domingo, 24 de agosto de 2014

CRADD - Centro de Referência e Apoio às Desordens do Desenvolvimento


O CRADD - Centro de Referência e Apoio às Desordens do Desenvolvimento - é uma instituição sem fins lucrativos fundada em abril de 2000 no município do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover condições sociais, pedagógicas e terapêuticas que possibilitem incrementar o processo cognitivo, perceptivo e social de pessoas portadoras de desordens do desenvolvimento (espectro autista, deficiência mental, síndromes neurológicas e doenças metabólicas).

Ele surgiu a partir da união de profissionais e de pais de crianças, jovens e adultos portadores das mais diversas desordens do desenvolvimento. Inicialmente nos estabelecemos dentro de um consultório de fonoaudiologia e podíamos atender um máximo de seis crianças, sendo três em cada turno, sem possibilidade de proporcionar-lhes o regime integral.


Em 2002 nos fortalecemos com a adesão de uma antiga associação carioca de pais de autistas que, como nós, também acreditava  que a união de todos, aglutinando interesses e necessidades comuns, é fundamental para tornar possível a conquista de novos horizontes para nossos filhos.


Pouco tempo depois já funcionávamos em nossa atual sede, cuja estrutura nos permitiu ampliar o atendimento quantitativo (crianças e carga horária) e qualitativo, através da adição de  atividades periféricas que em muito contribuem para o sucesso do mesmo.


Atualmente o CRADD desenvolve o seu Programa Educativo, cujo valor diferencial é a aplicação de um plano individual de educação, respeitando as potencialidades e necessidades de cada um de seus alunos. Este programa engloba todo o processo que agrega melhoria qualitativa à vida de cada criança ou jovem, abrangendo o treino das atividades da vida diária, socialização e as relacionadas com a alfabetização e ensino profissionalizante.


A execução deste Programa atende 13 (treze) pessoas portadoras de desordens do desenvolvimento, entre as quais crianças e jovens carentes (aproximadamente 30%), com um corpo técnico multidisciplinar composto por profissionais voluntários de psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, educação física e musicoterapia, além de estagiários.


Em paralelo à execução do Programa Educativo, o CRADD desenvolve as seguintes atividades:

  1. Orientação para familiares sobre alternativas de atendimento e tratamento;
  2. Incentivo à formação de grupos de apoio aos pais e familiares;
  3. Promoção de atividades sociais e esportivas congregando alunos e familiares;
  4. Fomento da capacitação profissional especializada;
  5. Realização de palestras, oficinas, cursos e estágio supervisionado;
  6. Organização de um banco de dados contendo informações sobre instituições, profissionais, metodologias e pesquisas em andamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário