Compreendendo as necessidades especiais infantis
por Michael Meyerhoff, Ed.D. – traduzido por HowStuffWorks Brasil
Não há duas crianças com necessidades 
especiais iguais, nem as que têm necessidades 
especiais semelhantes. Nesta seção, vamos explorar as necessidades 
especiais variadas e saber como estimular uma criança com necessidades 
especiai e ajudá-la em no processo de seu desenvolvimento.
O papel dos pais
Dar amor e apoio
 –  as criança com necessidades especiais precisam de amor e apoio de 
seus pais, assim como qualquer criança. Algumas vezes, os pais ficam tão
 absorvidos pela necessidade de estimular seu filho e compensar sua 
deficiência que acabam esquecendo que a tarefa mais importante é amá-lo e
 gostar dele como ser humano. Quando uma criança vê que seus pais gostam
 de estar com ela, ela aumenta o valor que dá a si própria. Esse 
sentimento crescente de valor é uma medida importante do sucesso dos 
pais em criar uma criança com necessidade especial.
Estimule a independência
 – se você tem uma criança com necessidades especiais, seus objetivos 
são estimular a independência e ajudar seu filho a desenvolver um 
sentimento de valor e realização pessoal. Com terapia e jogos, você 
ajuda o seu filho a lidar com seu problema e realizar seu potencial 
completo. A quantidade de independência de seu filho vai depender, 
bastante, não apenas de qual necessidade especial ele possui, mas como 
você o deixa realizar sozinho cada estágio.
Todas as crianças 
passam por momentos em que parecem parar de melhorar ou quando podem até
 regredir um pouco. Esse pode ser um momento especialmente difícil para 
os pais, pois têm que aprender a avaliar o progresso de seu filho.
Concentre-se em 
objetivos a curto prazo – quando seu filho atingir um platô (estagnar 
seu desenvolvimento), olhe para trás e se concentre no quanto ele já 
progrediu. Este também pode ser um bom momento para esquecer objetivos a
 longo prazo e se concentrar nos objetivos a curto prazo: alimentar-se 
com as mãos, vestir-se, repetir a primeira palavra ou frase inteligível 
ou finalmente ir ao banheiro sozinho. Quando os pais concentram suas 
energias em um único objetivo a curto prazo, uma criança com necessidade
 especial pode começar a progredir novamente. Ao parar de observar como a
 criança lida com esses desafios, como se adapta a novas e maiores 
necessidades, os pais podem se ajudar a desenvolver expectativas 
realistas para seus filhos.
As crianças progridem 
mais quando os pais agem como seus advogados, escolhendo os métodos 
educacionais mais apropriados, definindo objetivos razoáveis e 
fornecendo um ambiente caloroso e protetor. Os pais deveriam enxergar a 
si próprios como parceiros dos profissionais na hora de planejar os 
cuidados de seus filhos com necessidades espaciais.
Estimulando o potencial de desenvolvimento
A partir do momento em 
que nascem, as crianças começam a aprender sobre o mundo ao seu redor. 
Elas aprendem através de seus movimentos e dos cinco sentidos. Quando um
 ou mais desses sentidos são danificados, a maneira como a criança vê o 
mundo é alterada e sua habilidade de aprender se altera. Mas com os 
avanços na medicina, tecnologia e nossa compreensão sobre como os bebês 
crescem e aprendem, podemos esperar desenvolvimento mental e físico 
muito maior de crianças com com necessidades especiais do que 
imaginávamos há uma década. O tamanho desse desenvolvimento depende da 
extensão da sua limitação, quão breve ela foi diagnosticada corretamente
 e o quão rapidamente a criança é colocada em um ambiente de estímulos 
apropriados. Crianças com limitações mentais, por exemplo, precisam de 
estímulos freqüentes e consistentes devido às suas dificuldades de 
concentração e memória. Elas também podem ter dificuldades de percepção 
que tornam difícil compreender o que está acontecendo ao redor e o 
motivo dessas coisas.
Concentre-se no sentido debilitado
 – em muitos casos, as habilidades da criança podem ser melhoradas ao 
estimular o sentido deficiente. Crianças com distrofia muscular, 
síndrome de Down e paralisia cerebral costumam se beneficiar de um 
programa de fisioterapia que exercite seus músculos. Exercitar as pernas
 e pés da criança com casos graves de espinha bífida os preparam para 
andar com aparelhos e muletas. Já as crianças surdas podem aprender a 
usar sua audição residual com a ajuda de equipamentos auditivos e 
treinamento auditivo que aumenta e expande sua habilidade de ouvir. As 
crianças cegas podem afiar seus outros sentidos para ajudar a compensar 
sua falta de visão, enquanto aprendem sobre o mundo. E, por último, as 
crianças com síndrome de Down e paralisia cerebral também podem se 
beneficiar de terapias visuais, auditivas e ocupacionais.
Trabalhe com um fisioterapeuta -
 (ou terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo) programas de 
estímulo preparados para crianças desde o nascimento até os três anos 
demonstraram que mesmo crianças com necessidades especiais graves podem 
aprender, crescer e participar do mundo que as cerca. Os pais podem 
guiar muitos dos exercícios desses programas sozinhos, mas quase sempre 
se beneficiam da supervisão de um terapeuta especializado. O seu posto 
de saúde, escola pública ou secretaria da saúde locais podem ter um 
programa de estímulo infantil adequado ou podem lhe recomendar um 
terapeuta especializado que pode visitar sua casa regularmente para 
ajudar seu filho e ensinar exercícios e jogos adequados para você. 
Hospitais universitários e organizações privadas que auxiliam crianças 
com necessidades especiais também são boas fontes de informação.
Use brincadeiras para 
explorar – brincadeiras são uma importante forma de aprendizado para 
todas as crianças. As crianças com necessidades especiais que não podem 
se movimentar para explorar sozinhas ainda têm a possibilidade de 
aprender sobre os arredores ao viajar com a família. Dentro de casa, ela
 pode ser carregada ou guiada de um cômodo a outro para tocar, sentir, 
ver, cheirar ou ouvir vários objetos. Crianças cegas podem usar suas 
mãos, rostos, pés e outras partes de seus corpos para explorar e 
aprender. E as surdas precisam de estímulos de linguagem constantes e, 
como todas as crianças, precisam ouvir explicações sobre o que está 
acontecendo ao seu redor. Figuras em livros e revistas são outra forma 
de expor essas crianças a lugares, pessoas, animais e formas de vida 
fora de seu círculo comum.
Brinquedos dão outro 
meio de compreender nossos corpos e o mundo. Crianças com necessidades 
especiais podem ter problemas para usar brinquedos convencionais, mas os
 pais podem adaptá-los às necessidades deles ou criar brinquedos 
apropriados. Muitas comunidades possuem brinquedotecas que funcionam 
como recurso para fornecer brinquedos projetados ou selecionados 
especialmente para crianças com necessidades especiais.
No entanto, não importa
 o quanto um pai ou uma mãe tente dar a seu filho, sempre há limites 
para o que eles podem conseguir sozinhos. Na próxima página, vamos 
observar as opções disponíveis para suprir as outras necessidades dessas
 crianças.
Construir e Incluir
http://construireincluir.blogspot.com/2011/05/estimulando-o-desenvolvimento-de-uma.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário