quinta-feira, 23 de maio de 2013

Transtornos mentais afetam até 20% dos jovens nos EUA

Entre os problemas encontrados estão ansiedade, depressão, déficit de atenção e hiperatividade, distúrbios do espectro autista e síndrome de Tourette

Um em cada cinco jovens americanos tem algum tipo de problema mental
Um em cada cinco jovens americanos tem algum tipo de problema mental (Thinkstock)
Até 20% das crianças e adolescentes nos Estados Unidos sofrem de algum tipo de transtorno mental, como ansiedade, depressão ou déficit de atenção. As informações são de um levantamento realizado pelo Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) e divulgado nesta quinta-feira. O relatório é a primeira iniciativa federal para o monitoramento das doenças mentais em jovens americanos de 3 a 17 anos.
Entre os problemas mentais, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é o mais diagnosticado: está presente em 6,8% das crianças e adolescentes. Na sequência, estão os transtornos de conduta (3,5%), ansiedade (3%), depressão (2,1%), distúrbios do espectro autista (1,1%) e síndrome de Tourette (0,2%) — um transtorno neuropsiquiátrico caracterizado por múltiplos tiques físicos e vocais.
Sintomas — Os sintomas dos transtornos mentais mudam com a idade e podem se manifestar em dificuldades para brincar, de aprendizagem, de fala ou no controle das emoções. Os sinais iniciais costumam aparecer já na primeira infância, mas também podem surgir durante a adolescência. O autismo, por exemplo, começa a apresentar sintomas em crianças, principalmente meninos, com idades entre 6 e 11 anos.
De acordo com o estudo, 4,7% dos adolescentes (12 a 17 anos) consomem regularmente drogas; 4,2% caem na dependência ao álcool e 2,8% na de cigarros. Os meninos são mais afetados do que as meninas pelos déficits de atenção, por distúrbios de comportamento e de espectro autista, por ansiedade, pela síndrome de Tourette e pela dependência em cigarros.
O suicídio é mais comum entre os adolescentes do sexo masculino. Mas as adolescentes do sexo feminino são mais propensas à depressão e aos problemas com o álcool. Em 2010, o suicídio foi a segunda principal causa de morte entre adolescentes — depois dos acidentes.

(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário