quarta-feira, 22 de maio de 2013

Terapia ocupacional na Retirada de fraldas parte 1



Muitas pessoas sentem um desconforto só de pensar nesse assunto, porém é uma etapa do desenvolvimento muito importante e necessária para a independência da criança.
Algumas famílias sonham com esse dia. Dizem que “sonho com os olhos fechados são sonhos do passado e os sonhos com olhos abertos se referem ao futuro”. Então olhos bem abertos.
Na verdade para conseguirmos realizar algo precisamos de muita dedicação, persistência e o mais importante que é a mudança de algumas atitudes.
Aprendizagem é algo que vem de fora para dentro, por exemplo, quando queremos ensinar alguém a andar de bicicleta observamos: como sentar no banco, como segurar o guidão, com que pé iniciar, como fazer a força no pedal, etc. Executar essas etapas geram atitudes.
Atitudes de quem ensinam e atitudes de quem aprendem.
Mudar a atitude é um aprendizado que vem de dentro para fora e depende apenas de nós.
Podemos escolher como nos sentir diante de situações.
Leia com atenção as orientações e dicas. Pense e reflita. Nossa matéria prima mais importante é você e como você vai agir, novamente sua atitude.
Existem atitudes que motivam e nos impulsionam para ação. Estão entre elas:
  • Não se conformar com a realidade
  • Ter a prontidão para agir
  • Aceitar mudanças necessárias

Existem também as atitudes que desanimam. Estão entre elas:
  • Idolatria do conhecido – Pensar que já sabemos de tudo, e que já fizemos de tudo mas lembre-se sempre há um jeito de fazer melhor.
  • Síndrome do espectador, ficar apenas olhando e se lamentando diante da situação.
  • Medo da singularidade – Medo de agir diferente de outras pessoas
Como vocês podem perceber essa forma de ver as coisas podemos aplicar em outras áreas de nossa vida, seja ela pessoal ou profissional e até no desafio de retirar a fralda.
Todos os itens relacionados às atividades da vida diária (vestuário, higiene, alimentação, comunicação e locomoção), estão divididos em etapas a serem desenvolvidas gradualmente.
Sabemos que durante todo o processo, haverá fracasso, incoerências e desânimo. Mas resista e insista.
Mude o comportamento de quem você quer mudar e não o seu.
Estaremos nesse texto orientando cada passo, e motivando você a manter o foco e realizar o sonho.
ADEUS ÀS FRALDAS!
ENTÃO VAMOS LÁ.
O processo de retirada de fralda consta de três etapas:
O método:
  • Observação e preenchimento de uma tabela de horários.
  • Análise da tabela.
  • Organização do plano de ação através das técnicas
Todas as pessoas que trabalham com a criança especial devem estar cientes da importância do preenchimento da tabela de horários.
A partir do momento que você decidiu, retire a fralda, em todos os horários para haver uma coerência em sua atitude.
Na verdade nesse período haverá uma substituição da fralda por cuecas, shorts, calcinhas, etc.
¨             Fale com a criança que ela não usará mais fralda, que será mais gostoso vestir calcinha e cueca
¨             Leve-a até o banheiro e mostre como retirar a fralda.
¨             Faça-a segurar com os dedos a fita colante da fralda e puxar (coordenação motora fina)
¨             Lembre-se de que ela precisa olhar o que faz para aprender.(coordenação olho-mão ou viso motora)
¨             Convide para sentar no vaso ou penico e caso a criança aceite e esteja motivada faça a seqüência completa. (Falaremos mais adiante).
¨             Os meninos podem segurar o penico e fazer xixi em pé.  Se ele encostar na parede se sentirá mais seguro.
¨             Seja tranqüilo e leve a sério esse trabalho. Isso fará diferença no resultado
Um pouco de teoria
Em torno de 1 ano a criança não gosta de ficar molhada, mas o controle de seu esfíncter só terá início por volta dos 18 meses. E entre o trigésimo e trigésimo sexto mês, ela geralmente permanecerá seca durante o dia e a noite, dispensando assim o uso das fraldas.
Em torno do 2,5 anos a criança pode passar por longos períodos sem fazer xixi e contraindo com tanta força que se torna difícil relaxar os músculos esfincterianos. Isso acontece porque está tão absorta em suas brincadeiras que se esquece de observar as sensações da bexiga.
O controle completo da bexiga é adquirido bem mais tarde do que o controle intestinal.
A criança é capaz de segurar o cocô antes de segurar o xixi.
A tabela de observação
horário 7h 7:10 7:20 7:30 7:40 7:50 8h 8:10 8:20
Dias  01


x




02
x






03


x




04








O preenchimento da tabela é bastante simples, nela estão todos os horários do período da manhã, da tarde e da noite de 10 em 10 minutos.
Toda vez que a criança urinar marcará um “X” e quando a criança evacuar marcará um “0”. Essa marcação deve ser feita durante 7 a 15 dias.
¨             Deixe a criança agir normalmente
¨             Observe sinais que indiquem que a criança quer ir ao banheiro, ou, se já escapou na roupa.
¨             Caso escape, não é necessário repreender, pare a brincadeira e de forma tranqüila e com voz serena troque a criança e limpe o chão. Converse  e conte tudo o que está sendo feito. “ Tudo bem…vou te trocar e quando você quiser fazer xixi, podemos ir ao banheiro”
¨             Ou mostre o penico, “você pode fazer xixi aqui também”
¨             Caso tenha sucesso, elogie, celebre, demonstre seu carinho e sua alegria
¨             Lembre-se que a criança está também aprendendo, assim como você.
A partir desses dados, saberemos:
  • Qual o melhor horário para levarmos a criança ao banheiro
  • Se a criança está preparada para o treino, se ela permanece seca por aproximadamente 2 horas.
Essa é uma observação importante e necessária. Cuidado!
Os movimentos naturais proporcionam uma satisfação natural e muitas vezes o treinamento higiênico não preenche uma necessidade da criança e sim uma imposição do adulto.
Os reflexos naturais devem ser condicionados às condições impostas pela da sociedade e assim deve ser estabelecido um controle voluntário.
Vários autores concordam que o inicio do treinamento da higiene da criança depende inteiramente do seu desenvolvimento neurológico e psicológico.
Ação
¨             Convide de forma divertida e entusiasmada para ir ao banheiro 10 minutos antes do horário analisado na tabela.
¨             Convide forma divertida e entusiasmada para fazer xixi, mostrando o penico, troninho
¨             Se ela não aceitar, não insista, fale “tudo bem…daqui a pouco eu te convido de novo”
¨             Se ela aceitar, fique no máximo 5 minutos, mostre à criança que é rápido e que não queremos que ela pare o que está fazendo “ vamos rapidinho..!!!” ´é só fazer xixi e pronto.
¨             Se conseguir…VIVA! Comemore, celebre!!! E volte imediatamente para o local onde estavam
¨             O primeiro xixi é inesquecível, a partir desse momento, tudo ficará mais fácil para o pequeno campeão!!
Existem algumas ações que facilitam a eliminação da urina, como, por exemplo, beber água ou suco 10 minutos antes do horário de ser levada ao banheiro.
A partir desses dados, saberemos:
  • Qual o melhor horário para levarmos a criança ao banheiro
  • Se a criança está preparada para o treino, se ela permanece seca por aproximadamente 2 horas.
Vários autores concordam que o inicio do treinamento da higiene da criança depende inteiramente do seu desenvolvimento neurológico e psicológico.

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