 A organização do ambiente de ensino é fundamental para que crianças 
com autismo permaneçam na atividade proposta e sintam-se motivadas a 
aprender. A desorganização do ambiente, assim como a falta de 
planejamento das atividades, podem causar agitação na criança, desviando
 seu foco.
A organização do ambiente de ensino é fundamental para que crianças 
com autismo permaneçam na atividade proposta e sintam-se motivadas a 
aprender. A desorganização do ambiente, assim como a falta de 
planejamento das atividades, podem causar agitação na criança, desviando
 seu foco.
Os locais onde a criança come, aprende e se diverte devem estar 
claramente sinalizados, e não é conveniente manter à sua vista excesso 
de materiais. Se for o momento de alimentação, por exemplo, a criança 
deve visualizar somente a comida, retirando-se de seu alcance jogos e 
evitando-se que assista à televisão.
Como todas as crianças, alunos com autismo também precisam de espaços
 para recreação, se possível em lugares amplos e abertos, uma vez que a 
maioria não gosta de lugares muito fechados.
A utilização de materiais visuais, como fotografias e ilustrações, 
também são úteis no processo de educação de crianças com autismo, pois 
elas possuem grande capacidade de armazenar imagens em seus cérebros. As
 imagens são úteis tanto para a aprendizagem quanto para o 
desenvolvimento da comunicação e para aumentar sua compreensão e regular
 seu comportamento social.
Ao ensinar à criança como cumprimentar as pessoas, por exemplo, é 
importante mostrar um cartaz ou fotografia de mãos se apertando. Ao 
anunciar a hora do recreio, o professor pode mostrar uma fotografia do 
parque da escola, e ao encerrar as atividades do dia, pode mostrar uma 
ilustração de casa, para indicar à criança que ela agora retornará ao 
seu lar.
Fonte: Desafiando el autismo.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário