quarta-feira, 10 de julho de 2013

Brincar para Crescer - Estágio 01

Atividade 01 - Massagem

Objetivo :: Contato visual
Motivação :: Massagens
Material :: Creme para massagem, acessórios para massagem

Como Brincar
Traga creme sem fragrância para massagens e ofereça massagear as mãos e os pés da sua criança com o creme. Você também pode trazer diferentes acessórios para massagem, tais como uma escova macia ou uma toalhinha. Massageie as mãos, pés, braços e pernas da sua criança, aplicando a pressão que ela gostar. Depois peça a ela para olhar para você na próxima massagem.

Dica
É importante fazer uma massagem na sua criança somente se ela lhe permitir, e parar se você perceber qualquer sinal de que ela não quer. Além disso, temos notado que a maioria das crianças gosta de uma pressão de forte intensidade, e frequentemente gostam de fortes apertos na cabeça. Você pode fazer isto colocando uma mão na testa da sua criança e a outra mão na nuca, e assim cuidadosamente dar-lhe um aperto forte.


Atividade 02 - Rodar

Objetivo :: Contato visual
Motivação :: Rodar
Material :: Toalha fina

Como Brincar
Traga uma toalha e peça à sua criança para se deitar de costas sobre ela (se tiver um tapete no quarto, dobre-o antes). Segure uma ponta da toalha e faça sua criança rodar em círculos várias vezes. Depois peça a ela para olhar em seus olhos para o próximo giro.

Variação
Você pode fazer crianças menores rodarem, segurando-as de cabeça para baixo, ou a cavalinho nas suas costas.


Atividade 03 - Cair !

Objetivo :: Contato visual
Motivação :: Pular
Material :: Mesa ou cadeira, pilha de travesseiros e pufe grande

Como Brincar
Ofereça levantar sua criança e coloque-a sobre uma mesa ou cadeira no quarto. Faça uma pilha de travesseiros ou coloque um pufe grande no chão que sirva como uma área macia de aterrissagem. Levante sua criança no ar e deixe-a cair sobre a área macia. Depois peça que ela olhe para você para o próximo pulo.


Atividade 04 - Cobra de corda

Objetivo :: Contato visual
Motivação :: Cócegas, estímulo visual
Material :: Corda de pular

Como Brincar
Fique em um canto do quarto e peça à sua criança para se sentar no canto oposto (dê um travesseiro para ela se sentar, para ajudá-la a manter a concentração). Pegue a corda de pular e mexa-se no chão como se fosse uma cobra. Mexa a cobra enquanto você se aproxima da criança, até que a cobra faça cócegas nela por toda a parte. Volte entãoao seu canto no quarto e peça à criança para olhar para você, para então você começar a mexer a cobra novamente.

Variação
Para um contato visual mais prolongado, peça a criança para olhar para você enquanto você se move na direção dela coma cobra. Cada vez que ele parar de olhar, faça a cobra virar estátua. Quando ela olhar novamente, faça a cobra voltar à vida e mexa-a aproximando-se ainda mais dela!


Atividade 05 - Brincar de cantar

Objetivo :: Contato visual
Motivação :: Músicas
Materiais :: 05 a 06 imagens que representam as músicas favoritas de sua criança

Como Brincar
Junte 05 a 06 imagens que representam as músicas favoritas de sua criança (por exemplo, uma aranha para "A Dona Aranha"). Cole as imagens à vista pelo quarto, mas fora do alcance dela. Aponte para cada imagem e cante a música correspondente para sua criança. Após ter demostrado para ela qual música cada imagem representa, peça-lhe para olhar para você para assim começar a próxima música.


Atividade 06 - Diversão com animais

Objetivo :: Contato visual
Motivação :: Animais, grandes movimentos corporais
Materiais :: 03 a 05 imagens de animais, fita adesiva

Como Brincar
Cole na parede uma fileira com 03 a 05 imagens diferentes de animais. Aponte para cada animal, um após o outro, e imite o animal para sua criança. Por exemplo, aponte para uma imagem de peixe, faça uma cara de peixe e finja nadar pelo quarto. Após ter imitado todos os animais, peça a sua criança para olhar para você antes de imitar o seguinte animal.


Atividade 07 - Diversão com pintura facial!

Objetivo :: Contato visual
Motivação :: Pintura para o rosto, cores, estímulo visual
Materiais :: Pintura facial

Como Brincar
Coloque alguns potes de pintura facial na prateleira. Pegue um deles, faça um ponto em algum lugar do seu rosto (sua bochecha, testa ou queixo) e coloque-o de volta na prateleira. Peça então à sua criança para olhar para você, para assim você fazer um ponto no mesmo lugar no rosto dela. Continue a atividade até que ambos estejam cobertos de pontos.

Variação
Se sua criança motiva-se mais por letras, números ou formas, você pode desenhar estas coisas no lugar de pontos. Se ele não quiser que você desenhe no rosto dela, você pode pedir a ela para olhar para você, para então você pintar outro desenho no seu próprio rosto.

Dica
Use pintura facial hipoalergênica e lenços umedecidos para removê-la com facilidade. Coloque a pintura facial de volta na prateleira entre um uso e outro, para evitar que a criança se distraia com os potes.


Atividade 08 - Brisa de cobertor

Objetivo :: Falar em frases de 01 palavras
Motivação :: Estímulo visual
Materiais :: Vários cobertores e lenços coloridos

Como Brincar
Peça à sua criança para deitar no chão. Abane um cobertor pequeno ou um lenço sobre o rosto e o corpo dela, para estimulá-la visualmente e também para dar-lhe uma brisa fresca. Então, peça a ela para dizer parte da palavra "cobertor", ou a palavra inteira, para ganhar a próxima brisa.


Atividade 09 - Piloto de corrida

Objetivo :: Falar em frases de 01 palavra
Motivação :: Corridas
Materiais :: Toalha fina (se sua criança encontrar muita motivação em girar, visite a sua loja de brinquedos. Você pode comprar um prato grande de plástico no qual ela possa sentar enquanto você a faz girar)

Como Brincar
Pegue uma caixa suficiente grande para sua criança se sentar dentro e desenhe rodas nas laterais. Puxe ou empurre a criança pelo quarto dentro da caixa. Faça várias corridas no seu "carro caixa", e então peça a ela para dizer parte da palavra "corrida", ou a palavra inteira, para ganhar a próxima corrida. A palavra também pode ser "correr" ou "passear".

Variação
Ao fim de cada corrida você pode pedir à sua criança para escolher um novo animal de pelúcia para juntar-se a ela na próxima corrida. Se sua criança sentir-se especialmente motivada por palhaçadas/humor físico, faça corrida bem turbulenta. Em cada curva fechada, deixe-a cair para fora do carror e veja se ela consegue subir de novo.

Dica
Para tornar a corrida mais fácil utilize uma caixa com alças ou faça um furo e amarre uma corda para puxá-la.


Atividade 10 - Animais instantâneos

Objetivo :: Falar em frases de 01 palavra
Motivação :: Animais, antecipação, grandes movimentos corporais
Materiais :: 03 a 05 máscaras de animal e ou fantasias de animal

Como Brincar
Faça ou compre 03 a 05 máscaras de animais ou fantasias (orelhas, narizes, caudas). Ponha cada máscara, fantasia e finja agir como o animal escolhido (pule pelo quarto e coce suas axilas como um macaco, ou engatinhe e faça miau como um gato). Peça então à sua criança para dizer parte da palavra "animal", ou a palavra inteira, para assim você imitar o animal seguinte. Se sua criança sentir-se particularmente motivada por um animal específico solicite que ela diga o nome daquele animal, para então ver você o imitado.

Dica
Ponha as máscaras, fantasias de volta na prateleira entre um uso e outro, assim os materiais não distrairão a criança.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário