A organização do ambiente de ensino é fundamental para que crianças
com autismo permaneçam na atividade proposta e sintam-se motivadas a
aprender. A desorganização do ambiente, assim como a falta de
planejamento das atividades, podem causar agitação na criança, desviando
seu foco.
Os locais onde a criança come, aprende e se diverte devem estar
claramente sinalizados, e não é conveniente manter à sua vista excesso
de materiais. Se for o momento de alimentação, por exemplo, a criança
deve visualizar somente a comida, retirando-se de seu alcance jogos e
evitando-se que assista à televisão.
Como todas as crianças, alunos com autismo também precisam de espaços
para recreação, se possível em lugares amplos e abertos, uma vez que a
maioria não gosta de lugares muito fechados.
A utilização de materiais visuais, como fotografias e ilustrações,
também são úteis no processo de educação de crianças com autismo, pois
elas possuem grande capacidade de armazenar imagens em seus cérebros. As
imagens são úteis tanto para a aprendizagem quanto para o
desenvolvimento da comunicação e para aumentar sua compreensão e regular
seu comportamento social.
Ao ensinar à criança como cumprimentar as pessoas, por exemplo, é
importante mostrar um cartaz ou fotografia de mãos se apertando. Ao
anunciar a hora do recreio, o professor pode mostrar uma fotografia do
parque da escola, e ao encerrar as atividades do dia, pode mostrar uma
ilustração de casa, para indicar à criança que ela agora retornará ao
seu lar.
Fonte: Desafiando el autismo.
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