sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Alimentos Industrializados x Alimentos Naturais

 

Muita gente vai falar “E AGORA? O QUE EU VOU COMER?”, após ler meu post de hoje que afirma“Alimentos Industrializados causam enfermidades!”. Atualmente o consumo de alimentos industrializados está descontrolado! Ver um carrinho de super mercado cheio de industrializados e praticamente nenhuma fruta, legume, verdura é “normal”. Tudo isso é consequência da falta de tempo? Ou quem sabe preguiça de preparar sua refeição?

Existem vários estudos que comprovam que só na última década surgiram cerca de 150 novas doenças, cujo as causas são ainda desconhecidas, porém novos estudos estão surgindo e relacionando essas novas doenças ao excesso de alimentos industrializados nas refeições. Com o desenvolvimento da Medicina Ortomolecular, pode-se comprovar os males causados pela alimentação industrializada, um deles são as doenças degenerativas humanas. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), “85% das doenças degenerativas modernas têm como causa a alimentação industrializada”.

Estudos e experiências relatadas por pessoas relacionam alguns alimentos e os problemas de saúde que eles podem causar:

Açúcar branco: Diabetes, hipoglicemia, cáries, osteoporose, etc.;
Enlatados: carências nutricionais;
Aditivos artificiais: câncer, leucemia, dislexia, alergias;
Carne Vermelha: Câncer, reumatismo, depressão, impotência;
Transgênicos: Alergias crônicas, mutações;
Frios: Câncer, miomas, cistos, menopausa;
Hambúrgueres: colite, anemia, carências;
Farinhas brancas: Carências nutricionais;
Sal refinado: problemas na tireoide, Mal de Alzheimer.

Existem vários fatores, não só a alimentação industrializada, para se adquirir doenças degenerativas, como o estresse e o sedentarismo, mas foi visto que o grande vetor são os radicais livres. Estes que em excesso causam doenças e acentuam o envelhecimento precoce! SIMMM, RUGASSSS! =P

O Radical Livre é um átomo instável do oxigênio corporal excedente que, uma vez em excesso, passa a prejudicar todas as funções orgânicas. As células e seu núcleo, onde se encontra nosso DNA, sofre constantes agressões, o que perverte e impede a sua boa função. Radicais livres podem causar: câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, reumáticas e as novas doenças (miastenia gravis, fibromialgia, esclerose múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA, com um L só), AIDs, etc.).

Agentes formadores de radicais livres: Antibióticos, Dietilbestrol (e outros estrógenos sintéticos), corantes e aromatizantes derivados do alcatrão e similares, ácido úrico, agrotóxicos, metais pesados, estresse, alcoolismo, tabagismo e excesso de medicação alopática.

Para salvar o dia vem os alimentos ANTIOXIDANTES! A Medicina Ortomolecular aponta que os antioxidantes, como vitaminas concentradas, minerais, oligoelementos, nutrientes, suplementos, etc., capazes de reduzir os radicais livres do corpo. Estes são alimentos que trazem saúde, de acordo com a Medicina Natural: alho, cebola, limão, maçã, abacaxi, mamão, arroz integral, uva, melancia, soja, seus derivados, etc.

É muito importante ressaltar que a carne vermelha tem grande capacidade de produzir radicais livres. Quero deixar bem claro que não se deve parar de comer, porque também tem seus benefícios! Porém deve ter muita gente como a minha irmãzinha menor que só come carne vermelha! Em um mês normal…. CARNE CARNE CARNE, todos os dias! E o frango e o peixe? Daí não dá! Há uma nítida relação entre o consumo de carne, a incidência de doenças cardíacas e de câncer intestinal. Variar entre frango e peixe é bem mais saudável.

Os alimentos IDEAIS: cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leguminosas, dê preferência às produções orgânicas.

E por hoje é só pessoal! Espero que depois desse post muita gente repense na alimentação que está tendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário