A erva-de-são-joão (hypericum perforatum) também é chamada de:
- milfurada,
- ibitipoca,
- hipérico-verdadeiro,
- hipericão.
O hipérico é um arbusto com uma grande quantidade de flores amareladas, muito bonitas, que contém alta concentração de hipericina, pseudohipericinas e xantona que influenciam os neurotransmissores cerebrais, como a serotonina e a dopamina e reduzem a atividade adrenérgica que é elevada em casos de depressão. Por isso, tornou-se conhecida por suas propriedades calmantes e antidepressivas, sendo especialmente usada nesses casos com excelentes resultados, principalmente porque os medicamentos antidepressivos costumam causar efeitos colaterais, assim, uma infusão natural sempre é mais interessante! Mas, será que essa planta não oferece nenhum efeito adverso?
Possíveis efeitos colaterais da erva-de-são-joão
Segundo algumas pesquisas, ela pode sim, causar algumas reações, como a fotossensibilidade em pessoas de peles claras e sensíveis, o que deixa como uma queimadura de sol na pele, além disso, alguns outros sintomas comuns a pessoas que fazem uso constante da erva: boca seca, irritações estomacais, tontura e cansaço puderam ser observados. Por isso, se a pessoa pretende fazer uso das infusões ou de medicamentos preparados à base do extrato da planta, é bom ter cautela. As gestantes também não podem utilizá-lo, assim como mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, além disso, o uso em excesso pode causar infertilidade.
Outras indicações
Mas, o uso moderado da erva também pode ser usado em casos de dificuldades respiratórias e até para ajudar as menstruações atrasadas a descerem, além de outras indicações, como:
Chá natural | Imagem: Reprodução
- adstringente,
- antiinflamatória,
- antimicrobiana,
- antidiarréica,
- anti-séptico,
- antidepressivo,
- antiirritante,
- possui propriedades aromáticas,
- calmante,
- indicado no tratamento da acne,
- caspa,
- possui poder de cicatrização,
- sedativo,
- vermífugo,
- indicado no tratamento de seborréia,
- indicado no tratamento de problemas pulmonares,
- urinários,
- de gota,
- musculares,
- de diarréia crônica,
- digestivos,
- de hemorróidas,
- acalma o stress,
- depressão leve e moderada,
- a insônia e
- o nervosismo.
Como fazer seu chá
– Ferva uma xícara de água e acrescente 1 colher de sobremesa de erva-de-são-joão, deixando repousar tampada por alguns minutos. Pode-se beber de três a quatro xícaras ao dia.
Essa infusão é indicada para qualquer dos problemas a serem tratados pela erva.
Olá Boa tarde vc ha deu este chá pra seu filho .foi bom pras estetiotipias
ResponderExcluirVocê usou o chá? Gostou dos resultados?
ExcluirEstou vendo agora.
ResponderExcluirVou procurar testar em mim primeiro