segunda-feira, 1 de julho de 2013

Síndrome de Asperger: Sinais de alerta

AspergerNão há duas crianças com Síndrome de Asperger  iguais. Porque é  um espectro, há diferenças sutis entre cada caso, tornando o diagnóstico difícil, e erros de diagnóstico preocupante e comuns. A intervenção precoce é  um caminho para ajudar as crianças, por isso é importante que os pais se mantenham informados sobre os principais indicadores.
Tenha em mente, no entanto, se o seu filho  tem as bandeiras vermelhas mencionadas, não significa necessariamente que eles têm síndrome de Asperger. O diagnóstico é um trabalho para um médico, mas estas são algumas orientações para os pais estarem cientes.
Aqui estão cinco perguntas que os pais devem se perguntar:
1. Como o meu filho brinca com outras crianças?
Os médicos agora dizem que esta é a questão fundamental quando se lida com uma criança que pode ter um transtorno do desenvolvimento.
 Não é possível para as crianças com Asperger fingir em brincadeirasO pensamento abstrato e criativo não vem naturalmente a eles. Então, ao invés de imaginar uma cena na brincadeira, uma criança com síndrome de Asperger, muitas vezes, cita trechos de filmes, livros ou programas de TV, geralmente de forma literal. Muitos pais confundem a encenação como rico "jogo de faz de conta " porque ouvem o vocabulário extenso e o intrincado diálogo.
Os pais também podem não perceber o brincar de seu filho em casa, o que é muito diferente do que é no parque infantil. Eles tendem a supor que, se seu filho brinca e jogue muito bem em casa com eles, então 'eles devem brincar bem com as outras crianças também'. Mas os adultos tendem a seguir os seus próprios filhos, e irá atender às suas necessidades durante as brincadeiras.
"Tente imaginar brincando com eles como se tivesse 5 anos de idade, e não como um adulto", aconselha Dr. Laurie Leventhal-Belfer, psicólogo licenciado ", e ver como as coisas vão, quando você tentar "mudar as coisas na brincadeira."
Testar a reação de seu filho e mudar o jogo, trazendo um novo personagem para a cena, ou dizer-lhe que você quer brincar com brinquedos diferentes. Isso vai ser muito difícil para as crianças com Asperger. Eles estão acostumados a rotina, e muitas vezes relutam em face da mudança.
Comum equivoco: Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) A característica "perfeccionista" é muito comum em crianças de Asperger. Muitos de seus maneirismos são semelhantes aos do TOC, e pode ser visto durante a brincadeira, por exemplo, quando uma criança sempre  alinha seus blocos em ordem alfabética ou do maior para o menor.
2. Que tipo de conversas meu filho tem?
O diálogo verbal é outro indicador chave. Crianças com Asperger tendem a ter conversas unilaterais com os seus pares. A conversa irá ser conduzido apenas por uma criança  Asperger, ou ela vai acabar de repente.
"Tem crianças que só quer falar  sobre sua área de interesse", e eles sabem do assunto dentro para fora e de trás pra frente'. Pode ser ciência, ou carros, ou no ano anterior poderia ter sido dinossauros. Ele poderia continuar por 15 minutos com grande detalhes. explica o Dr. Alice Locke Chezar, MFT, ATR, terapeuta de família.
Isso Faz com que as crianças  Asperger falem apenas com concreto vocabulário, intelectual sobre temas que eles aprenderam. Conversa fiada continua a ser um conceito estranho para crianças  com Asperger. Eles devem trabalhar com fonoaudiólogos, e são essencialmente ensinados de como ter uma conversa normal, todos os dias.
 Comum equivoco: Atrasos na fala Na verdade, essa característica é comum entre quase todos os transtornos do desenvolvimento. Mas as crianças  Asperger não têm atraso de linguagem típica, eles simplesmente não veem a necessidade de conversar ou interagir com outras pessoas.
3. O meu filho parece academicamente talentoso?
Muitos pais de crianças com Asperger inicialmente pensam que seu filho é talentoso ou brilhante, sem perceber que pode haver algo mais acontecendo.
Ter uma área específica de interesse é uma das características mais comuns na SA. As crianças só se tornará falante quando sua área de interesse é levantada, geralmente com adultos. Estas crianças tendem a ter QI muito alto em matemática e ciências, são 'indivíduos  concretos e não-abstratos'
Quando comecei a trabalhar com Leventhal-Belfer (criança Asperger), ela teve uma palavra aos 4 anos de idade, "Dr. Laurie você conseguiu ações de hoje? O mercado está subindo." é está pequena criança bem versado no mercado de ações? Não. Acontece que seu pai era um corretor da bolsa. Ele poderia facilmente repetir coisas que ele tinha ouvido seu pai dizendo.
Comum equivoco: Superdotado
Porque  crianças SA têm  grande memória e são hiper-focalizado, eles tendem a se destacar na escola, e muitos deles cair entre as rachaduras porque sua luta principal é com a interação social.
4. O meu filho consegue tolerar quando perde?
Muitas pessoas associam a violência e birras com autismo, e enquanto as crianças com Asperger  tendem a ser doce,  em uma base diária. A maioria de seus acessos de raiva ocorrem por causa da mudança. Se alguém não está jogando pelas regras de um jogo, ou se alguém não concorda com a criança sobre o seu tema de interesse, uma erupção grave pode ocorrer.
"Muitas vezes, essas crianças têm enormes colapsos, que todas as crianças fazem, até certo ponto", diz Leventhal-Belfer, "mas estes continuar por um bom tempo...
Para evitar uma birra, muitos pais brincam pelas regras de seus filhos. Mas isso não ajuda a criança a lidar no mundo real. Por exemplo, as crianças com síndrome de Asperger tendem a ser excessivamente crítico dos outros, e pode levar esses hábitos na vida adulta, se eles não recebem a intervenção e treinamento para ajudá-los a lidar com a mudança.
 Comum equivoco: Ansiedade.
Variações sempre trará Ansiedade em crianças com Asperger, mas a ansiedade não é a raiz do problema.
5. Eles fazem contato com os olhos enquanto fala?
Este é um dos primeiros sinais de alerta para o autismo e síndrome de Asperger.
"Se você olhar para um bebê, e você olha em seus olhos, eles vão segui-lo", explica Leventhal-Belfer, "Então você tem "danças sociais", e interações sociais desde o nascimento."
Essa ideia de contato com os olhos não é natural para as crianças com Asperger. Mesmo os pequenos gestos sutis de comunicação, como um aceno ou um sorriso durante a conversa tem que ser aprendido.
Comum equivoco:: Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Quando eles estão fora em seu próprio mundo, olhando para as plantas ou o teto, eles parecem distraídos. Muitas vezes, eles fica inquietos, como crianças com TDAH, mas a inquietação com síndrome de Asperger é um resultado de mudança ou um novo ambiente.
---
Referencia: Texto traduzido e adaptado Livremente Fonte 
Nota Se você desconfia que seu filho possa ter Síndrome de Asperger Procure um neuropediatra especialista em atendimento em crianças do Espectro Autista para uma avaliação e acompanhamento detalhado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário