sexta-feira, 3 de maio de 2013

Equipe cria primeira vacina capaz de ajudar a controlar sintomas do autismo

 

Cientistas da Universidade de Guelph, no Canadá, desenvolveram a primeira vacina capaz de ajuda a controlar os sintomas do autismo em crianças.

A vacina à base de carboidrato tem como alvo a bactéria intestinal Clostridium bolteae, comum em crianças autistas.
 
C. bolteae é conhecida por desempenhar um papel em distúrbios gastrointestinais, e muitas vezes está em maior número no trato gastrointestinal de crianças autistas do que naqueles de crianças saudáveis.
 
Mais de 90% das crianças com transtornos do espectro do autismo sofrem de sintomas gastrointestinais crônicos graves. Destes, cerca de 75% sofrem de diarreia.
 
"Pouco se sabe sobre os fatores que predispõem as crianças autistas a C. bolteae", destaca o pesquisador Mario Monteiro. Embora a maioria das infecções sejam tratadas por alguns antibióticos, disse ele, a vacina iria melhorar o tratamento atual.
 
"Esta é a primeira vacina desenvolvida para controlar constipação e diarreia causada por C. bolteae e talvez controlar sintomas do autismo associados a este micróbio", afirma Monteiro.
 
Casos de autismo aumentaram quase seis vezes ao longo dos últimos 20 anos, e os cientistas não sabem por que. Embora muitos especialistas apontem para fatores ambientais, outros têm se centrado no intestino humano.
 
Alguns pesquisadores acreditam que as toxinas e / ou metabolitos produzidos pelas bactérias intestinais, incluindo C. bolteae, podem ser associados com a severidade dos sintomas e do autismo.
 
A nova vacina anti-C. bolteae ataca polissacarídeos complexos específicos, ou hidratos de carbono, na superfície da bactéria.
 
A vacina aumentou anticorpos específicos de C. bolteae em coelhos. Os médicos também podem usar os anticorpos induzidos pela vacina para detectar rapidamente a bactéria em um ambiente clínico.
 
A vacina pode demorar mais de 10 anos ate a conclusão de ensaios pré-clínicos e humanos. "Mas este é um primeiro passo importante na concepção de uma vacina multivalente contra várias bactérias do intestino relacionadas ao autismo", ressalta Monteiro.
 
O trabalho foi publicado na revista Vaccine.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário