Para lidar com indivíduos autistas, utilizamos o Método ABA (Applied Behavior Analysis
– Análise do Comportamento Aplicada). O método tem alta taxa de
sucessos e, por conta disso, o governo americano escolheu esse método
como o tratamento psicológico por excelência para indivíduos autistas.
Um movimento semelhante está acontecendo em São Paulo, no sentido de
pedir que o governo passe a dar auxílio financeiro a pais que desejem
tratar os filhos com o ABA.
O
trabalho com crianças autistas tem por objetivo integrar a criança à
comunidade da qual ela faz parte. Para isso, a intervenção é planejada e
executada cuidadosamente, abrangendo as atividades das crianças em
todos os ambientes freqüentados por ela: escola, casa, lazer, etc.
Também acompanha-se o trabalho do psiquiatra (quando existente), pois a
comunicação entre diferentes profissionais permitem um maior
conhecimento das habilidades da criança.
Antes da execução da intervenção, realiza-se uma avaliação do repertório
da criança, identificando seus pontos fortes e fracos. Com base na
avaliação, planos educacionais são criados, direcionados a dificuldades
de aprendizagem, dificuldades emocionais, e dificuldades sociais e de
comunicação. Os planos educacionais são particulares para cada criança,
garantindo adequação às suas necessidades e às suas preferências. Isso
permite um aprendizado estruturado, rápido e contínuo. São feitos de
modo que os objetivos a serem alcançados sejam claros e observáveis,
permitindo que os pais acompanhem de perto o sucesso da intervenção. A
análise do comportamento tem demonstrado ser possível ensinar qualquer
tipo de habilidade para a criança, inclusive o reconhecimento de
emoções e o comportamento emocional propriamente dito.
Dois tipos de comportamento recebem atenção especial: habilidades
sociais e de comunicação e habilidades A interação social é trabalhada
por meio de atividades de brincadeiras e reconhecimento de expressões e
sentimentos. Durante toda a terapia, e no acompanhamento escolar,
atenção social intensa é dada à criança, de modo a tornar a interação
com o outro interessante.
As habilidades de comunicação, por sua vez, são ensinadas passo a
passo, iniciando pelo aprendizado de pedidos e repetição de palavras.
Depois, avança-se para nomeações e formação de frases simples. Em
seguida, começa-se o treino de conversação. Finalmente, programa-se o
ambiente para a ocorrência de diálogos espontâneos com a criança. Além
da interação social e da comunicação, trabalha-se desenvolvimento
acadêmico e redução de comportamentos disruptivos e estereotipias.
Paralelamente ao trabalho terapêutico, os pais e profissionais que lidam com as crianças recebem treinamento em análise do comportamento,
tornando-se hábeis na produção e manutenção de comportamentos
adequados e nas técnicas para redução de freqüência dos comportamentos
inadequados, além de se tornarem aptos a avaliar o desenvolvimento da
criança passo a passo. Caso a criança freqüente a escola, acompanha-se
seu comportamento no ambiente acadêmico, favorecendo uma mudança mais
rápida.
Trabalhamos em todo o Brasil. Visitamos as famílias em suas cidades e
realizamos treinamento especializado e acompanhamento mensal ou
bimestral presencial, além de acompanhamento online ou por telefone.
Também oferecemos Orientação a Pais de Crianças Autistas.
Para contratar ou saber mais sobre os serviços, entre em contato com nossa Equipe.
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