TRATAMENTOS DE AUXÍLIO NO COMPORTAMENTO E NA COMUNICAÇÃO
» ABA - Applied Behavior Analysis (Analise aplicada do comportamento)
O ABA foi desenvolvido pelo Dr. O. I. Lovaas da Universidade da Califórnia do Norte em Los Angeles, sendo umas das terapias mais conhecidas para se trabalhar com os autistas. Consiste em ensinar habilidades dividindo-as em etapas e recompensando as respostas corretas. Esta terapia pode ser usada para corrigir comportamentos e também para ajudar a adquirir novas habilidades. O ABA é utilizado geralmente de 30 a 40 horas por semana individualmente, com a ajuda de um profissional. Esta terapia influenciou muitas outras.
Verbal Behavior (Comportamento Verbal)
No livro Verbal Behavior o psicólogo B.F Skinner escreveu sobre a relação do ambiente no desenvolvimento e no reforço da comunicação. O adulto oferece o ambiente realçando a linguagem, exemplos: PECS, linguagem de sinais, para a criança que está começando a se comunicar. O "Verbal Behavior" - comportamento da verbalização -, oferece uma estrutura para iniciar o processo de ensinar a comunicação verbal. Usa-se muito incorporar o Verbal Behavior ao programa da ABA com os seguintes resultados:
» Para estabelecer comunicação repertorio para criança sem linguagem;
» Reforçar, elaborar e enriquecer habilidades de se comunicar já existentes;
» Obter uma compreensão melhor sobre pensamento e resolver problemas.
Clique aqui e baixe o texto integral sobre o ABA que aborda os seguintes tópicos:
ABA - Análise Aplicada do Comportamento
» Concepções importantes
» Modelar
» O que é "Prompting"?
» O que é reforço?
» Tabela Diferentes Reforços
» "Discrete Trial" (Tentativas Discretas)
» Princípios do ABA
» O que é o antecedente?
» Porque o antecedente e importante?
» Há sempre um antecedente ao comportamento?
» O que é o comportamento?
» Definindo O comportamento
» Medir o comportamento:
» O que é conseqüência?
» Como lidar com comportamento negativo e falta de participação.
» Exercícios
» Avaliação do comportamento
» Análise Funcional:
» Trabalhando as habilidades
» "Incidental Teaching"
» Exemplos de como explorar "Incidental teaching"
Fontes:
Autism Aspergers Digest Magazine (Jan/Fev. 2004) p.20-24
Autism Aspergers Digest Magazine ( Jul/Ago. 2003) p.20-24
http://www.users.qwest.net/~tbharris/aba_handbook.htm
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Veja também:
» ABA - Applied Behavior Analysis (Analise aplicada do comportamento)
O ABA foi desenvolvido pelo Dr. O. I. Lovaas da Universidade da Califórnia do Norte em Los Angeles, sendo umas das terapias mais conhecidas para se trabalhar com os autistas. Consiste em ensinar habilidades dividindo-as em etapas e recompensando as respostas corretas. Esta terapia pode ser usada para corrigir comportamentos e também para ajudar a adquirir novas habilidades. O ABA é utilizado geralmente de 30 a 40 horas por semana individualmente, com a ajuda de um profissional. Esta terapia influenciou muitas outras.
Verbal Behavior (Comportamento Verbal)
No livro Verbal Behavior o psicólogo B.F Skinner escreveu sobre a relação do ambiente no desenvolvimento e no reforço da comunicação. O adulto oferece o ambiente realçando a linguagem, exemplos: PECS, linguagem de sinais, para a criança que está começando a se comunicar. O "Verbal Behavior" - comportamento da verbalização -, oferece uma estrutura para iniciar o processo de ensinar a comunicação verbal. Usa-se muito incorporar o Verbal Behavior ao programa da ABA com os seguintes resultados:
» Para estabelecer comunicação repertorio para criança sem linguagem;
» Reforçar, elaborar e enriquecer habilidades de se comunicar já existentes;
» Obter uma compreensão melhor sobre pensamento e resolver problemas.
Clique aqui e baixe o texto integral sobre o ABA que aborda os seguintes tópicos:
ABA - Análise Aplicada do Comportamento
» Concepções importantes
» Modelar
» O que é "Prompting"?
» O que é reforço?
» Tabela Diferentes Reforços
» "Discrete Trial" (Tentativas Discretas)
» Princípios do ABA
» O que é o antecedente?
» Porque o antecedente e importante?
» Há sempre um antecedente ao comportamento?
» O que é o comportamento?
» Definindo O comportamento
» Medir o comportamento:
» O que é conseqüência?
» Como lidar com comportamento negativo e falta de participação.
» Exercícios
» Avaliação do comportamento
» Análise Funcional:
» Trabalhando as habilidades
» "Incidental Teaching"
» Exemplos de como explorar "Incidental teaching"
Fontes:
Autism Aspergers Digest Magazine (Jan/Fev. 2004) p.20-24
Autism Aspergers Digest Magazine ( Jul/Ago. 2003) p.20-24
http://www.users.qwest.net/~tbharris/aba_handbook.htm
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