quarta-feira, 10 de julho de 2013

MATERIAIS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO PROGRAMA SON-RISE®

 Queridos Pais, Estamos tão animado para oferecer-lhe as informações a seguir para ajudar você a criar o quarto de brincar mais emocionante, atraente e de crescimento inspirador possível. Se você está apenas começando a construir,  ou  já estabeleceu ou simplesmente precisa de um guia, as informações a seguir contém uma riqueza de idéias para você. Sentimo-nos honrados em apoiá-lo desta maneira, sabendo que todos estão criando seus próprios milagres nos quatro cantos do mundo com suas crianças.

O pacote anexado inclui informações sobre os brinquedos mais duráveis e mais úteis que temos encontrado para inspirar interação e crescimento. Nós testamos esses brinquedos em nossos próprios playrooms, e esperamos que eles inspirem a criatividade para você como eles têm inspirado a nós. A maioria dos brinquedos que temos incluídos nesta lista são fabricados nos Estados Unidos. No entanto, muitos estão disponíveis através de vários distribuidores internacionais. Nossa intenção é dar-lhes um ponto de partida no qual vocês possam encontrar os itens que desejam para os  seus playrooms.
Todos nós enviamos a vocês  o nosso amor e nossos melhores votos. Sentimo-nos honrados por fazer parte de suas jornadas e considerar cada um de vocês para fazer parte da nossa imensa  família, mesmo aquelas que nós ainda não conhecemos.  Desejamos o maior prazer, alegria e muitos risos enquanto vocês passam seu tempo em seus playrooms com as suas crianças incríveis. Estamos torcendo por você! Com amor
Kate Wilde
Diretora  de  Intensivos
The Autism Treatment Center of America™

MATERIAIS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL  DO PROGRAMA SON-RISE®

As informações a seguir se destinam a ajudá-lo a equipar  o seu quarto de brincar com os brinquedos e materiais que o ajudarão a criar uma maior interação com seu filho. Assim que os pais começam a criar  o “playroom” (quarto de brincar) para seus filhos, muitas vezes perguntam: "Que tipo de brinquedos  vai ajudar mais o meu filho a interagir comigo? Quantos brinquedos devo ter? Como eu sei que um brinquedo será seguro para o meu filho? Onde posso encontrar brinquedos úteis? ".Por mais de 20 anos, temos trabalhado com as crianças desde a idade de 9 meses até aos 53 anos e temos criado uma compreensão abrangente de itens (brinquedos e materiais) que na sua  maioria, aumentam a capacidade de uma criança crescer e aprender. Temos também visitado várias casas com seus quartos de brincar/playrooms do Programa Son-Rise ® e encontramo-los cheios de brinquedos que não incentivam as crianças a interagir com as pessoas, temos frequentemente encontrado muitos brinquedos que realmente prejudicam  o potencial de interação. Nós compilamos as informações abaixo para ajudá-lo a equipar o seu quarto de brincar  com brinquedos seguros, duráveis e que ajudarão a facilitar a interação de várias maneiras.
Nós passamos muito tempo procurando em centenas de catálogos de brinquedos, pesquisando na internet, visitando feiras internacionais e entrando em contato com fabricantes de brinquedos do mundo todo  para encontrar os brinquedos que acreditamos serem os mais eficazes para usar no quarto de brincar do Programa Son-Rise ®. Em seguida, recolheram amostras de cada um destes brinquedos e  os testamos por muitas horas, com muitas crianças diferentes, nos playrooms do Centro de Tratamento de Autismo da América ™. Os brinquedos  com os quais fizemos estes  rigorosos testes estão agrupados  abaixo para ajudá-lo na configuração do seu próprio quarto de brincar do Programa Son-Rise ®. A lista a seguir não pretende ser uma referência exaustiva de brinquedos, mas para oferecer um ponto de partida em sua busca e também fornecer orientações para ajudar a avaliar a utilidade de qualquer brinquedo novo.
Os brinquedos listados abaixo foram todostestados para atender os seguintes critérios: 1. Durável: Nossa experiência com crianças com autismo e outros desafios relacionados ao  desenvolvimento tem nos mostrado que os brinquedos precisam ser resistentes (não quebráveis) ao serem jogados, mastigados e dobrados em formas novas! Cada um dos brinquedos abaixo passou nos nossos testes de durabilidade.

2. Sem distração: o quarto é projetado para não distrair e não superestimular a criança. Os brinquedos no quarto dessa maneira também não devem distrair a criança. Os brinquedos não devem ter cores luminosas ou luzes que piscam ou que tenham adesivos ou componentes muitos pequenos. Nem devem fazer barulho. (sem nós estarmos envolvidos).

3. Estimular a criatividade: como nós ajudamos a criança a se tornar mais flexível, pensar mais criativamente e participar de brincadeiras/jogos imaginativos, descobrimos que é útil trabalhar com brinquedos que apoiem esse objetivo. Dessa maneira os brinquedos que nós listamos podem ser usados de maneiras variadas.

4. Incentivam a interação: A maioria dos brinquedos que estão no mercado são projetados para ocupar a criança enquanto seus pais estão ocupados .Nós queremos o contrário! Apesar de a criança gostar de algo exclusivo, e ela continuará gostando independentemente dos brinquedos disponíveis; esta lista representa os brinquedos que temos encontrado que tendem a promover a brincadeira interativa em vez de incentivar o jogo solitário. Por exemplo, uma criança pode brincar sozinha com um fantoche, mas pode achá-lo mais divertido quando você este brinquedo. O fantoche lhe proporciona então, uma oportunidade de se tornar uma parte do interesse da criança.

Se houver brinquedos em especial que você sabe que sua criança gosta ("ou  mesmo as que usa nos ismos”), excluindo brinquedos que são operados por baterias ou as grandes quantidades de areia, feijão ou água, nós sugerimos que você tenha esses brinquedos disponíveis no quarto de brincar para o seu filho brincar. 

Nós sugerimos que você coloque os brinquedos dos "ismos" da criança no Quarto de Brincar com moderação (cautela). Por exemplo, se o “ismo” da criança for trens e tiver 50 trens, diminua para cerca de 6 trens para o quarto de brincar.Se a criança gosta de barbante ( nos “ismos”) faça com que tenha  um par deles no quarto de brincar ,em vez de uma cesta inteira. Nós não pensamos que é necessário ter 2 de cada brinquedo, mas sugiro que você tenha 2 de cada brinquedo que você brinca em especial , com seu filho, de modo que você possa participar (se juntar) exatamente com o mesmo brinquedo.

Muitos pais também perguntaram quantos brinquedos devem ter no quarto. O objetivo é fornecer uma variedade de brinquedos diferentes, enquanto garante que é fácil para você e seu filho verem o que você tem nas prateleiras e localizar um brinquedo. Nossos playrooms têm 3 prateleiras de 2 metros de comprimento, com uma parte sem brinquedos onde colocamos os aperitivos/petiscos, as bebidas, as roupas (trocas extras),fraldas, etc.

FANTASIAS:
Kit de disfarces - Óculos engraçados, narizes falsos, orelhas postiças (grandes) e mais outras coisas que chamem a atenção da criança para o seu rosto.
Tinta facial - não-tóxica,lavável e de cores brilhantes farão com que olhar para você seja divertido;
Chapéu multi-chifres - divertido de ver, tocar e vestir.
Chapéu de feiticeiro - atrai a atenção para seu rosto e pode ser usado em brincadeiras imaginárias.
Capa preta - Outro item com múltiplas possibilidades de vestir-se.
Roupa de bombeiro* -úteis em muitos cenários imaginários.
(*adaptar as fantasias de acordo com as preferências de cada país).
INSTRUMENTOS MUSICAIS:
Gaitas- Fácil de tocar, divertido de ouvir e incentiva o desenvolvimento motor-oral.
Balde de percussão - para brincar de tocar, bater, para sentar, subir, fazer de barquinho - as possibilidades são infinitas quando você usa a sua imaginação!
Baquetas /varas para percussão - de madeira sólida, bem acolchoada, com feltro macio para permitir bater em diversos objetos sem causar danos.
Ritmo do Jogo- Uma coleção de vários instrumentos de percussão para fazer a sua própria banda!
ESPORTES/ COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA & DESENVOLVIMENTO SENSORIAL:
Bolas para exercícios (Pilates ou de Fisioterapia)- Recomendamos duas delas para saltar, rolar, jogar/arremessar, fazer de avião, etc.
Bolas Envolventes - Uma bola de futebol, basquete (ou futebol americano), todas pequenas o suficiente para serem pegas por mãozinhas pequenas e suficientemente macias serem “gentis” com suas janelas.
Jogos de Boliche - Pinos macios e bolas molinhas para a prática de coordenação olho-mão e muitas outras atividades criativas. (As crianças fazem excelentes “sorvetes” com os pinos!)

Arranca a Tira /Tira a etiqueta) “Rip Tag” - faixas de velcro com tiras coloridas para jogos ou brincadeiras do tipo “pega-pega”. As tiras são feitas de tecido durável para brincadeiras e jogos físicos bem enérgicos que podem ser interativos ou criativos. Exemplo de como usar esse brinquedo: Brincadeiras do Programa Son-Rise: Rip Tag -http://www.youtube.com/watch?v=6QdISayQQ5A - Descrição da brincadeira: Uma das chaves para ajudar os nossos filhos crescer socialmente é motivar as crianças a interagir. As crianças aprendem mais quando estão motivadas. Este jogo incorpora todos os tipos de motivações físicas - para as nossas crianças que são motivados por cócegas, sendo perseguidas, por apertões, ou por cócegas só com as unhas (tipo coceiras ou leves arranhões),etc.)
Luna Stick( Malabarismo)- m divertido jogo (estilo malabarismo) de alto nível físico para ajudar na coordenação olho-mão e na atenção compartilhada.
Nota: http://www.youtube.com/watch?v=3jboOBK-XBs  e  http://www.youtube.com/watch?v=7zU7HBLM9qY&feature=related
Bolha de sabão(Bubbles):Estas bolhas não são por gotejamento, não derramam. São perfeitas para dar o controle sem criar  pisos escorregadios!
Brinquedos para morder/Mordedores: para o desenvolvimento motor oral e estimulação sensorial.
PROPOSTAS PARA JOGOS IMAGINÁTIVOS:
Blocos de montar - Tamanho grande, para usar e construir o que a sua imaginação quiser.
Telefone de brinquedo- Durável, flexível, que pode ser usado como “aspirador de pó, extintor de incêndio, etc."
Jumbo de Letras e Números - Tamanho grande, colorido.
Ônibus Escolar de Brinquedo - Com passageiros (removíveis) e assentos de plástico .
Fantoches de boca grande - Os fantoches de vaca e cachorro têm uma boca grande. Eles podem pegar e jogar objetos, apertar, fazer cócegas, beijar a criança e fazer muitas outras ciosas criativas para fazer a criança ficar mais interessada. Eles também podem ser usados para modelar a linguagem para a sua criança. Ex: O sapo diz: “Cócegas”,  em seguida você faz cócegas na criança.
Fantoches de dedo - Conjunto de bonecos representando vários papéis (ou seja, médico, enfermeiro, dentista, agricultor, etc.) para jogos imaginativos.
Família Bendo - Uma família de cinco bonecos, com cães e gatos, que podem ser moldado em várias posições.
Jogo de Chá - Louças de plástico, de cores vivas para brincadeiras imaginativas e divertidas.
Caixa de Carrinhos - Uma ambulância, um carro de bombeiros com escadas que você usar para resgatar pessoas, animais, bichos de pelúcia, etc! *
Desenhos/Contornos de Pés e Mãos - você pode usar para criar trilhas, passos de dança, jogos de tabuleiro em grande escala grande, etc.
Microfones- Cria um eco da sua voz. Diversão para anunciar, executar, contar histórias e muito mais. Dinheirinho de Mentira: uma quantidade de notas e moedas para jogos de faz -de- conta e para ensinar matemática e outras habilidades necessárias na vida.
Livros em Branco - Um livro/caderno em branco para fazer as suas próprias histórias e ilustrações, seja com a colaboração da sua criança ou para ensinar alguma coisa/perspectiva particular através dos personagens preferidos dela.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Jogos de ABC - É um tapete com letras e ilustrações divertidas. Vem com quatro sacolas pequenas. Esse item pode ser usado de várias maneiras: para estimular jogos interativos enquanto se ensina o alfabeto.
Arthur conta uma história (desenho animado) - encoraja habilidades sequenciais, desenvolvimento de narrativas e pode ser a base para contar histórias interativas, conversação e atuar.

Pensadores divertidos - Jogo criativo para desenvolver a leitura, matemática, pensamento criativo, sequência e habilidade de resolver problemas.
Sentir e achar - Localiza e seleciona as peças de um quebra cabeça de madeira. Desenvolve percepção visual e tátil.
Flash Cards - uma seleção de cartas que incluem fonemas (sons), fotos  e palavras simples.
Amigas Poesias - são sete livros de poesias simples com páginas duras. Os personagens são divertidos e as ilustrações são bem chamativas.

JOGOS INTERATIVOS DE TABULEIRO /QUEBRA-CABEÇAS
Bessie no celeiro - é um jogo fácil com possibilidades de variações, expansão e interação.
Para Cima e Para Baixo (Ou Em Cima e Em Baixo) Quebra-cabeça - é composto com peças grandes de madeira de várias formas de meios de transporte para explicar conceitos de posição, e encoraja habilidades manuais.
Crianças no palco - É um jogo de charadas. Encoraja a representar, adivinhar, pensamentos criativos e interação.
Jogo Conjunto - São vinte objetos em miniatura e cartas para combinar, reconhecer objetos, habilidade de fazer associação funcional e jogos imaginativos.
Twister - Pode ser adaptado de várias maneiras somando as motivações de interesse da criança.
Cubo Móvel -  ele tem seis lados e é feito de plástico com bolsos transparentes. Assim você pode colocar fotos, palavras ou números nas várias faces e criar jogos.
Não me faça rir - é um jogo de tabuleiro que encoraja a agir,  pensar criativamente, imaginar e desenvolver a auto-expressão.
Histórias da vida - é um jogo de tabuleiro que desenvolve conversação, enquanto explora uma variedade de situações de habilidades e habilidades sociais.
Jogo do cérebro - para crianças de 11 anos de idade ou mais. Encoraja a pensar e a se auto-expressar. Pode ser jogado competitivamente ou cooperativamente.
Jogo do Nada - um jogo de tabuleiro cooperativo que estimula e convida a conversação, a auto-expressão além de promover a habilidade de ouvir.


Observação: Estas instruções devem ser adaptadas para cada família e é só uma ideia de formas gerais.

Fonte: http://www.autismtreatmentcenter.org/contents/files/social_developmental_materials.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário