sábado, 25 de agosto de 2012

Brinquedo premiado para crianças autistas: dica de material



A empresa de brinquedos Plano Thailandesa ganhou o prêmio de design ”Good Design Award 2011″ na categoria produtos para crianças. O brinquedo vencedor é  projetado para ajudar as crianças com “doenças do espectro autista” (entenda melhor o que é nesse post do Portal G1) a melhorar suas habilidades em reconhecer expressões faciais. Além disso, o brinquedo também ajuda as crianças a melhorar a coordenação motora fina e  envolve questões sensoriais como a tátil e a auditiva.
Muitas crianças com essa condição têm problemas em reconhecimento facial de emoções e melhorar este problema é o objectivo primordial do Build-a-Robot. Laura Chun, designer, foi inspirada na atração que as crianças têm por robôs. Além disso, ela se preocupou do brinquedo não parecer um brinquedo concebido para crianças com necessidades especiais, uma vez que apela a todas as crianças.
Build-a-Robot tem 4 tipos diferentes de cabeça, cada uma delas tem uma forma geométrica diferente e representa um rosto com as quatro emoções básicas: alegria, surpresa, raiva e tristeza. Para o uso desse brinquedo, a criança deve ter capacidade de trocar as cabeça para que o objetivo de coordenação e estimulação tátil e auditiva – o brinquedo faz barulho enquanto as cabeças são trocadas-  sejam promovidos. Existem também diferentes texturas dependendo do tipo de expressão facial, de modo que nós aumentamos a atenção tátil da criança.
É um brinquedo simples que atende seu objetivo de forma eficiente e também tem um preço muito acessível com menos de 30 €, você pode comprar na loja on-line da Amazon.
Definitivamente um prêmio merecido para um brinquedo simples, com uma função didática clara, válida para qualquer criança brincar com ele e com um preço acessível para todos os bolsos (claro que para nós brasileiros o Euro é mais caro, mas nossos leitores portugues hão de concordar que é um preço justo para um material premiado).
Vou confessar que me apaixonei…. Acho que é uma excelente dica para quem trabalha com crianças!

Aplausos para Build-a-Robot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário