Douglas E. Carothers
Ronald L. Taylor
Resumo e Comentário por Mariana Serrajordia Lopes e Rebeca Costa e Silva
Quando se pensa em
educar uma criança com autismo, o objetivo dessa educação,
considerando-se as especificidades da mesma, é o de aumentar sua independência, de
forma a proporcionar dignidade e qualidade de vida para a criança e
seus familiares. Para tanto, os educadores ao elaborarem o currículo de
tais crianças devem pensar no que será mais útil para essa criança nesse momento;
é preciso levar-se em consideração o contexto em que a mesma está
inserida, como outras pessoas com sua idade cronológica completam
algumas tarefas e o ambiente onde essas tarefas serão feitas.
Há dois ambientes fundamentais onde ocorre o aprendizado: na escola e em casa.
Habilidades na Escola
Embora seja melhor ensinar as habilidades para o dia a dia no ambiente natural,
isso nem sempre é possível. Para compensar esse fato, alguns
pesquisadores elaboraram algumas técnicas que têm certa eficácia com
crianças com autismo.
Modelagem Através de Gravação de Vídeo:
um aluno que já adquiriu uma habilidade é gravado executando-a e assim o
vídeo pode ser repetido várias vezes para o aluno que ainda não
adquiriu a habilidade em questão.
Essa técnica pode ser usada para ensinar crianças com autismo a fazerem compras no mercado, por exemplo.
Rotina de Atividades Pictográficas:
várias ilustrações (fotos, desenhos, etc.) compõem estágios de uma
tarefa, para que o aluno siga as instruções e complete a tarefa
independentemente.
Com essa técnica é possível ensinar como fazer tarefas domésticas, de escritório e lavanderia.
Participação e Orientação de Colegas:
Outras crianças normotípicas são usadas como modelos para o ensino de
habilidades funcionais na comunidade para alunos com autismo.
Foi possível através
do uso dessa técnica que crianças com autismo aprendessem a pegar livros
na biblioteca, comprar itens em um bazar e atravessar a rua.
Reforçar as Habilidades em Casa
Além de continuar a
aplicação de tais técnicas em casa, é interessante a colaboração de
parentes ou vizinhos para modelar um comportamento, uma habilidade, uma
tarefa, como, por exemplo, gravar o irmão de uma criança com autismo
mostrando como decidir o que vestir para ir à escola, ou também uma
atividade como arrumar a cama, em que todos os passos sejam fotografados
e com legenda. Outra estratégia interessante é que parentes ou vizinhos
(da idade da criança com autismo) montem uma situação do dia a dia de
como fazer compras no mercado, em casa, e depois a acompanhem para uma
situação real na em estabelecimentos públicos.
Conclusão
Aqui estão três
estratégias simples e com uma boa eficácia para ensinar habilidades de
vida diária para crianças com autismo, colaborando para que essas fiquem
mais independentes e futuramente quando adultas elas possam dispor de
maior liberdade, visto que, atualmente, muitos adultos com autismo estão
morando com pais ou cuidadores ou estão em instituições.
How Teachers and Parents Can Work Together to Teach Daily Living Skills to Children with Autism
Focus on Autism and Other Developmental Disabilities 2004; 19; 102
Nenhum comentário:
Postar um comentário