quarta-feira, 29 de maio de 2013

ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER A AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM EM CRIANÇAS COM AUTISMO.

 Este capítulo oferece várias estratégias como exemplos de algumas das maneiras nas quais as crianças com autismo tem sido ajudadas a adquirir linguagem. Os pais frequentemente pedem por exercícios para se usar a fim de ajudar suas crianças a falar. As seguintes sugestões não deveriam ser pensadas como exercícios isolados a serem trabalhados individualmente, mas como ideias para moldar todas as suas interações comunicativas diárias com sua criança. Essas técnicas são imaginadas para serem integradas no contexto da vida de sua criança na medida em que você vive junto dela no  seu dia a dia, e elas funcionam melhor quando usadas em bases consistentes.
A generalização acontece mais rápido quando estas estratégias são utilizadas em uma variedade de contextos e por uma variedade de adultos. Esta lista não de jeito nenhum exaustiva, nem é proposta para representar tudo que uma patologista de linguagem de fala (SLP em inglês) faria quando trabalhando com uma criança com autismo, mas é estruturada para comunicar aos pais das maneiras que famílias podem trabalhar para comunicar aos pais algumas das maneiras que famílias podem trabalhar para melhorar as  habilidades de comunicação de suas crianças. Devido a limitação de espaço, o foco desta seção está na fala; habilidades de articulação de fala não são focadas.
Nós começamos com alguns princípios gerais que aplicados às crianças com autismo de todos os estágios de desenvolvimento de linguagem. Estes são seguidos por recomendações para crianças em três diferentes estágios de crescimento da linguagem: (a) a criança pré-verbal, (b) a criança que está começando a usar palavras, e (c) a criança que está usando expressões criativas e de múltiplas palavras.

  RECOMENDAÇÃO GERAL 
 
1. Minimize Perguntas Diretas. É importante minimizar seu uso de perguntas diretas. Os pais, com a melhor das intenções, frequentemente acreditam que eles estejam desenvolvendo a linguagem em suas crianças quando perguntam um monte de questões. Algumas das questões que pais usam em excesso quando tentam fazer suas crianças falarem são:
- O que é isto? 
- O que você quer? 
- O que você está fazendo? 
- Como se chama isso?
>
Evite tais perguntas tanto quanto possível, embora você jamais seja capaz de eliminá-las completamente. Os pais podem ouvir um ao outro quando estão falando com sua criança e lembrando um ao outro para minimizar o questionamento.
 
2. Comentando. Siga a liderança de sua criança. Observe o que ele está fazendo e comente sobre isso, proporcionando o que deveria ser o diálogo interno dele. Uma vez que você começou a minimizar perguntas diretas, você descobrirá que está comentando mais. Perguntas e comandos são restritivos ao desenvolvimento da linguagem. Comentários promovem o desenvolvimento da linguagem.

3. Espere e sinalize. Numa troca comunicativa, os adultos esperam com clara e visível antecipação, enquanto olham com expectativas para seus filhos. A expectativa é aquela que acontece depois que o adulto falou, a criança vai ver que é sua vez. Quando ela fizer isso, o comportamento deve ser premiado.
  
4. Como olhar com expectativa:
> Estabelecer contato visual.
> Lábios ligeiramente separados.
> Sobrancelhas erguidas.
> Incline a cabeça e o corpo levemente em direção à criança. 
 
5. Use gestual abundante e expressão facial. 
Usando abundante, exageradas expressões faciais e gestuais corpóreos é crucial para se conseguir aquisição de linguagem. O movimento e o gestual tanto em você quanto em sua criança irão encorajar a linguagem. Não seja  formal e estático. Agite-se. Capture a atenção da criança e dê suporte ao significado de suas palavras, que podem não ser claras para ela, com uma ilustração visual do que você quer dizer. 
 
6. Modelando. 
Modelando significa apresentar como exemplo o que sua criança deveria dizer. Pense em modelar linguagem apropriada versos correção de erros. É deprimente para alguém sentir como se ele estivesse sendo corrigido o dia todo. Modelando mantém você afirmativo, ao passo que corrigindo irá fazê-lo sentir que você se importar mais com como sua criança está comunicando do que o que ele está comunicando- algo que você quer evitar.

 7. Redução. 
Quando você estiver modelando a linguagem, comentando sobre a atividade da criança, ou apenas falando com seu filho, encurte suas sentenças; ou seja, reduza a complexidade de sua linguagem. Você estará maximizando a compreensão assim como modelando algo que você espera que ela seja capaz de imitar no nível atual de desenvolvimento de linguagem dela. Por exemplo, se a sua criança ainda não está usando palavras, fale com ela em expressões de palavras simples tanto quanto possível. Se ela está se aproximando e usando duas palavras, reduza suas sentenças tanto quanto possível a duas palavras de extensão.
 
8. Use entonação exagerada, volume e taxa de fala. 
Nós precisamos capturar a atenção das crianças que tem dificuldades em se comunicarem espontaneamente. Usar entonação exagerada, volume e taxas de linguagem tendem a fazer isso. É por causa disso que canções e rimas infantis são boas para estimular o desenvolvimento da linguagem prematura; elas são repetitivas e rítmicas. Você pode cantar uma canção e deixar um espaço para que sua criança o preencha como uma resposta.
 
9. Contato visual. 
Olhar para a pessoa com quem está conversando é uma parte crucial de comunicação com ele. Olhe nos olhos de sua criança e a encoraje a olhar no seu. "Olhe para mim" é a diretiva simples a ser usada.
 
10. Reforço. 
Quase não é necessário se dizer, mas aí vai. Para promover e aumentar a linguagem espontânea, é essencial que você responda e fazendo isso reforce as produções espontâneas da sua criança. Não ignore as tentativas dela de se comunicar, sejam elas verbais ou não verbais. Responda de qualquer maneira, preferencialmente de um jeito descrito aqui. Responda verbalmente ou não verbalmente, mas responda, desta forma reforçando os esforço da criança para falar e ensinando a ela que há um prêmio por falar.
 
11. Faça que seja divertido, divirta-se com isso. 
Fale com uma voz agradável. Sorria bastante. Ajude sua criança a associar comunicação com calor, afeição e alegria. Tente permanecer relaxada. Por que ele haveria de querer se comunicar se não fosse divertido? Seja divertido, imaginativo e criativo.
  
Leia mais em:

Mais do que palavras.
 
Para download:
 
Parte 1: 

Parte 2: 

Parte 3: 
 
 

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