domingo, 9 de junho de 2013

Você sabia que os sintomas do autismo podem ser aliviados pela nutrição?

Durante anos essa doença foi tratada como um distúrbio mental, mas hoje, com o desenvolvimento da ciência e o crescente relato de pais e profissionais, o autismo emergiu como uma doença associada a diversos fatores, genéticos e ambientais, que confluem para o seu diagnóstico.
De uma forma bastante didática, o autismo é disparado ou agravado por nutrientes que ultrapassam barreiras enfraquecidas geneticamente por fatores metabólicos, ou seja,  o gene é a arma e o nutriente é o gatilho. Sendo assim a nutrição tem um aspecto fundamental no tratamento como uma forma de atenuar os sintomas, e por esse motivo, está impulsionando pesquisas sobre alimentos funcionais, ou seja, aqueles que podem melhorar o quadro, bem como alimentos que agravam os sintomas do autismo.
Divulgação: raquelfreirepsicologa.blogspot.com
Sabe-se que alimentos cuja composição inclui proteínas como o glúten e a caseína são disparadores dos sintomas comportamentais do autista, pois possuem frações que atuam no cérebro de forma semelhante à de drogas como morfina, causando uma “dependência” que piora o comportamento e dificulta a futura retirada desses alimentos da dieta, dessa maneira, é importante a não inserção ou exclusão desses alimentos da dieta.
Confira abaixo uma receita de Nuggets de Frango, a qual, pode ser uma opção diferente e saborosa para portadores de autismo:
Ingredientes:
500g de peito de frango cozido e triturado;
1 colher de sopa de maionese;
2 colheres de sopa de maisena;
1 dente de alho;
1 colher de sopa de cebola picada;
1 ovo;
pimenta-do-reino a gosto;
Sal a gosto;
Flocos de milho (para empanar)
Modo de fazer:
Misture o frango, o ovo, a maionese, a maisena e os temperos até formar uma pasta. Molde os nuggets e passe nos flocos de milho, coloque para assar por cerca de 20 a 30 min (até dourar) a 180 °c.
Referência:
  • MARCELINO, C. Autismo esperança pela nutrição. São Paulo, MBooks, 2010.
Texto elaborado pelos acadêmicos do curso de Nutrição- Univali, Catarina Rizzi Rosar e Tiago de Oliveira Hutner. Professora Orientadora: Luciane Nesello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário