sexta-feira, 26 de julho de 2013

Como reagir a comportamentos desafiadores

As crianças estão sempre em movimento e interagir com o seu mundo. Tudo é novo para eles e seu trabalho é ser curioso, explorar e aprender. Nada é fora dos limites. Se o seu filho é pequeno, ainda não aprendeu (do mundo ao seu redor) a ser auto-consciente e a controlar o seu comportamento. Com esta maravilhosa curiosidade vem o desejo dos nossos filhos para desafiarem; para testarem os nossos limites.

Testarem os nossos limites é a forma que os nossos filhos tem de explorar nossas reações relativamente ao seu comportamento.O que fariamos se eles deitasse água para o chão ... ou se eles dançarem em frente da televisão quando estamos a ver o nosso programa favorito?   O que aconteceria? Será que vai ser divertido? É tudo sobre sabermos mais sobre nós. Podemos até estar a dar-lhes uma boa razão para continuarem a levar-nos ao limite, porque as nossas reações pode ser divertidas e engraçadas para eles. Podemos gritar, saltar para cima e para baixo, falar com uma voz esganiçada, ficar vermelhos, ou muito chateados. Podemos ser tão engraçados para eles como é o seu personagem de desenhos animados favorito.

Quando eu era mais jovem, sabia exatamente como provocar uma reação divertida no meu pai. Eu só tinha que arranjar forma de dar umas gargalhadas na hora do jantar e conseguia sempre uma reação do meu pai.Sabia que ele me iria apontar-me o dedo, endurecer o rosto e falar com voz severa, ameaçava-me com todo o tipo de conseqüências ... que, obviamente eu   não queria,   mas adorava provocar aquele comportamento previsível. Eu e a minha irmã nomeamos sua reação de "o efeito wobble". Sendo ele um homem grande, todo o seu corpo balanceava quando ele ficava zangado, e apesar das   conseqüências do meu comportamento, eu achava esta situação bastante divertida e continuava a leva-lo ao limite.

Quase todas as crianças com quem eu tenho trabalhado sentem em algum momento a necessidade de nos levar ao limite. Alguns passam muito tempo a tentar, outros apenas o fazem ocasionalmente. Isto acontece quando o seu filho faz uma alguma coisa, mesmo sabendo que você não quer que ele faça isso. Pode ser fazer xixi no chão em vez de fazer na sanita, desenhar nas paredes, cuspir a comida, entornar água, dizer palavrões, atirar com um brinquedo ao chão ou parti-lo ou mesmo tocá-la de forma que você não quer; pode ser no cabelo ou mesmo tocar-lhe nos seios.

Pode ser também falar sobre coisas com as quais você se sente desconfortável. Trabalhei com uma família que tinha um menino de 6 anos com autismo. Toda a sua família, era vegetariana - não comiam produtos de origem animal, e preocupamvam-se com o bem-estar dos animais. Este menino adorava falar sobre comer carne. Ele falava sobre comer um "suculento bife de carnel" e lambia os lábios enquanto olhava atentamente para a reação da sua família.Eles ficaram horrorizados - acreditando que tinham falhado ao transmitir os seus próprios valores ao filho. Eu não acredito que este rapaz quisesse comer carne, ele só queria ver as reações horrorizadas da sua família.

Eu trabalhei com um outro menino que estava a fazer uma dieta sem glúten e caseína. Ele dizia à sua mãe que tinha acabado de comer algo com glúten ou caseína. Em seguida, sentava-se e sorria enquando ela gritava e lhe explicava que o que ele tinha feito não era bom. Ele, nunca comeu alimentos com glúten ou caseína, ele apenas adorava ver a reação da sua mãe.

Outra menina, de 16 anos faziam perguntas como: "Quando é que eu vou morrer?"   "Quando é que tu vais morrer?" Estas perguntas criavam um grande desconforto nas pessoas que tomavam conta dela.

Porque nos desafiam as nossas crianças?

 
  1. É divertido! Simplesmente porque é divertido. Podemos ser muito divertidos para os nossos filhos. As nossas reações às vezes chegam a ser desproporcionadas relativamente ao que eles fizeram.  Todos nós já experiênciamos voltar as costas aos nossos filhos e questionar-nos: "Por que eu reagi desta maneira?" É por estas reações extremadas que as nossas crianças começar a procurar uma e outra vez. Todos nós já o fizemos também com outras pessoas.   Fazemos isso, não só enquanto crianças, mas também enquanto adultos.  PORQUE?: Porque pensamos que a reação é engraçada.
  2. Eles sentem-se poderosos. Quando nossos filhos percebem que podem provocar uma reacção de nós, e que não é apenas por diversão, mas porque também lhes dá uma sensação de poder. As nossas crianças começam a perceber que agora podem "fazer" outra pessoa reagir. Junto com esse novo poder encontrado vem previsibilidade e controle. Ganhar o controle sobre as suas vidas é muito importante   para os nossos filhos -   assim, "desafiar" torna-se outra maneira de conseguir esse controle.Toda vez que faço "x" a mãe faz "y".
  3. Eles estão a tornar-se mais interativos. Se achar que o seu filho está a atravessar um período particularmente intenso de a desafiar pode ser porque se tornou menos exclusivo e está a crescer na sua capacidade de interagir. Quando uma criança com autismo se torna mais consciente do seu ambiente começa a perceber que o que faz pode provocar uma reação noutra pessoa e que ela reaja de uma determinada maneira.Se for o caso do seu filho,  este é um momento  importante do seu crescimento .
  4. Eles estão aborrecidos. Tentar desafiar pode ser também um sinal de tédio. Se o seu filho tem aumentado a frequencia com que a desafia,isso pode ser um sinal de que ele está a ser sub-estimulado .  Eles são desafiadores, como forma de entretenimento, porque não têm nada melhor para fazer. Muitas vezes os programas escolares ou programas domiciliares podem-se tornar monótonos. Há medida que a criança cresce, têm uma maior necessidade de atividades mais interessantes e mais desafiadoras. Reavalie o programa do seu filho para ver se é o caso.


Como identificar se o seu filho a está a desafiar?

Como foi descrito acima,uma atitude desafiadora é geralmente quando o seu filho faz uma atividade que sabe que você não quer que eles faça.No entanto, isso por si só, não define um comportamento desafiante. As nossas crianças podem iniciar atividades interessantes e fora do normal, que podemos não querer que eles façam, mas isso não significa que eles estejam a desafiar   .Por exemplo, o seu filho pode desenhar nas paredes ... ele sabe que não quer que ele o faça, mas ele fa-lo na mesma.Este pode ser um comportamento desafiador, mas pode ser também algo que o seu filho ache irresistível. Portanto, este não é um comportamento desafiador, mas sim algo que eles estão a fazer para si mesmo, e não para ver a sua reação. A peça chave a procurar é "qual é a motivação do seu filho"?   Se a atenção do seu filho estiver na actividade, o mais provável é que não seja um comportamento desafiador. Se a atenção do seu filho está em si e na sua reação à atividade,   é mais provável que seja um comportamento desafiador.Procure os seguintes sinais:

        Ele está a olhar para si enquanto está a fazer a atividade?
        Ele olha para si logo após ter feito a atividade?
        Ele comunicou que tinha terminado a atividade?
        Ele sorriu ou riu quando viu que você reagiu ao que ele acabou de fazer?
        Ele voltou a fazer logo após ter-lhe pedido que não o fizesse, enquanto olhava para si?

Como responder aos comportamentos desafiantes?

Desativar o comportamento desafiante alterando a sua reação.

As nossas crianças desafiam-nos para explorar a nossa reação a sua acção. Quando a nossa reacção é interessante para eles,   eles continuam.A forma mais rápida para parar os comportamentos desafiantes do seu filho é desativar esse comportamento, alterando sua reação.Vai querer fazer isso a um nível interno, mas também a nível externo.Muitas vezes os pais dizem-me que estavam furiosos com os seus filhos,   mas que conseguiram não demonstrar.   Muito improvável!  Se está realmente furioso, vai notar-se na sua cara e na sua linguagem corporal.   Os nossos filhos são mestres na detecção dessa nossa atitude. Eles sabem quando nos sentimos furiosos, ou desconfortáveis.  Não conseguimos enganá-los. Então, sim, é muito importante mudar a nossa reação externa, mas também os nossos pensamentos e sentimentos internos.

Como reagir externamente?

A ideia é reagir o menos possível. Por exemplo,   se o seu filho a desafia entornando água no chão, não dê nenhuma atenção.Não manifeste verbalmente ou fisicamente que o incomoda o facto dele entornar a água no chão. Se estiverem a jogar um jogo juntos,   continue com o jogo.Se estiver a falar com ele,   continue com a conversa.Se está envolvido com a sua própria atividade, continue com essa atividade. Mostre-lhe que entornar água no chão não a afecta emocionalmente. Aguarde alguns minutos antes de limpar.  Você pode limpar   a água, ou naturalmente pedir à criança para limpar.  Se o seu filho está a conversar consigo sobre um assunto que acha desafiador,   responda às suas perguntas ou fale-lhe sobre o assunto de uma forma calma e discreta.

Por Kate Wilde, diretor do Programa Son-Rise e Programa Son-Rise ® Professor Sênior

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