A
Síndrome de Asperger faz parte dos Transtornos Invasivos do
Desenvolvimento e traduz-se por alterações concomitantes em duas áreas, o
comportamento social e interesses. É considerada como o transtorno mais
evoluído sobre o continuum autístico. Nem todas as pessoas com Síndrome
de Asperger são iguais, da mesma forma que cada um possui a sua
personalidade, e também as características mais “típicas” desta síndrome
se manifestam de um modo específico em cada pessoa.
Indivíduos
com Síndrome de Asperger podem apresentar gestos bizarros, peculiares
ou estranhos. Frequentemente apresentam tiques ou mímicas faciais
bizarras. Os gestos poderão ser desajeitados ou estranhos, com
freqüência a expressão facial é pobre, por vezes aproximam-se demasiado
do interlocutor, andam aos encontrões às pessoas e aos móveis.
Os movimentos ou sons repetidos, rítmicos, podem ser confundidos com tiques: abanar as mãos (flapping);
andar em ponta dos pés, correr sem sentido, balanceamentos, correr em
círculo, maneirismo com os dedos, gesticular com os dedos, sapateado,
movimentos tipo masturbatórios, movimentos tipo lavar as mãos, abanar a
cabeça, movimentos semelhantes ao nadar crawl, movimentos dos
globos oculares, tapar as orelhas com as mãos, puxar as orelhas, enrolar
o próprio cabelo ou dos outros, rolar objetos, como rodas de carros,
lápis, bolas, etc; torcer objetos, imitar sons de animais ou de
máquinas, imitar vozes dos desenhos animados, anúncios, etc. Possuem
movimentos rígidos e um modo de andar “desengonçado”, não tendo jeito
para jogos que envolvam atividade física, e apresentam problemas de
motricidade fina que podem originar dificuldades no uso de lápis e
outros materiais, comprometendo a rapidez da escrita e a capacidade para
desenhar.
Outro
comportamento característico consiste em alinhar objetos,
milimetricamente, por vezes segundo determinada ordem e sem qualquer
justificação prática, como por exemplo carros, cadeiras, pedras, etc.
São
características comportamentais típicas as rotinas e os rituais
rígidos, como por exemplo sentar-se sempre no mesmo lugar para refeição,
mudar o pijama no mesmo dia da semana, tomar banho em determinado dia
ou hora, lavar os dentes em determinada hora e posição, ir sempre pelo
mesmo caminho para a escola, comer determinados alimentos numa
determinada ordem ou apenas alguns alimentos, na presença de
determinados objetos, etc. Sentem uma grande ansiedade quando acontecem
mudanças nas suas rotinas.
O
contato ocular é peculiar, pode ser evitante, na opinião de familiares
“não olham para os outros ou desviam o olhar”; ou apresentam uma fixação
intensa do olhar no interlocutor. Alguns não gostam do contato físico, preferem um relacionamento mais distante com as pessoas que lhes estão próximas.
Indivíduos
com Síndrome de Asperger têm uma inteligência média, abaixo ou superior
à média (especialmente no domínio verbal), com maiores dificuldades na
capacidade de compreensão e nos níveis de raciocínios mais elaborados, e
uma excelente capacidade de memória. Normalmente fazem interpretações e
análises muito literais, apresentando uma visão muito concreta e um
grau de abstração muito pobre. Algumas pessoas com esta síndrome possuem
um estilo de linguagem pedante, com vocabulário e expressões fora do
normal para a idade, que dão a falsa imagem de que compreendem o que
estão dizendo, quando na realidade apenas estão a repetir o que ouviram
ou leram. Sua singularidade intelectual associada aos interesses
obsessivos, podem trazer-lhes grandes sucessos na vida profissional. As
crianças com Síndrome de Asperger possuem a inteligência necessária
para fazer parte de uma turma do ensino regular, mas freqüentemente não
possuem os recursos emocionais para enfrentar as exigências da mesma.
Muito
frequentemente apresentam um grande fascínio por movimentos, sobretudo
repetitivos (girar de uma roda, máquinas de lavar roupas, ventoinhas,
hélices dos aviões, gira-discos, insetos voadores, etc); por luzes,
objetos brilhantes, rotativos das ambulâncias, espelhos, superfícies
brilhantes, etc. Em alguns casos, está descrito um fascínio por números e
ordenações numéricas: horários, mapas, tabuadas, fórmulas químicas,
contagem de palavras, datas de aniversário, etc.
Uma
das mais interessantes e prevalentes características comportamentais
consistem em fascínios por determinados temas, como marcas de carros,
carros de bombeiros, lagartixas, vacas, sinais de transito, etc.
O
desenvolvimento da linguagem não apresenta um atraso significativo,
porém é freqüente referido um aparecimento tardio da linguagem, mas
pelos cinco anos de idade não se verificam grandes desvios da
normalidade. São freqüentes conversas sem nexo, sem sentido,
desajustadas aos temas evocados que correspondem à perturbação de
linguagem semântico-pragmática. Com grande freqüência manifestam
dificuldades na compreensão verbal e uma utilização tardia, ou não
utilização, dos pronomes pessoais. A prosódia pode ser bizarra,
peculiar, estranha, pedante ou excêntrica, com um timbre, ritmo ou
entonação invulgares, em regra monótona, com precisão excessiva de cada
sílaba.
Segundo
Tony Attwood, psicólogo clínico, algumas pessoas com Síndrome de
Asperger têm a capacidade de criar sua própria forma de linguagem,
conhecido como neologismo. Ele descreve essa capacidade como “um dos
aspectos benquistos e genuinamente criativos da Síndrome de Asperger”.
Daniel Tammet, com Síndrome de Asperger e Síndrome Savant, descreve em
sua autobiografia a criação de uma língua própria, chamada de “mänti”, com uma gramática elaborada e um vocabulário de mais de mil palavras.
Alguns
pesquisadores acreditam que Síndrome de Asperger seja a mesma coisa que
autismo de alto funcionamento, isto é, com inteligência preservada.
Outros acreditam que no autismo de alto funcionamento há atraso na
aquisição da fala, e na Síndrome de Asperger, não. Muitas pessoas
acreditam que a importância da diferenciação entre Síndrome de Asperger e
Autismo de Alto Funcionamento seja mais de cunho jurídico do que
propriamente para escolhas relacionadas ao tratamento. Por um lado, para
algumas pessoas dizer, que alguém é portador de Síndrome de Asperger
parece mais leve e menos grave do que ser portador de Autismo, mesmo que
de alto funcionamento, embora isto seja provavelmente uma ilusão. Por
outro lado, associações de Autismo em todo o mundo alegam que esta
divisão em duas patologias diferentes enfraquece um movimento que
necessita de tanto apoio como o dos que trabalham pelo Autismo.
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