quarta-feira, 10 de julho de 2013

Para mergulhar no universo do espectro autista...

... livros “Olhe nos meus olhos” e “Nascido em um dia azul”
 


Estes livros autobiográficos são apaixonantes, inspiradores e capazes de nos ensinar sobre a Síndrome de Asperger e nos instigar a apostar nas potencialidades do autista.

crianca_livro_olhos“Olhe nos meus olhos” é um livro divertido e bem-humorado. Traz a história de John Elder Robinson, criador das guitarras pirotécnicas do grupo de rock Kiss. John narra memórias antigas, conta como se relacionava com as outras crianças e seus sentimentos diante delas, nos levando a entender seu estranhamento por não ser compreendido. Sua habilidade com eletrônica favoreceu que saísse de casa aos 17 anos para construir uma vida independente. O livro nos leva a um passeio por seu esforço em se relacionar (John casa-se por duas vezes, mantém um emprego estável, faz amizades duradouras) e a acompanhá-lo na aventura da paternidade e seus impactos. Se quiser saber mais sobre a história de John, recomendamos também a autobiografia “Correndo com tesouras” de autoria do seu irmão Augusten Burroughs.
 ciranca_livro_dia_azul“Nascido em um dia azul” conta a história de Daniel Tammet, matematicamente genial, enxadrista excepcional, famoso por seu recorde ao citar mais de 22.000 dígitos do número Pi e fluente em aproximadamente 11 idiomas. Mas o essencial do texto não são suas conquistas acadêmicas. O mais tocante é seu esforço para se relacionar. Daniel não entendia o prazer das outras crianças em brincar ou correr, ele preferia ficar olhando uma fila de joaninhas no chão. Ele nos conta os caminhos para driblar suas dificuldades de relacionamento, de entender as sutilezas da linguagem, das ironias e das piadas, e as estratégias objetivas para decodificar as suas emoções e as do outro. Somos convidados (e aceitamos felizes) a conhecer o seu universo particular, povoado por imagens, números, cores e ficções. Emocionamo-nos com o casamento de Daniel e seu companheiro, desde o contato virtual e os primeiros encontros até a construção da rotina. 
São dois livros corajosos que trazem a marca do otimismo, levando-nos  fundo no universo tão particular de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário