Os
 calendários são constituídos por símbolos que estão organizados de 
forma sequencial e que representam atividades a realizar, auxiliando a 
criança com multideficiência a compreender o que vai fazer.
 Os 
símbolos utilizados no calendário podem ser palavras, imagens ou objetos
 e a sua escolha depende das capacidades visuais e cognitivas da 
criança.
 Antes de se utilizar este sistema é necessário estabelecer 
rotinas diárias e conhecer as capacidades comunicativas, visuais, 
motoras e cognitivas da criança.
 
 Existem vários tipos de calendários:
 
 * Calendário de antecipação – permite à criança antecipar os eventos ou as atividades que vão acontecer a seguir.
  
 * Calendário diário – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo do dia.
 
 * Calendário semanal – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo da semana.
 
 * Calendário mensal – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo do mês.
 
 * Agenda – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo de um conjunto de meses, período ou semestre.
 
 Sugestões relativas ao uso de calendários:
 
 - utilizar os calendários em vários ambientes (salas de aula, ginásio, casa...);
 - conversar com a criança acerca das atividades organizadas sequencialmente;
 - explicar que as atividades se realizam umas a seguir às outras;
 - aumentar gradualmente a quantidade de actividades expostas no calendário;
 - criar oportunidades, sempre que possível, para que a criança seleccione o objecto que deverá representar a actividade;
 - utilizar o calendário para explicar a razão de determinada actividade não se realizar;
 - adicionar informação em relação à atividade (por exemplo: local, com quem...);
 - usar o calendário para despertar a curiosidade da criança, introduzindo novos tópicos para simbolizar novas actividades;
 - utilizar o calendário para fazer perguntas, comentários, pedidos, etc. acerca das atividades realizadas.
Os
 calendários são constituídos por símbolos que estão organizados de 
forma sequencial e que representam atividades a realizar, auxiliando a 
criança com multideficiência a compreender o que vai fazer.
Os símbolos utilizados no calendário podem ser palavras, imagens ou objetos e a sua escolha depende das capacidades visuais e cognitivas da criança.
Antes de se utilizar este sistema é necessário estabelecer rotinas diárias e conhecer as capacidades comunicativas, visuais, motoras e cognitivas da criança.
 
Existem vários tipos de calendários:
 
* Calendário de antecipação – permite à criança antecipar os eventos ou as atividades que vão acontecer a seguir.
  
* Calendário diário – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo do dia.
 
* Calendário semanal – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo da semana.
 
* Calendário mensal – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo do mês.
 
* Agenda – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo de um conjunto de meses, período ou semestre.
 
Sugestões relativas ao uso de calendários:
 
- utilizar os calendários em vários ambientes (salas de aula, ginásio, casa...);
- conversar com a criança acerca das atividades organizadas sequencialmente;
- explicar que as atividades se realizam umas a seguir às outras;
- aumentar gradualmente a quantidade de actividades expostas no calendário;
- criar oportunidades, sempre que possível, para que a criança seleccione o objecto que deverá representar a actividade;
- utilizar o calendário para explicar a razão de determinada actividade não se realizar;
- adicionar informação em relação à atividade (por exemplo: local, com quem...);
- usar o calendário para despertar a curiosidade da criança, introduzindo novos tópicos para simbolizar novas actividades;
- utilizar o calendário para fazer perguntas, comentários, pedidos, etc. acerca das atividades realizadas.
Os símbolos utilizados no calendário podem ser palavras, imagens ou objetos e a sua escolha depende das capacidades visuais e cognitivas da criança.
Antes de se utilizar este sistema é necessário estabelecer rotinas diárias e conhecer as capacidades comunicativas, visuais, motoras e cognitivas da criança.
Existem vários tipos de calendários:
* Calendário de antecipação – permite à criança antecipar os eventos ou as atividades que vão acontecer a seguir.
* Calendário diário – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo do dia.
* Calendário semanal – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo da semana.
* Calendário mensal – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo do mês.
* Agenda – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo de um conjunto de meses, período ou semestre.
Sugestões relativas ao uso de calendários:
- utilizar os calendários em vários ambientes (salas de aula, ginásio, casa...);
- conversar com a criança acerca das atividades organizadas sequencialmente;
- explicar que as atividades se realizam umas a seguir às outras;
- aumentar gradualmente a quantidade de actividades expostas no calendário;
- criar oportunidades, sempre que possível, para que a criança seleccione o objecto que deverá representar a actividade;
- utilizar o calendário para explicar a razão de determinada actividade não se realizar;
- adicionar informação em relação à atividade (por exemplo: local, com quem...);
- usar o calendário para despertar a curiosidade da criança, introduzindo novos tópicos para simbolizar novas actividades;
- utilizar o calendário para fazer perguntas, comentários, pedidos, etc. acerca das atividades realizadas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário