domingo, 9 de junho de 2013

Autismo e Psicanálise

Escrito por 

Foto: Reprodução. Foto: Reprodução. Em relação ao autismo, diferentemente das teorias cognitivistas, a psicanálise se preocupa em encontrar o sujeito, que se apresenta através do quadro autístico. A preocupação não é com a performance, com as capacidades em se adaptar à demanda do Outro. Isso é uma consequência.
O foco é o sujeito. O analista deve encontrar em si o seu lado mais "autista" para poder resgatar o sujeito emergente no a...utismo. O autismo é a "reticência", os três pontinhos, o real, o sem palavras frente à demanda e o desejo do Outro.
Na clinica do autismo, num primeiro momento, trata-se de "inventar um sujeito" e isso é muito mais do que adaptar o autista as demandas sociais! Isso é dar um lugar de existência ao sujeito, para além do autismo. Logo que cheguei na França, comecei a trabalhar com crianças autistas. Eu mal sabia falar francês e iniciei um estágio de duas semanas de férias no sul da França com oito crianças autistas e psicóticas, dois outros estagiários e uma coordenadora. Dentre os desafios enfrentados, teria que dirigir mais 500 km, num país estrangeiro, recém-chegada, sem compreender muita coisa e com dificuldades imensas para me expressar.
Descobri com essa aventura que existem outras maneiras de escutar, que vai além do significado das palavras. Percebi à posteriori que essa dificuldade com a lingua era uma vantagem nessa situação. Me perdendo um pouco nessa ausência de sentido, pude escutar cada uma daquelas crianças para além do autismo ou da psicose.
Aprendi que a maior qualidade de um analista é a capacidade de amar. Amar primeiro, para poder despertar a capacidade de amar em seus analisandos. Amar primeiro, para acolher a demanda, para ser suporte de transferência, para escutar para além dos sentidos, para não julgar, para não querer fazer o bem ao paciente. Porque fazer o bem, é tão ruim como querer o mal ao paciente.
A cura analítica não busca o bem do paciente, busca a verdade do sujeito, o seu desejo, para além do sentido lógico da compreenção. Essa foi a primeira grande lição, de muitas outras que seguiram nesse meu percurso de estrangeira em busca de mim mesma, sustentando o meu desejo de me tornar analista.
Maria Fernanda Beduschi

Maria Fernanda é blumenauense, psicanalista e morou os últimos seis anos na França, onde fez mestrado em psicoses e estados limites, iniciando um doutorado na mesma área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário