Os
 distúrbios do processamento sensorial (DPS), anteriormente chamado de 
distúrbio de integração sensorial (DIS) mais diagnosticado em 
crianças,  ocorre em crianças que  apresenta dificuldade  processamento 
sensorial diante a resposta adequada ao estímulo. Uma criança pode 
apresentar hipo ou hiper-resposta sensorial,  incluindo visão, audição, 
tato/proprioceptivo,vestibular,olfato e gustação. Profissionais de 
Terapia Ocupacional especializado integração Sensorial contam com várias
 ferramentas e listas de verificação para identificar questões 
relacionadas com a desordem do processamento sensorial. 
 Disfunção Tátil
Uma criança com 
hipersensibilidade ao toque pode reagir com dor ou desconforto a certas 
texturas de roupas,tipos de calçados, meias, lençóis e toalhas. Eles 
podem resistir a comer ou tocar certas texturas. Por outro lado, uma 
criança com menos sensibilidade ao toque pode almejar excessivamente 
alimentos picantes, beliscar ou se machucar, ou pode tocar certas 
texturas repetidamente. 
Disfunção Auditiva 
As crianças que apresentam 
disfunção auditivo, relacionado a DPS pode tapar os ouvidos e se queixam
 sons mal ouvida por outros. Eles podem estar com medo de barulhos de 
fundo regular, incluindo encerradeira,liquidificador ou cachorro 
latindo. Em alternativa, as crianças não podem responder a alta, ruídos 
alarmantes ou ser incapaz de identificar de onde o som se origina. 
Disfunção Oral 
Crianças que sofrem de disfunção
 oral pode ser comedores exigentes, não gostam de ir ao dentista, têm 
dificuldade em engolir ou mastigar, e queixam-se para escovar os 
dentes. Eles também podem mastigar excessivamente em seus cabelos ou a 
camisa, ou colocar as coisas em sua boca por muito tempo após os anos da
 criança. 
Disfunção Visual 
Crianças com DPS pode lutar com 
entrada visual. Eles podem queixar-se de certos tipos de luz ou de dias 
ensolarados. Além disso, o movimento pode facilmente distraí-los, 
fazendo-a perder o seu lugar ao ler ou jogar um jogo. Dificuldade 
discriminação visual para diferenciar formas, cores e letras. Exemplos: Os
 terapeutas ocupacionais trabalham também com a percepção visual, pois é
 um aspecto importante de ser capaz de realizar ocupações da vida diária
 em casa e na escola.
 Há muitas atividades que você pode fazer com seu filho para ajudar a 
melhorar suas habilidades visuais. Aqui estão apenas alguns exemplos
(Livro "Onde está Wally", jogo 7 erros). Na foto acima encontre todas as pessoas com camisetas roxas.
Disfunção Vestibular 
As
 dificuldades como o equilíbrio, a posição no espaço, o movimento e as 
mudanças gravitacionais caracteriza a disfunção vestibular. As crianças 
podem esbarrar em objetos, ter medo de balanços e escorregador. Eles 
também podem almejar giro e com salto, ou nunca parecem ficar tonto. 
Algumas crianças com disfunção vestibular parece desajeitado, incapaz de
 aprender passos de dança ou jogos de movimento, ou têm poucas 
habilidades motoras finas. 
A disfunção olfatória
A disfunção olfatória, como parte do DPS, produz respostas extremas para odores comuns. Uma criança pode resistir a comer uma fruta comum, porque o cheiro incomoda. Algumas crianças com disfunção olfatória pode ficar enjoado com certos cheiros.







 
 
 
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