Crianças com autismo possuem um modo particular de processar 
informações: diante de um fato novo, elas buscam em sua mente alguma 
imagem correspondente a ele. Se já tiverem se deparado em este fato 
anteriormente, ao menos uma imagem será encontrada, e elas ficarão 
tranquilas porque sabem que estão diante de algo pelo qual já passaram 
antes.
Caso a situação seja nova, entretanto, não encontrarão nenhuma imagem
 em suas mentes, e por ficarão ansiosas e incomodadas. Uma forma de 
evitar que o desconforto surja é oferecer-lhes imagens daquilo que elas 
ainda não conhecem para seu repertório mental. Trata-se de uma forma de 
antecipar a novidade, para que quando ela ocorra de fato a criança já 
esteja familiarizada e preparada para lidar com ela.
O recurso da antecipação pode ser usado quando a criança passará por 
alguma mudança de ambiente, seja por motivo de viagem, visita a parentes
 e amigos, ou mesmo troca de residência ou de escola.
Mostrar a ela uma fotografia do local, explicando com detalhes o que 
acontecerá lá – se chegará de carro ou a pé, se tocará a campainha, quem
 irá atender, o que fará ao entrar no local, as pessoas que deverá 
encontrar – é também uma forma de explicar-lhe qual é o comportamento 
esperado dela.
A estratégia pode ser bastante útil na escola, sobretudo naquelas 
onde as crianças tendem a fazer cada atividade em uma sala diferente, o 
que pode confundir e perturbar a criança com autismo. Para facilitar e 
otimizar seu tempo, o professor pode utilizar sinais e senhas em vez de 
descrever detalhadamente uma imagem. Um exemplo dessa tática é 
habituar-se a mostrar à criança um cartão com a cor da sala – ou da 
porta, de uma cortina –  onde será desenvolvida a atividade a seguir, 
por exemplo, antes de levá-la ao local.
Ações rotineiras, mas que não fazem parte do dia-a-dia da criança, 
como cortar os cabelos em um salão, também podem ser mais tranquilas 
quando se usa a antecipação. A criança pode ficar incomodada com o ruído
 do salão ou mesmo com a sensação dos cabelos caindo ao seu redor. 
Mostrar a ela fotografias de cabelos, tesouras, ou, de preferência, do 
próprio salão, durante alguns dias antes, ajudará a lembrá-la que o 
único objetivo daquela visita é ganhar um novo corte de cabelos, o que 
diminuirá sua ansiedade em relação ao que acontece ao seu redor.
 Fonte: Desafiando el autismo.
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