Os
distúrbios do processamento sensorial (DPS), anteriormente chamado de
distúrbio de integração sensorial (DIS) mais diagnosticado em
crianças, ocorre em crianças que apresenta dificuldade processamento
sensorial diante a resposta adequada ao estímulo. Uma criança pode
apresentar hipo ou hiper-resposta sensorial, incluindo visão, audição,
tato/proprioceptivo,vestibular,olfato e gustação. Profissionais de
Terapia Ocupacional especializado integração Sensorial contam com várias
ferramentas e listas de verificação para identificar questões
relacionadas com a desordem do processamento sensorial.
Disfunção Tátil
Uma criança com
hipersensibilidade ao toque pode reagir com dor ou desconforto a certas
texturas de roupas,tipos de calçados, meias, lençóis e toalhas. Eles
podem resistir a comer ou tocar certas texturas. Por outro lado, uma
criança com menos sensibilidade ao toque pode almejar excessivamente
alimentos picantes, beliscar ou se machucar, ou pode tocar certas
texturas repetidamente.
Disfunção Auditiva
As crianças que apresentam
disfunção auditivo, relacionado a DPS pode tapar os ouvidos e se queixam
sons mal ouvida por outros. Eles podem estar com medo de barulhos de
fundo regular, incluindo encerradeira,liquidificador ou cachorro
latindo. Em alternativa, as crianças não podem responder a alta, ruídos
alarmantes ou ser incapaz de identificar de onde o som se origina.
Disfunção Oral
Crianças que sofrem de disfunção
oral pode ser comedores exigentes, não gostam de ir ao dentista, têm
dificuldade em engolir ou mastigar, e queixam-se para escovar os
dentes. Eles também podem mastigar excessivamente em seus cabelos ou a
camisa, ou colocar as coisas em sua boca por muito tempo após os anos da
criança.
Disfunção Visual
Crianças com DPS pode lutar com
entrada visual. Eles podem queixar-se de certos tipos de luz ou de dias
ensolarados. Além disso, o movimento pode facilmente distraí-los,
fazendo-a perder o seu lugar ao ler ou jogar um jogo. Dificuldade
discriminação visual para diferenciar formas, cores e letras. Exemplos: Os
terapeutas ocupacionais trabalham também com a percepção visual, pois é
um aspecto importante de ser capaz de realizar ocupações da vida diária
em casa e na escola.
Há muitas atividades que você pode fazer com seu filho para ajudar a
melhorar suas habilidades visuais. Aqui estão apenas alguns exemplos
(Livro "Onde está Wally", jogo 7 erros). Na foto acima encontre todas as pessoas com camisetas roxas.
Disfunção Vestibular
As
dificuldades como o equilíbrio, a posição no espaço, o movimento e as
mudanças gravitacionais caracteriza a disfunção vestibular. As crianças
podem esbarrar em objetos, ter medo de balanços e escorregador. Eles
também podem almejar giro e com salto, ou nunca parecem ficar tonto.
Algumas crianças com disfunção vestibular parece desajeitado, incapaz de
aprender passos de dança ou jogos de movimento, ou têm poucas
habilidades motoras finas.
A disfunção olfatória
A disfunção olfatória, como parte do DPS, produz respostas extremas para odores comuns. Uma criança pode resistir a comer uma fruta comum, porque o cheiro incomoda. Algumas crianças com disfunção olfatória pode ficar enjoado com certos cheiros.
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