Quando crianças, é
extremamente difícil para essas pessoas entenderem como as demais
não conseguem raciocinar da mesma forma que eles, gerando um sentimento
de auto-afirmação bastante frágil...Eles são
profundamente diferentes...nao sabem porque... nao entendem como...mas
sentem visceralmente essa diferença e em muitos casos a não-aceitação
desse diferente modo de ser e agir...E sabem, desde tenra idade, que são
diferentes...e sofrem demais com isso, em geral sem manifestar isso aos
demais membros da família...
Apresentam em geral ENORME capacidade
intelectual existente, particularmente na área de ciencias exatas
(muitos aprendem a ler por volta dos dois anos de idade), a comunicação
em geral é bastante restrita, a maioria deles não fala até
por volta de quatro anos, bem como geralmente nao escreve tambem com lapis
ou canetas, sendo que se for liberado o acesso a recursos tais como computadores
ou máquinas de escrever, essas crianças escrevem muito cedo...(
esses indivíduos PODEM ser portadores de hiperlexia,
ou sindrome
de asperger....dentre outras)
Outra caracteríistica constantemente
verificada é o aparente salto de etapas de crescimento intelectual,
após um período relativamente mais longo que o normal em
uma determinada fase...algumas crianças passam diretamente da fase
de garatujas para o esquema corporal, sem passar pelas fases intermediárias.
Relaxam bastante o stress com a manipulação
de tintas, mesmo que de forma aparentemente desordenada, com a junção
exaustiva de cores, até que seja apreendido o conceito desejado...
A maioria apresenta ausência
de coordenação motora fina, compensada ao longo dos anos
de forma extremamente frágil, e observado que em geral apresentam
soluções de escrita diversas do ensino tradicional
(o A, por exemplo, pode e em geral é escrito da direita para a esquerda...).
Por outro lado, a coordenação
motora dos grandes músculos é estonteante, sendo que a agilidade
e flexibilidade desses indivíduos em geral é bastante superior
à maioria, sendo atletas de projeção entre as demais
crianças .
Outra característica autista
presente é a repetição exaustiva de uma situação,
como por exemplo ver o mesmo filme muitas e muitas vezes....( como a maioria
das crianças o faz...). A grande diferença é que,
enquanto nos autistas clássicos essa fase nao é superada,
nos autistas de alto desempenho essa fase serve como uma forma de elaborar
o mundo fora do seu, a forma de agir nesse mundo...a forma de se COMUNICAR
nesse mundo... (muitos são os relatos de autistas de auto desempenho
que começaram a falar após a repetição insistente
de filmes infantis )
O vídeo cassete dá
ao autista o poder de parar a realidade, revivê-la quantas vezes
quiser...apreender o conceito no seu ritmo, na sua velocidade...seja da
frente para tras, de trás para a frente... ele pode manipular o
que considera como realidade....até perder o medo (característica
extremamente forte) do que o video cassete revela.. ( imagem estilizada
porém mais inteligível - por repetição de situações
e observação acurada - do mundo )
Ainda se faz presente um baixo limiar
de tolerabilidade...como a comunicação em geral é
pobre, e o indivíduo não consegue manifestar de pronto suas
vontades, a irritação é um fator quase constante na
vida dessas pessoas.
Segundo relato de um adulto com características
autistas observadas, (hoje com 28 anos), é apenas uma forma
de pensamento diferente...a lógica como o mundo se forma e responde
aos estímulos para eles é extremamente complexa, diferente
da forma de pensar da maioria das pessoas...
Sentimos que, para os portadores
de características dessa síndrome, cada ato, cada palavra,
cada comunicação é produto de complexa elaboração
mental, no qual estão embutidos todos os conceitos observados e
interiorizados durante o decorrer do tempo , sendo que o seu modo
de agir segue essas regras de conduta observadas e aprendidas no decorrer
da vida do individuo autista, nao existindo grandes mudanças nas
respostas anteriormente interiorizadas como corretas...isso em relação
a relacionamento inter-pessoal...(veja os relatos traduzidos da Dra. Temple
Grandin, presente npa página de artigos
do site da Casa da
Esperança ), pois a parte intelectual lógica nesses indivíduos
é extremamente acurada.
Eles aprendem a se comunicar logicamente,
como se cada ato social fosse um resultado de um algoritmo ao qual sejam
dadas as devidas entradas...e cujas respostas sao sempre as mesmas, desde
que dada a mesma entrada, exatamente da mesma forma que um programa de
computador.
Esses indivíduos participam
da vida social, mesmo apresentando essas idiossincracias, sendo considerados
de comportamento "esquisito", porém conseguindo interagir com as
demais pessoas.
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