quinta-feira, 18 de julho de 2013

Estudo liga anticorpos maternos a surgimento de autismo em bebê


Pesquisa avaliou mães de crianças com e sem o transtorno. Filhos das que têm certos anticorpos teriam mais chance de ter problema.
Anticorpos maternos que têm como alvo as proteínas no cérebro do feto podem desempenhar um papel no desenvolvimento de algumas formas de autismo, de acordo com um estudo publicado nesta terça-feira (9).
Realizado com 246 mães de crianças com “transtornos do espectro autista” e 149 mães de crianças saudáveis, o estudo mostrou que quase um quarto das mulheres do primeiro grupo tinham uma combinação destes anticorpos diferentes daquelas do segundo grupo.
Os “transtornos do espectro autista” (TEA) incluem variedades diferentes de autismo, entre elas a síndrome de Asperger, que afeta crianças muito inteligentes, mas com grande dificuldade em interações sociais.
Os anticorpos são proteínas essenciais para o sistema imunológico. Eles detectam e neutralizam substâncias estranhas ao corpo, tais como vírus e bactérias.
As mulheres grávidas passam seus anticorpos para o feto, o que lhe permite defender-se de infecções até os 6 meses de idade, enquanto seu sistema imunológico ainda está imaturo.
Mas eles podem também, de acordo com o estudo publicado na revista “Translational Psychiatry”, transmitir anticorpos que impedem que o cérebro se desenvolva corretamente.
“Descobrimos que 23% das mães de crianças autistas têm autoanticorpos contra proteínas que são necessárias para um desenvolvimento neurológico saudável”, explicou à France Presse Judy Van De Water autora do artigo, professora da Universidade da Califórnia, que afirma que esses anticorpos não estavam presentes em mães de crianças não autistas.
Os sintomas também se mostraram mais graves em crianças nascidas de mães com o anticorpo em questão do que em comparação com crianças autistas nascidas de mães sem esses anticorpos.
Os TAE afetam cerca de um em cada 100 nascimentos nos países ocidentais. Os meninos são três vezes mais afetados do que as meninas por esta doença, cujas origens permanecem obscuras.
A equipe de Van de Water foi capaz de identificar 11 diferentes combinações de sete proteínas alvo de anticorpos associadas aos TEA, cada um dos quais tem um risco diferente do transtorno autista.
O objetivo agora é encontrar marcadores capazes de identificar o risco de TEA, o que permitiria “uma intervenção precoce” para ajudar crianças com autismo para “melhorar o seu comportamento e suas capacidades”, observa Van de Water.
Em um estudo separado, pesquisadores liderados por Melissa Bauman, também da Universidade da Califórnia, expuseram oito fêmeas de macacos-rhesus grávidas aos anticorpos maternos relacionados ao TEA e chegaram a resultados semelhantes: os macacos recém-nascidos dessas mães “mostraram diferenças de comportamento, incluindo reações inadequadas em relação a outros macacos”, observa o estudo.

Da France Presse

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/07/estudo-liga-anticorpos-maternos-desenvolvimento-de-autismo-em-bebe.html

http://genoma.ib.usp.br/?p=4756&utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+Genoma+%28Centro+de+Estudos+do+Genoma+Humano%29 

Nenhum comentário:

Postar um comentário