sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Alimentos industrializados: malefícios

comida-industrializada-3_115383397.jpg Shutterstock
Vivemos falando por aqui que os alimentos industrializados e refinados fazem um mal danado. Mas você sabe por que? Juntamos os principais perigos dos alimentos processados para você entender melhor como e de que jeito eles podem ser maléficos à saúde.

Aditivos 

O maior problema dos alimentos industrializados são os aditivos em sua composição: antioxidantes para evitam a deterioração da comida, acidulantes, adoçantes e aromatizantes para ressaltar o sabor e odor e esconder o gosto ruim de outras substâncias químicas e os corantes e espessantes para alterar a cor e aparência do alimento, deixando o produto final colorido, adocicado, cremoso, macio e com cheiro ótimo.

Leia também:
Farinha branca traz riscos de obesidade, diabetes e doenças crônica

Recheadas ou não, bolachas são vilãs e acumulam gordura localizada

Freekeh emagrece por ser supergrão turbinado em fibras
O problema é o efeito colateral de tanta química. Os acidulantes, por exemplo, podem levar a descalcificação de ossos e dentes. Os conservantes e antioxidantes costumam afetar as funções gastrointestinais, podem causar alergias e aumentar o nível de colesterol no sangue. Algumas substâncias produziram câncer em animais durante testes de laboratório e outras afetam rins e fígado.

Comida industrializada engorda

Alimentos refinados possuem muitas calorias e pouco valor nutricional, ou seja, engordam e não alimentam. Pior ainda: viciam. Você mal acabou seu hamburguer processado e super calórico e logo bate uma vontade de doce, que logo dá mais fome ainda --e o resultado são os quilos a mais na balança.

Comida que inflama

comida-industrializada-2_126455075.jpg Alimentos cheios de açúcar refinado, farinha branca e óleos oxidados causam inflamações no organismo --que é a forma como nosso corpo reage ao ser "atacado" por tanta química.
O excesso de alimentos processados em nossa dieta aumenta as chances de problemas cardíacos, respiratórios, neurológicos e de câncer, além de doenças autoimunes.

Cansaço físico e mental

Quem se alimenta principalmente de comida tipo fast food, ou seja, come em lanchonetes e consome comidas industrializadas prontas ou congeladas rapidamente perde a energia.
O corpo fica exaurido (mesmo sem ter feito exercício algum) e fica difícil se concentrar, se inspirar e resolver problemas. Os alimentos processados aumentam a letargia e abaixam a motivação, além de estarem ligados a aumento de casos de depressão e agressividade.

Formadores de muco

comida-industrializada-116273602.jpg Shutterstock
 
Os refinados, especialmente os laticínios industrializados e produtos a base de farinha refinada, aumentam a produção de muco no corpo. Você vai sentir as consequências quando tiver uma gripe, resfriado, sinusite ou problema respiratório como bronquite ou asma.
Se assustou com tantos perigos? Pois a solução é fácil e barata: coma mais comida e menos coisas que vem em latas, potes e embalagens plásticas.
Opte por alimentos simples e integrais, que são saudáveis e pesam menos no bolso.

Fomos às compras com uma nutricionista para saber: quais alimentos saudáveis colocar na lista de compras do supermecado? Assista:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário