quarta-feira, 5 de junho de 2013

Risco de autismo visto ao nascer em placentas anormais

Dobras placentárias anormais sinalizam risco de autismo no nascimento. (Ilustração original por Patrick Lynch, da Universidade de Yale)


Pesquisadores da Escola de Medicina de Yale descobriram como medir o risco de uma criança desenvolver o autismo, procurando por anormalidades em sua placenta no momento do nascimento, permitindo o diagnóstico precoce e tratamento para o transtorno do desenvolvimento. As descobertas foram publicadas na edição on-line 25 de abril da Psiquiatria Biológica. 

Uma em cada 50 crianças são diagnosticadas com transtorno do espectro do autismo nos Estados Unidos a cada ano, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), mas o diagnóstico geralmente é feito quando estas crianças tem entre 3 a 4 anos de idade ou mais. Sendo assim, as melhores possibilidades de intervenção foram perdidos por causa que o cérebro é mais responsivo ao tratamento no primeiro ano de vida. 

O autor sênior Dr. Harvey Kliman, cientista pesquisador no Departamento de Obstetrícia, Ginecologia e Ciências Reprodutivas na Escola de Medicina de Yale, e colaboradores de pesquisa do Instituto MIND, da Universidade da Califórnia, em Davis, descobriram que dobras placentárias anormais e de células anormais chamados inclusões trofoblásticas são marcadores importantes para identificar os recém-nascidos que estão em risco para o autismo. 

Kliman e sua equipe examinaram 117 placentas de crianças de famílias em situação de risco, aqueles com um ou mais filhos anteriores com autismo. Estas famílias estavam participando de um estudo chamado Marcadores de Risco de Autismo em Bebês - Aprendendo os primeiros sinais.  

Kliman comparou estas placentas em risco a 100 placentas de controle coletados pelos pesquisadores da UC Davis da mesma área geográfica. 

As placentas de risco teve um total de 15 inclusões trofoblasto, enquanto nenhuma das placentas de controle teve mais de duas inclusões trofoblasto. Kliman disse que uma placenta com quatro ou mais inclusões trophoblast conservadora prevê uma criança com uma probabilidade de 96,7% de estar em risco para o autismo. 

Atualmente, o melhor marcador precoce do risco de autismo é o histórico da família. Casais com uma criança com autismo tem nove vezes mais probabilidade de ter outra criança com autismo.  

Kliman disse que, quando essas famílias em situação de risco têm filhos subseqüentes poderiam empregar estratégias de intervenção precoce para melhorar os resultados. "Infelizmente casais sem susceptibilidade genética conhecida, deve contar com a identificação dos primeiros sinais ou indicadores que não podem se manifestar abertamente até o segundo ou terceiro ano de vida da criança", disse Kliman. 

"Espero que o diagnóstico do risco de desenvolver autismo examinando a placenta no nascimento se torne rotina, e que as crianças que mostram ter aumento do número de inclusões trophoblast, tenham intervenções precoces e uma melhor qualidade de vida, como resultado deste teste , "Kliman adicionado. 

Outros autores do estudo são:


  • Kaitlin Anderson, Kristin Milano e Saier Ye, da Universidade de Yale, 
  • Cheryl Walker, Daniel Tancredi, Isaac Pessah, e Irva Hertz-Picciotto da UC Davis.

Este trabalho foi financiado pelo National Institutes of Health (1 P01 ES11269 e R01 ES 015359), a Agência de Proteção Ambiental Americana através da ciência para atingir resultados (STAR) programa (R829388 e R833292), o Instituto MIND, da Universidade da Califórnia, Davis, e da Universidade de Yale Reprodutiva e Unidade de Pesquisa da placenta.

Citação: Biological Psychiatry, publicado on-line (25 de abril de 2013)
Fonte: Yale.edu

Nenhum comentário:

Postar um comentário