a criança de zero a 2-3 ano
Os estímulos são relativos a criança após 12 meses
texto do livro "FAZER ESCOLA -
DraAdriana Oliveira Lima
·
Proteger
esta criança dos perigos não pode significar impedir sua ação. A primeira
palavra que esta criança aprende é, quase sempre, não. Toda ação
negativa deve ser substituída por uma positiva. Retirar de uma ação proibida
deve implicar outra, permitida.
·
As
longas explicações verbais não são compreendidas Todo entendimento é prático. A
criança nesse estádio aprende pela repetição da ação. Para adaptar-se à escola ela
precisa, ainda que chore, sentir a repetição da ação (mamãe deixa e pega, deixa
e pega...).
·
Muitos
objetos devem estar à sua disposição. Tenha uma caixa grande cheia de objetos
que possa ser virada no chão para a criança explorar os objetos. Inclua coisas
como telefones sem uso, uma colher, uma camiseta etc.
·
A
criança está mais interessada em virar a página do que em observar as figuras dos
livros e revistas. Deixe à sua disposição aquelas que podem ser rasgadas.
·
Os
jogos deste período são, por exemplo, ações repetidas de tirar e pôr. Tenha
recipientes, vidros plásticos de boca larga ou gavetas para que ela possa
colocar e tirar objetos do interior. Você não vai cansá-la. Essa criança é
capaz de repetir uma ação dezenas de vezes.
·
Permita
explorações de novos objetos como, por exemplo, objetos que produzem som. Podem
ser as panelas de seu paneleiro, objetos do escritório, alimentos da dispensa,
roupas do armário etc. Sempre que estiver fazendo alguma coisa, deixe o bebê
com algo na mão.
·
A
água é seu "ambiente": permita banhos um pouco mais longos, com
brinquedos e objetos diversos. Leve à praia se possível ou à piscina. Mesmo uma
bacia de água pode ser uma fonte de muitas atividades.
·
Ensine
todo tipo de caretas, palmas, sons e danças. Cante e brinque com o corpo da
criança, massageie-a, dance com o bebê no colo etc. Deixe que outras pessoas do
ambiente brinquem com a criança, o outro é uma experiência nova.
·
Organize a vida do bebê com disciplina. A ordem externa vai
interiorizar-se ao longo da vida da criança. O bebê deve ter hora para
alimentar-se e local adequado (não deve ser em frente à TV), deve ter horários
para dormir e para as demais atividades do dia.
·
A
criança Sensória Motora deve SEMPRE ter um objeto disponível que possa ser
levado à boca e explorado livremente. Ande sempre com objetos (brinquedos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário