TRATAMENTOS DE AUXÍLIO NO COMPORTAMENTO E NA COMUNICAÇÃO
» The SCERTS Model (SCERTS - Social comunication, Emotional regulation and Transactional Support - Comunicação Social, Regulação Emocional e Suporte para Transição - mudanças)
Este programa foi desenvolvido a partir de 25 anos de pesquisas práticas em clínicas e educacionais, em escolas, pelo Doutor Barry Prizant, Doutora Amy Wetherby, MS. Emily Rubin, Ms. Amy Laurent e Doutor Patrick Rydell uma equipe multidisciplinar de profissionais treinados em problemas de comunicação, educação especial, terapia ocupacional, desenvolvimento e comportamento psicológico.
Cada profissional trouxe a sua experiência para elaborar o The SCERTS Model que tem o objetivo de desenvolver a capacidade de comunicação através de um sistema convencional simbólico. O desenvolvimento emocional é o suporte de transição para uma melhor produção na escola, na casa e na comunidade. Cada indivíduo deverá ser estimulado segundo suas necessidades próprias e as metas a serem atingidas.
Comunicação Social: tem como objetivo ajudar o autista a ser mais competente e ganhar confiança na comunicação e, com isso, participando de atividades sociais. Duas áreas são levadas em consideração na função da comunicação social:
1 - a junção da habilidade de atenção com isso o individuo se torna mais capaz em dividir a atenção, emoção, expressar atenções com outras pessoas e obter consciência em situações sociais; 2 - desenvolver a capacidade do comportamento simbólico para aumentar a comunicação que inclui gestos, objetos para comunicar, linguagem de sinais, PECS, para estimular qualquer iniciativa de começar a falar.
O alvo do SCERTS é usar vários métodos de comunicação tendo, desta forma, melhores resultados: se uma estratégia não funcionar outra poderá dar certo. Também se acredita que o individuo terá mais competência na comunicação quando se usam diferentes tipos de comunicação para diferentes situações como expressar necessidades, dividir observações e experiências, expressar emoções e engajar-se em situações sociais.
Pesquisas mostram que com o aumento da habilidade de comunicação as dificuldades comportamentais podem ser prevenidas ou diminuídas. A habilidade de se comunicar também é importante para o aprendizado escolar, atividades do dia a dia e, se o indivíduo obtêm uma melhor compreensão das experiências do dia a dia terá mais confiança em si mesmo. Uma grande oportunidade de aprendizado na infância é através de brincadeiras (pretender) e o uso da linguagem e comunicação não verbal. Com isso quanto mais se expuser a estas situações, mais oportunidades terá de aprender.
Regularidade Emocional: tem como objetivo oferecer apoio à habilidade do individuo se regular em situações de auto-estimulação emocional proporcionando a capacidade emocional necessária para aprender a se conhecer. Para que isso aconteça o individuo deve ter a capacidade e habilidade de, independentemente, se manter calmo (organizado) em situações de stress, de pedir assistência ou responder a tentativas de outros de oferecer regulação emocional (acalmar) quando se depara com uma situação de stress, muita estimulação ou situações difíceis emocionais.
Uma boa estratégia para oferecer suporte nestes momentos inclui interação sensorial e estratégias motoras como planejar situações com movimentos ou exercícios sensoriais que ajudam a organizar ou acalmar. Usar também estratégias cognitivas e lingüísticas, providenciar informações que reduzam a ansiedade (como usar suporte visual para ajudar o individuo a compreender o que é esperado dele em tais atividades). As necessidades devem ser avaliadas individualmente.
Suporte para Transição - mudanças: É o ultimo componente do SCERTS. Aprendemos muito com as situações sociais do dia a dia e obter uma relação de confiança nas nossas rotinas é muito importante. Por isso um suporte para transição deve ser incluído nas atividades e relações sociais como:
» Suporte pessoal: Na comunicação, interação social, atividades sociais.
» Suporte no aprendizado e educação: A maneira que as atividades são apresentadas para ajudar a comunicação social e regularidade emocional sendo usado suporte visual que deve ser implementado no ambiente educacional e nas atividades do dia a dia. Adaptações no currículo acadêmico para oferecer suporte necessário ao autista que não conseguiria aprender com o currículo regular (métodos convencionais).
» Suporte para a família: Oferecendo suporte emocional, informações educacionais sobre o autismo, como criar uma criança autista e direções para facilitar o desenvolvimento do autista.
» Suporte para profissionais: Suporte emocional para pessoas que trabalham com o autista. Oportunidades para expandir os seus conhecimentos sobre vários assuntos relacionados com o autismo.
Fontes:
www.SCERTS.com
PRIZANT, Barry. Autism Asperger´s Digest Future Horizons. Arlington, Tx, Janeiro/February 2004, p. 34-37.
» The SCERTS Model (SCERTS - Social comunication, Emotional regulation and Transactional Support - Comunicação Social, Regulação Emocional e Suporte para Transição - mudanças)
Este programa foi desenvolvido a partir de 25 anos de pesquisas práticas em clínicas e educacionais, em escolas, pelo Doutor Barry Prizant, Doutora Amy Wetherby, MS. Emily Rubin, Ms. Amy Laurent e Doutor Patrick Rydell uma equipe multidisciplinar de profissionais treinados em problemas de comunicação, educação especial, terapia ocupacional, desenvolvimento e comportamento psicológico.
Cada profissional trouxe a sua experiência para elaborar o The SCERTS Model que tem o objetivo de desenvolver a capacidade de comunicação através de um sistema convencional simbólico. O desenvolvimento emocional é o suporte de transição para uma melhor produção na escola, na casa e na comunidade. Cada indivíduo deverá ser estimulado segundo suas necessidades próprias e as metas a serem atingidas.
Comunicação Social: tem como objetivo ajudar o autista a ser mais competente e ganhar confiança na comunicação e, com isso, participando de atividades sociais. Duas áreas são levadas em consideração na função da comunicação social:
1 - a junção da habilidade de atenção com isso o individuo se torna mais capaz em dividir a atenção, emoção, expressar atenções com outras pessoas e obter consciência em situações sociais; 2 - desenvolver a capacidade do comportamento simbólico para aumentar a comunicação que inclui gestos, objetos para comunicar, linguagem de sinais, PECS, para estimular qualquer iniciativa de começar a falar.
O alvo do SCERTS é usar vários métodos de comunicação tendo, desta forma, melhores resultados: se uma estratégia não funcionar outra poderá dar certo. Também se acredita que o individuo terá mais competência na comunicação quando se usam diferentes tipos de comunicação para diferentes situações como expressar necessidades, dividir observações e experiências, expressar emoções e engajar-se em situações sociais.
Pesquisas mostram que com o aumento da habilidade de comunicação as dificuldades comportamentais podem ser prevenidas ou diminuídas. A habilidade de se comunicar também é importante para o aprendizado escolar, atividades do dia a dia e, se o indivíduo obtêm uma melhor compreensão das experiências do dia a dia terá mais confiança em si mesmo. Uma grande oportunidade de aprendizado na infância é através de brincadeiras (pretender) e o uso da linguagem e comunicação não verbal. Com isso quanto mais se expuser a estas situações, mais oportunidades terá de aprender.
Regularidade Emocional: tem como objetivo oferecer apoio à habilidade do individuo se regular em situações de auto-estimulação emocional proporcionando a capacidade emocional necessária para aprender a se conhecer. Para que isso aconteça o individuo deve ter a capacidade e habilidade de, independentemente, se manter calmo (organizado) em situações de stress, de pedir assistência ou responder a tentativas de outros de oferecer regulação emocional (acalmar) quando se depara com uma situação de stress, muita estimulação ou situações difíceis emocionais.
Uma boa estratégia para oferecer suporte nestes momentos inclui interação sensorial e estratégias motoras como planejar situações com movimentos ou exercícios sensoriais que ajudam a organizar ou acalmar. Usar também estratégias cognitivas e lingüísticas, providenciar informações que reduzam a ansiedade (como usar suporte visual para ajudar o individuo a compreender o que é esperado dele em tais atividades). As necessidades devem ser avaliadas individualmente.
Suporte para Transição - mudanças: É o ultimo componente do SCERTS. Aprendemos muito com as situações sociais do dia a dia e obter uma relação de confiança nas nossas rotinas é muito importante. Por isso um suporte para transição deve ser incluído nas atividades e relações sociais como:
» Suporte pessoal: Na comunicação, interação social, atividades sociais.
» Suporte no aprendizado e educação: A maneira que as atividades são apresentadas para ajudar a comunicação social e regularidade emocional sendo usado suporte visual que deve ser implementado no ambiente educacional e nas atividades do dia a dia. Adaptações no currículo acadêmico para oferecer suporte necessário ao autista que não conseguiria aprender com o currículo regular (métodos convencionais).
» Suporte para a família: Oferecendo suporte emocional, informações educacionais sobre o autismo, como criar uma criança autista e direções para facilitar o desenvolvimento do autista.
» Suporte para profissionais: Suporte emocional para pessoas que trabalham com o autista. Oportunidades para expandir os seus conhecimentos sobre vários assuntos relacionados com o autismo.
Fontes:
www.SCERTS.com
PRIZANT, Barry. Autism Asperger´s Digest Future Horizons. Arlington, Tx, Janeiro/February 2004, p. 34-37.
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