- No início da aula, a transição de deixar o seu pai /
cuidador para se tornar parte de seu grupo, é uma forma estressante para
criança com autismo.Dica para os professores - deixar pronto todos os materiais
e inciar com o brinquedo preferido da criança ou atividades que são fáceis de
fazer.
-Pergunte ao pai/ cuidador antes do início das aulas que
atividades favoritas dos seus filhos são, e encontrar uma maneira de
trabalhá-las neste momento de transição.
-Materiais como papel machê, cola, tintas de dedo, massinha,
argila, etc, pode causar a criança a ter uma resposta negativa. Incentivar o
uso de ferramentas (pincel, trincha ou luvas) para as crianças super
sensíveis ao toque.Planejar as atividades e estar ciente de certas
modificações.
-O aluno que têm um fascínio com os brinquedos de transporte
(carro,trem).Propor uma atividade pintura ou modelagem com eles.
-As pistas visuais (objetos concretos, fotos) são muito
importantes.O ambiente deve ter uma imagem explicando o seu uso e finalidade.
-Coloque imagens em embalagens de itens do que pertence no
recipiente. Coloque essas mesmas imagens nas prateleiras onde os recipientes
sejam mantidos. Isso é muito reconfortante e acolhedor para uma criança com
autismo.
-Ordem e previsibilidade são muito importantes. Essas pistas
visuais ajudá-los a prever os efeitos do seu ambiente, e remover o medo do
desconhecido. Além disso, a utilização de um programa de imagem ou o nome da
criança gravado (mesa, hora da roda e nos materiais)
-Mais uma vez, a previsibilidade ajuda a criança com autismo
funcionam suavemente e sem medo e stress. Quanto mais você pode informar a
criança com autismo sobre seu ambiente e que vai acontecer a seguir, mais
sucesso você terá comportamentalmente.
-Ambiente tranquilo (um cantinho com um tapete no
chão, uma cadeira puff ou uma cadeira de balanço para sentar. Criar um espaço
maravilhoso para a criança mais agitada acalmar.
- Muitas pessoas com autismo têm dificuldade em filtrar
ruídos estranhos. Usando um tapete no chão, vai ajudar a minimizar estes sons.
-Evitar vários cartazes, brinquedos, e outros estimulos. As
crianças com autismo, são completamente distraído por estímulo visual. Um
educador sábio, que quer a atenção de seus alunos, irá evitar nas paredes
vários cartazes.
-Incentivar a ajuda na limpeza e organizar o ambiente
é uma ótima maneira para a criança com problemas de integração sensorial para
usar seus músculos grandes. Fazer estas crianças para transportar cadeiras
pesadas ou livros ajuda a organizar seu cérebro e também tem um efeito calmante
sobre o sistema nervoso.
-Deixar o aluno com autismo ser ajudante na sala de aula.
Isso lhes dará mais oportunidades para o movimento que muitas destas crianças
anseiam.Carregar os materiais, apagar o quadro-negro, lavar mesa, organizar os
brinquedos são algumas idéias.
-Nunca punir uma criança com autismo que procura movimento,
tirando um recreio ao ar livre. Isso só vai aumentar a inquietação e
explosões.
-Para as atividades de círculo e de grupo, tentar fornecer
puff ou tapete individual, para que o aluno com autismo entende que sua posição
é no espaço. Isto proporciona-lhe um limite físico.
-Preparar e organizar o ambiente e os materiais de acordo
com nível intelectual da criança com autismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário