trânsito parado e confuso em nosso cérebro.
Alguns impulsos nervosos não saem do lugar e, assim, o nosso cérebro
não consegue realizar seu trabalho de forma eficiente, já que para isto,
falta estimulação nervosa para a maior compreensão do cérebro para a
atividade.
Sabemos
pouco sobre as causas da Desordem do Processamento Sensorial mas,
sabemos muito como tratar as características dela. Alguns pesquisadores
observaram que certas crianças tinham uma predisposição hereditária para
certos tipos de dificuldade de aprendizagem e atraso no
desenvolvimento. Outros falam que grandes quantidades de toxinas no
ambiente como, antibiótico, anti-inflamatório e outros elementos
químicos que ingerimos, podem contribuir para o desenvolvimento da
desordem. Para algumas crianças a combinação dos fatores hereditários
com elementos químicos podem desenvolver o quadro, já que o sistema
nervoso enquanto feto é bastante vulnerável. Além dessas possibilidades,
existem também por falta de oxigênio no momento do parto e com crianças
que são privadas de estimulação sensório-motora.
Mesmo
que a Desordem no Processamento Sensorial seja causada por uma
irregularidade cerebral, a grande maioria dos neurologistas não detectam
nenhuma dificuldade com a criança que apresenta pobre organização
sensorial, já que eles sempre buscam por alguma irregularidade física ou
por alguma doença que pode piorar com a medida do tempo, como por
exemplo, um tumor ou mesmo uma doença. A Desordem no Processamento
Sensorial não é detectada pelos exames neurológicos, pelo fato de ela
não ser uma doença e nem algo que piore com o tempo e sim, os efeitos
dessa desordem na vida de uma criança pode crescer cada dia mais. Um
Neuropediatra por algumas vezes são mais familiares com a desordem
sensorial e poderá sim, detectá-la e fazer um correto diagnóstico.
A
Desordem no Processamento Sensorial seria muito mais fácil de
detectá-la se todas as crianças apresentassem as mesmas características
sempre. Terapeutas Ocupacionais treinados para a avaliação do
processamento sensorial possuem um difícil trabalho na detecção do exato
tipo de disfunção apresentado pela criança, já que todas elas tem seus
próprios sinais e sintomas. Procurarei discutir com maior detalhes todos
os tipos da Desordem do Processamento Sensorial em futuros textos. A
abaixo, listo algumas características apresentadas pelas crianças de
forma em geral:
- Distração e Hiperatividade;
- Problemas com comportamento;
- Atraso na fala e na linguagem;
- Problemas com o tônus muscular e coordenação motora;
- Dificuldade de aprendizado na escola;
- Pobre organização.
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