Muitos pais de crianças autistas ouviram que, se seus filhos não 
estivessem falando por volta dos 4 ou 5 anos, eles ou elas, 
provavelmente, não iriam mais fazer isso. Alguns pesquisadores 
contrariaram essa visão – citando casos de crianças que desenvolveram 
linguagem durante o ensino fundamental ou até na adolescência. Hoje, um 
estudo com mais de 500 crianças confirma esses relatos promissores. Ele saiu online hoje no jornal Pediatrics.  
Cientistas do Centro para Autismo e Transtornos Relacionados, em 
Baltimore, pesquisaram informações de 535 crianças, entre os 8 e 17 anos
 de idade, diagnosticadas com autismo e com atraso severo de linguagem 
aos 4 anos. Nessa idade, os atrasos de fala dessas crianças variavam do 
totalmente não verbal até o uso de palavras isoladas ou frases sem 
verbos.
Os pesquisadores descobriram que, de fato, muitas dessas crianças 
progrediram no sentido de adquirir linguagem. Quase metade (47%) se 
tornaram fluentes na fala. E quase dois terços (70%) podiam falar usando
 frases simples.
Os pesquisadores também queriam entender os fatores que poderiam 
prever se uma criança autista com atraso severo de linguagem poderia, 
eventualmente, desenvolver a fala. Eles descobriram que a maioria das 
crianças que desenvolveu linguagem tinha QIs mais altos (avaliados em 
testes não verbais) e grau de comprometimento social mais baixo. E o que
 é mais surpreendente: os pesquisadores descobriram que o nível de 
comportamentos repetitivos e interesses restritos da criança NÃO afetou a
 probabilidade de desenvolver linguagem.
“Essas descobertas dão esperança aos pais, de que seus filhos com 
atrasos de linguagem vão desenvolver-se no sentido de adquirir a fala no
 ensino fundamental ou até na adolescência”, disse Geraldine Dawson, 
Ph.D e líder da divisão de Ciência da Autism Speaks. “O destacamento de 
premissas importantes na aquisição da linguagem – especialmente o papel 
das habilidades cognitivas e sociais não verbais – também sugere que 
focar nessas áreas na intervenção precoce irá ajudar a promover a 
linguagem.”
Link para a matéria original em inglês: http://www.autismspeaks.org/science/science-news/many-nonverbal-children-autism-overcome-severe-language-delays

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