domingo, 9 de junho de 2013

1001 caras do AUTISMO e a personagem Linda

Qual será a cara do autismo? Ele tem cara?
A maioria acha que não.
Eu acho que ele tem mais de uma, ele tem mais de mil.
Tem a cara do preconceito, quando nos deparamos com piadinhas de mau gosto, tem a cara da solidariedade, quando o Brasil se veste de azul e pede conscientização, tem cara de fome, quando se trata de justiça por eles, tem cara de indignação quando a a inclusão se torna ilusão, tem cara de mudança de vida, tem cara de amor, pode ser azul ou até mesmo rosa, pode ser um grande gênio, como Einstein ou pode ser só o seu filho tentando fazer o melhor. Enfim... quantas caras, quantos tipos, quanta diversidade em um só enfoque: o autismo!

As críticas ao personagem Linda, da novela 'Amor a Vida', da Rede Globo me levam a crer que cada família tem a sua própria cara e que gostariam de vê-la retratada na trama, como se o personagem pudesse ter as mil e uma caras... impossível, minha gente. Só se ela, além de autista, tivesse personalidades múltiplas, como já disse no início da novela.
Pois a minha cara é de EMOÇÃO a cada cena em que ela aparece. Pois nunca vivi este autismo em casa, mas ele é real, ele existe, e é só conhecer o autismo que milhares de Lindas surgirão na sua frente. Autistas que gostam de objetos que giram, autistas que não falam, autistas que têm problemas na socialização, autistas bons de memória... mas apesar de tudo, autistas que demonstram afeto, que amam e são amados por suas famílias. A trama está no início, mas de cara já simpatizei com a forma que eles estão abordando o tema, as frases ditas pelo personagem do irmão e do tio (Antônio Fagundes). Não seria hora de comemorarmos que o autismo está sendo mostrado em rede nacional e horário nobre? Ele não é a cara do seu autista? Ele não parece com o autista que você conhece? Não importa... ele pode parecer com o autista da família ao seu lado. É só abrir mais um pouquinho os olhos. 
É hora de celebrar, e não enxergar com preconceito este trabalho tão bonito que está sendo mostrado na televisão. Este preconceito que existe dentro do próprio autismo, essa cara que não combina conosco, não combina com nossa luta.
Que Deus ilumine esta jovem atriz e que seja um marco na televisão brasileira. Torço muito e espero que a Linda possa ajudar muitas e muitos autistas clássicos. Que aquele vizinho, aquele balconista, aquela professora, aquele caixa de supermercado, aquele primo... que estejam acompanhado a novela comecem a rever os seus conceitos, se lembrem da personagem quando virem algum autista cruzando o seus caminhos. Já valerá a pena só por isso. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário