sábado, 18 de agosto de 2012

Sobre Autismo

O autismo é considerado uma desordem causada por uma alteração cerebral que produz dificuldade em três áreas: (1) Comunicação, (2) Relacionamento social e (3) Comportamentos repetitivos e inadequados. Ainda não se sabe ao certo a origem da alteração cerebral. No entanto, modernos tratamentos, como o método ABA, permitem à criança aprender a se comunicar e criar laços sociais.

autismo.jpg 

O autismo é uma desordem espectral, gradativa. Ou seja, as características observadas nas pessoas autistas também estão presentes, em menor grau, em pessoas com desenvolvimento típico. De forma semelhante, algumas desordens, como o transtorno de Rett, reúnem características exacerbadas do autismo.

Por ser espectral, algumas pessoas acreditam que o autismo não seja realmente uma doença, mas apenas uma característica humana como qualquer outra. De acordo com essa perspectiva, pode-se dizer que há pessoas com muita ou pouca altura e que há pessoas com muito ou pouco “autismo”. Independentemente de ser ou não uma doença, alguns cuidados e atividades podem tornar a vida de indivíduos diagnosticados com autismo mais produtiva (veja Autismo -Terapia, neste site).

MAIS SOBRE AS DIFICULDADES

Prejuízos na comunicação: Muitos autistas têm dificuldade em desenvolver um repertório verbal adequado para as exigências cotidianas. Suas frases podem conter poucas palavras e pode haver dificuldade em compreender a fala de terceiros.
Prejuízos em relacionamento social: A capacidade de compreender os sentimentos de outras pessoas é baixa nos autistas. Normalmente, outros elementos do meio, como objetos que giram ou televisão, são preferidos a contato social.
Prejuízos na relação com o ambiente: É comum que autistas executem comportamentos repetitivos e, em alguns casos, auto-lesivos. Supõe-se que um dos motivos por que esses comportamentos ocorrem seja a auto-estimulação que eles produzem.
Sensações: Alguns estudiosos afirmam que os autistas têm dificuldades em organizar os dados de sua percepção, ou até, percebem o mundo de forma diferente. Se esses estudiosos estiverem corretos, essa distorção perceptual poderia explicar, em parte, as dificuldades dos autistas, particularmente aqueles relacionadas à contato social e comportamentos repetitivos.

Essas dificuldades podem ser bastante amenizadas com terapia. Alguns autistas levam uma vida normal, em todos os sentidos. A participação dos pais é fundamental para esse sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário