quinta-feira, 23 de maio de 2013

Crianças autistas percebem movimentos com o dobro de rapidez

Crianças com autismo veem movimentos simples com duas vezes mais rapidez que  outras crianças da mesma idade, conclui um novo estudo. Cientistas acreditam que  essa hipersensibilidade pode dar pistas para o entendimento das causas da doença.  A descoberta pode explicar por que algumas pessoas que sofrem de autismo são  sensíveis a luzes fortes e  barulhos altos.
- Temos a crença que o autismo é um distúrbio social porque crianças nesta  condição frequentemente são conflitantes com interações sociais, mas  negligenciamos que quase tudo o que sabemos sobre o mundo vem dos nossos  sentidos. Anomalias na forma de olhar ou ouvir podem ter um profundo efeito no  convívio social – disse Duje Tadin, o líder da pesquisa da Universidade de  Rochester, nos Estados Unidos.
Apesar de estudos anteriores terem concluído que pessoas com autismo têm  habilidades visuais melhores com imagens estáticas, esta é a primeira pesquisa a  descobrir uma maior sensibilidade a imagens em movimento. As descobertas foram  publicadas no “Journal of Neuroscience”.
No estudo, 20 crianças com autismo e outras 26 com desenvolvimento  tipicamente normal, todas entre 8 e 17 anos, viram pequenos filmes com barras em  preto e branco que se movimentavam. Foi pedido às crianças que indicassem a  direção em que essas barras se moviam. Toda a vez que um participante escolhia a  direção correta, o próximo filme se tornava um pouco mais curto, com maior grau  de dificuldade.
Quando a criança errava, o vídeo seguinte ficava mais fácil. Deste modo, os  pesquisadores eram capazes de medir a rapidez em que as crianças com autismo  percebiam os movimentos. Os pesquisadores descobriram que quando as barras na  imagem tinham tonalidade bem sutil e eram pouco visíveis, os dois grupos de  crianças tinham o mesmo desempenho. Mas quando as barras ficaram bem à mostra,  com contraste de cor adequado, as crianças autistas tiveram um desempenho bem  melhor.
Os cientistas sugerem que, enquanto tal habilidade pode ser vista como uma  vantagem, na maior parte das vezes a hipersensibilidade pode levar a uma  overdose sensorial. O mesmo aumento de sensibilidade cerebral observado em  crianças autistas também ocorre em pessoas com epilepsia, doenças com bastante  ligações com o autismo, segundo os autores do estudo. Um terço dos autistas tem  epilepsia.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário