Por Claudia Marcelino.
Na tentativa de criar máquinas cada vez mais eficazes e eficientes, a 
robótica tem trazido grandes contribuições para a compreensão do 
desenvolvimento cerebral.
O programa espacial também contribui com estudos significantes. Através 
dos dois, temos grandes insights do quanto o cérebro é dependente do 
movimento para desenvolver toda a sua potencialidade.
Há dois anos atrás, pesquisando exercícios de integração sensorial no 
youtube, me deparei com o trabalho fantástico desenvolvido por Joanne 
Lara.
Gostaria muito de encontrar alguém, alguma associação ou companhia que 
tivesse o interesse de trazer o trabalho dela para o Brasil.
Enquanto isso, deixo um link e uma tradução que fiz sobre o trabalho do movimento e da dança no tratamento do autismo.
Acordando o Cérebro (Autism Movement Therapy) por Joanne Lara
De acordo com o “Autism Genetic Resource Exchange”, o autismo atinge uma
 em cada 110 crianças nascidas nos EUA. Esse facto custa aos bolsos dos 
norte-americanos cerca de 90 biliões de dólares, por ano, em educação e 
cuidados especiais e em pesquisa médica.
Estudos recentes indicam que a ligação entre o hemisfério direito e
 o esquerdo do cérebro permite trocas de informação através do tecido 
cognitivo (corpus callosum) através de transmissores que, nos indivíduos
 autistas, pode permancer  adormecido.
OBS: Exames de Pet Scan indicam falta de sincronia entre os hemisférios cerebrais em 100% dos casos de autismo. 
O “Movimento-Terapia para Crianças Autistas” (Autism Movement Therapy) 
AMT, é a primeira terapia desenhada para autistas que combina movimento e
 música, tendo-se provado ser uma maneira efectiva de estimular a 
comunicação entre os hemisférios cerebrais suscitando o diálogo entre 
ambos.
O AMT, literalmente, “acorda” o cérebro através de uma organização estruturada de música, movimento e terapias de improvisação.
Em estudo recentes ficou provado que em dois meses de terapia com 
movimento, crianças em pequenos grupos, ficaram menos tempo “desligadas 
da realidade”, começaram a reagir melhor ao facto de serem “tocadas” e 
“dirigidas” por um monitor e a dar melhores respostas a comportamentos 
orientados para tarefas específicas. 
Quando me perguntam como desenvolvi o AMT recordo que quando comecei a 
ensinar jovens moderadamente ou bastante autistas – o que durou cerca de
 uma década no sistema público de escolas dos distrito de Los Angeles – 
comecei por desenvolver um programa misto de música e dança. Sempre 
começava e acabava as sessões com ioga, e todos pareciam, gostar 
bastante. Depois tocava baixinho música instrumental asiática, tudo num 
ambiente cuidadosamente iluminado. A pouco e pouco comecei a ver grandes
 diferenças comportamentais para o positivo. Tornei-me numa instrutora 
de dança itinerante e defensora do ensino artístico “especial”. A pouco e
 pouco fui incluindo estas crianças em espectáculos e os resultados 
foram não só encorajadores, foram incríveis.
Trata-se de uma “estratégia natural” para estudantes com um discurso e 
capacidades de comunicação limitados que, assim, podem se expressar 
através do movimento e da música, experimentando o desafio de mover os 
seus corpos no espaço. Ao mesmo tempo que se alargam as possibilidades 
de aumento de resultados acadêmicos, integração social e desenvolvimento
 da linguagem.  
Tradução do link:
http://www.foxnews.com/story/0,2933,561324,00.html
http://www.foxnews.com/story/0,2933,561324,00.html
O DVD de Treinamento no programa encontra-se disponível no site:
O cérebro é a maior maravilha de processamento de informações.
Nós processamos e armazenamos a informação em áreas específicas do 
cérebro para utilizá-las a longo prazo ou a curto prazo. Quando nós 
precisamos dessa informação outra vez, nós a recuperamos através de um 
caminho utilizando a massa branca do cérebro que está na área total do 
cérebro, a massa cinzenta.
O processo de mapeamento de informações no cérebro é muito interessante.
Imagine que você se muda para uma nova casa. Você não sabe onde 
encontrar a mercearia, a lavanderia de limpeza seco, o posto de gasolina
 ou nenhum outro estabelecimento que você precisa diariamente. Mas 
dentro de um curto período de tempo você encontra estes lugares e já não
 tem que pensar sobre as
direções específicas que você tem que tomar para chegar a determinados 
lugares. Você entra em seu carro vira aqui, dobra ali e chega ao local 
como se estivesse ligado ao "piloto automático". Diariamente nós 
traçamos centenas de fragmentos de informações arquivando-as em nosso 
cérebro. Sem mesmo ter que pensar, quando nós precisamos de determinada 
informação nós recuperamos o arquivo indo diretamente até ele, através 
dos mapas cognitivos ou dos caminhos construidos.
 Os indivíduos com autismo têm a dificuldade de alcançar e recuperar a 
informação nos bancos de memória de longo ou curto prazo. Ou o caminho 
não existe ou os transmissores são danificados. Isto faz a
aprendizagem especialmente difícil para eles. A analogia é que os 
cérebros das nossas crianças funcionam como uma biblioteca onde nenhuma 
das informações são armazenadas de maneira organizada e categorizada. 
Pense na confusão que isto causa! A boa notícia é que os cientistas 
sabem agora que nós podemos frequentemente restaurar caminhos 
informativos danificados ou mesmo criar caminhos novos com um processo 
chamado reorientação cognitiva. Este “acordar o cérebro” é o núcleo da 
terapia do movimento do autismo.
 *O que é terapia do movimento do autismo?*
AMT é uma poderosa estratégia de integração sensorial que conecta os 
hemisférios esquerdo e direito do cérebro (integração interhemisférica) 
combinando a modelação, o cálculo de movimento visual, o processamento 
receptivo auditivo, o ritmo e o sequenciamento “em uma aproximação de
pensamento cognitivo do cérebro inteiro” que pode melhorar 
significativamente as habilidades comportamentais, emocionais, 
acadêmicas, sociais e discursivas.
O objetivo fundamental da terapia do movimento do autismo é que após 12 
-14 semanas de duas ou três sessões semanais de 12 minutos, o indivíduo 
será mais complacente quando pedido para terminar tarefas, interagirá 
com os pares típicos seguindo instruções gerais mais freqüentemente, e 
estará usando ambos os lados de seu cérebro para isso. Aumentar a 
auto-determinação, junto com uma auto-estima mais saudável, são 
objetivos que vem em sequência.
*Qual é a teoria atrás da terapia do movimento do autismo?*
Nos indivíduos com autismo os hemisférios do cérebro esquerdo e direito 
na maior parte das vezes, não se comunicam um com o outro. O hemisfério 
esquerdo (analítico) ou lógico do cérebro é: verbal, responde ao 
significado da palavra, é seqüencial, processa a informação de forma 
linear, responde à lógica e faz planejamentos, recorda nomes de pessoas,
 faz utilizar a fala com poucos gestos, é pontual, prefere formas 
rígidas de estudo, prefere luzes brilhantes ao estudar.
O hemisfério direito (global) ou artístico é: o visual, responde ao tom 
de voz, processa informações de forma aleatória e variada, responde à 
emoção, é impulsivo, recorda as feições das pessoas, produz gestos ao 
falar, é menos pontual, prefere o som ou a música no fundo ao estudar e 
prefere a mobilidade freqüente ao estudar. A informação viaja através do
 corpo caloso, que serve como a canalização ou a ponte entre os 
hemisférios esquerdo e direito.
Os estudos indicam que esta ponte pode ser reforçada. AMT é projetada 
reorientar o cérebro cognitivamente. AMT usa a repetição de testes 
padrões e de seqüências do movimento para estabelecer caminhos legítimos
 ou estradas para que a informação viaje longitudinalmente. Isto ajuda 
indivíduos com autismo em processar, em armazenar e em recuperar a 
informação em uma maneira mais eficiente e mais eficaz.
*Como pode isto ser possível?*
 Pense da seguinte maneira: Você compra uma casa nova com um quintal nos
 fundos. A residência é de primeira locação e a grama do quintal é 
verde, encantadora e cobre todo o terreno. Alguém começa a usar a 
lavanderia, que se encontra após o gramado. Após um tempo 
inevitavelmente se formará um caminho na grama ligando a casa a 
lavanderia. Isto é como nós fazemos caminhos novos no cérebro, tendo o 
curso da informação para a frente e para trás, repetidamente outra vez, 
ao longo dos mesmos transmissores da massa
branca do cérebro até que o cérebro estabeleça que a rota viajada é o 
caminho preferido para a informação armazenada. Não parece tão 
impossível, certo?
*Certamente muitos pais e profissionais acharão o seguinte exemplo familiar.*
Uma criança com autismo vai ao parque com seu pai. Vê um cão e quando se
 inclina para baixo para acariciá-lo, seu pai olha para o céu e diz, 
“que céu azul encantador.” Um mês mais tarde o menino vê um cão na casa 
de um amigo. Apressa-se imediatamente para acariciar o cão e diz, “que 
encantador céu azul” - as palavras que ele mapeou cognitivamente e 
armazenou em seu banco de memória durante o seu passeio ao parque. Por 
estar experimentando novamente a mesma atividade, uma que apreciou, seu 
cérebro recupera as palavras (discurso) que ouviu de seu pai (informação
 audio receptiva) que foram armazenadas junto com a imagem do cão 
(língua) e a ação de carícia (motor bruto). Quando a criança diz “o céu 
azul,” os
adultos interpretam mal e entendem mal a criança imaginando que o menino acha que o nome do cão é “céu azul.”
Na realidade, a imagem do cão era o disparador visual para a recuperação
 da informação armazenada no cérebro do menino. Cada um de nós processa 
as informações desta mesma maneira. A diferença entre processar a 
informação correta ou errada, como no exemplo acima, é dependente da 
interpretação
negativa ou positiva da informação. Nós processamos as informações 
através das sugestões audio, visuais e naturais, que se transformam por 
sua vez em disparadores. Uma imagem visual pode ser um disparador assim 
como a informação auditiva e muitas vezes ambas transformam-se 
disparadores para o
processo de recuparação de informações.
A terapia do movimento do autismo utiliza estas diferentes formas de 
processamento e disparadores de informação para remapear o cérebro. 
Exige que as crianças usem a língua receptiva para ouvir a música, 
processamento visual para ver a imagem física e as habilidades motoras 
brutas para reproduzir o que vêem.
 *Como funciona uma sessão de Terapia do Movimento do Autismo?*
AMT é divertimento, envolvendo a música e a dança que serve a todas as 
idades! O programa está disponível através de aulas ou com um DVD 
instrutivo.
AMT é dividido em três níveis que levam aproximadamente 12-15 minutos 
para terminar, com uma divertida sessão de hip-hop no final. 
Cada um dos três níveis é dividido em mais cinco sub sessões: 
Um aquecimento, um movimento estacionário, um movimento de locomoção, uma improvisação e um relaxamento.
 Mais importante, cada um dos três níveis é projetado como um patamar do
 nível acima 3 em 2, e em 2 em 1. O estudante começa com o nível 1 e com
 a repetição e a previsibilidade move-se para o nível seguinte quando 
dominou a seqüência e os padrões do movimento, tempo e ritmo da seção 
atual. Ou seja, move-se quando mapeou a seqüência e a padronização de 
movimentos (informação) e quando seu corpo responderá confiantemente a 
essa informação (disparadores).
O nível 1 é projetado para indivíduos com habilidades motoras grossa e fina e habilidades cognitivas emergentes.
O nível 1 introduz e treina o indivíduo “para traçar um caminho” 
escutando a música (que usa seu cérebro direito), interpretando 
visualmente o movimento corporal do demonstrador (que usa seu cérebro 
esquerdo), e mover conseqüentemente seu corpo no espaço com o ritmo da 
música (a aproximação inteira do cérebro). 
O nível 1 é essencialmente " Escute, veja e faça."
O nível 2, é o nível de desenvolver habilidades, é projetado para o
 indivíduo que está mais avançado em suas habilidades finas, brutas, e 
cognitivas e que dominou a seção do nível 1.
O nível 2 centra-se sobre seqüências mais longas, movimentos padrões mais complexos, e uma apreciação geral da forma da dança.
O nível 3, o nível proficiente, é projetado para o estudante que dominou as habilidades no nível 1 e no nível 2.
Esta seção envolve sequências e movimentos padrões mais complexos e combina a improvisação com movimentos desafiantes.
O nível 4 é o nível de Hip Hop ou o nível instrutivo independente.
Este nível é projetado para que o estudante dance à batida, usando as 
habilidades de ritmo e cadência que adquiriram nos três níveis 
precedentes e para ter o divertimento! Nossos crianças se sentem tão 
frequentemente deixadas de lado em festas e reuniões de família que este
 nível criativo os ajudam a se juntarem espontaneamente.
 O objetivo é que o estudante mova facilmente do nível 1 ao nível 3 
rapidamente Quanto tempo isto demora depende de cada estudante, como o 
cérebro irá responder a esse remapeamento e quão rapidamente os
transmissores serão reprogramados. O último objetivo é que o estudante 
possa executar combinações independentes, sem o modelo adulto. A 
reorientação cognitiva exige dedicação e perseverança, junto com a 
repetição e a previsibilidade, chaves para a integração sensorial 
interhemisférica bem sucedida.
Nós queremos que nossas crianças executem bem as tarefas propostas; 
dominar estas habilidades básicas pode ter um impacto enorme em todas as
 áreas restantes da aprendizagem. Nós igualmente queremos que eles sejam
 o melhor que podem ser.
A terapia do movimento do autismo estimula o cérebro e acorda as 
áreas que estão dormentes. Mas, como a vida, é um processo e, duas 
crianças não respondem exatamente da mesma maneira. O programa pode ser 
usado com os jovens e crianças a partir de 3 anos de idade, contudo foi 
mostrado ser eficaz quando começado com adolescentes da mesma maneira. 
Como nós todos dizemos em nossa clínica, não desanime, anime-se! Treine 
novamente seu cérebro!
Olhem que coisa mais linda a prática com um menininho no final deste vídeo!

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