quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Abraço de robô criado por alunos de escola municipal ajuda crianças com autismo

Quem passou na manhã desta quinta-feira (22) pelo calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, pode receber um abraço do Teabot, um robô criado pelos alunos da Escola Municipal Omar Sabbag e premiado em primeiro lugar no First Lego League (FLL), o maior torneio de robótica para jovens com idade entre 9 e 15 anos.
A equipe Cyber Rex, composta por nove alunos da escola, apresentou para a população o robô criado para ajudar crianças com autismo. Algumas têm dificuldades com relação à sensação tátil e podem se sentir sufocadas com um abraço, explica a professora Lis Cavalcanti, coordenadora do projeto de Robótica da Escola Omar Sabbag. “Visitamos escolas e entidades que auxiliam autistas e entendemos a importância da tecnologia e do abraço na vida dos autistas. Unimos as duas coisas e o Teabot virou um sucesso”, conta Lis.
O Teabot será apresentado em outros campeonatos. “Agora vamos para o campeonato nacional de robótica, que vai reunir 80 equipes, no mês de março, em Brasília”, explicou a aluna Kauana Custódio Martins.
O robô premiado tem o esqueleto de Lego e possui o dispositivo NXT com dois servomotores e um sensor que é ativado ao toque do corpo, fazendo com que ele feche os braços e corresponda ao abraço. Um tablet com aplicativos educacionais vem acoplado ao corpo para que a criança trabalhe de forma lúdica com habilidade, percepção, atenção, memória e raciocínio.
A cada ano o torneio apresenta um tema diferente, relacionado com as ciências e a comunidade internacional. Em 2014, o desafio foi “De que forma podemos melhorar a aprendizagem”, o que levou os alunos a se inspirar na tecnologia, utilizando contextos do mundo real. “Em uma das instituições que visitamos, antes de construir o robô, verificamos que uma das crianças autista não se sentia confortável com o toque. Quando foi abraçado pelo robô, sua reação positiva foi imediata. Essa foi a chave para o projeto”, explicou Kauana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário