A comunicação pode assumir muitas formas, tais como: a fala, um olhar compartilhado, texto, gestos, expressões faciais, o toque, a língua de sinais, símbolos, imagens, dispositivos que geram discursos, etc. Existem múltiplas formas de comunicação com base no contexto e no nosso parceiro de comunicação. A comunicação eficaz ocorre quando a intenção e significado de um indivíduo é compreendido por outra pessoa. Concordam?
Dentre as várias formas que a comunicação pode assumir, existe a CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa) que é um conjunto de ferramentas e estratégias que o indivíduo utiliza para resolver os desafios de comunicação do cotidiano. A CAA é um termo que é usado para descrever vários métodos de comunicação que podem ajudar as pessoas que são incapazes de usar o discurso verbal para se comunicar. Esses métodos podem beneficiar uma ampla gama de indivíduos, desde aqueles que estão começando a se comunicar até indivíduos que faziam uso do discurso verbal complexo.
A CAA inclui sistemas com e sem ajuda. Sistemas sem ajuda compreendem assinatura e gestos, que não exigem materiais ou equipamentos especiais. Sistemas “com ajuda” dependem de materiais e equipamentos especiais, como imagens, livros e computadores. Os métodos de CAA são variados e devem ser personalizado para atender às necessidades de cada indivíduo. Muitas formas de CAA incluem componentes de tecnologia assistiva que vão desde os mais básicos até os de alta tecnologia.
Este post visa não somente dar uma ideia inicial do que é a CAA, mas também esclarecer que seu uso exige tempo, paciência e investimento (financeiro, a depender do método, e emocional, independente do método escolhido).
No que diz respeito a linguagem falada, desde muito cedo bombardeamos as crianças com palavras e palavras, e até os 12-18 meses não requeremos respostas, pelo menos não pedimos respostas com palavras compreensíveis. Então, quando pensamos em um dispositivo de CAA começando a ser usado, por que as crianças (ou pessoas de qualquer outra faixa etária) precisam começar a responder já no primeiro dia? =/
Neste caso, as pessoas também precisam e merecem um período de aprendizagem a partir de modelos. Esses modelos podem e devem ser pais, colegas, irmãos, cuidadores, profissionais e outros. Desta maneira, o sistema torna-se não só uma ferramenta de linguagem expressiva, mas também receptiva.
(Vale frisar que aqui não estamos falando que o profissional para treino do método escolhido não é importante. Bem pelo contrário, ele é sim muito importante. Estamos falando dos outros contextos, certo?)
Quando você interage com o usuário de um dispositivo de CAA, tenha em mente:
- Proporcione muitas oportunidades de comunicação
- Responda quaisquer tentativas de comunicação
- Comunicação nem sempre é sobre “como fazer pedidos”, perceba e estimule que se comunicar vai além!
- Divirta-se usando!
Pesquisas sugerem que quando os parceiros de comunicação também fazem uso da CAA:
- Eles ajudam as pessoas com necessidades comunicativas a entenderem o que está sendo dito
- Eles servem como modelos e mostram como a CAA pode ser utilizada para melhorar a comunicação
- Eles apresentam um novo vocabulário e mensagens mais complexas, dando um uso fidedigno ao dispositivo
Algumas abordagens a serem consideradas no uso da CAA:
- Deixe quem vai usar à vontade, permita que explorem de forma casual o material de CAA
- Sente-se com elas e explore! Converse sobre o que o dispositivo tem e como pode usar. “Olha, se você quiser dizer____ , você pode ir aqui e….” “Vamos ver como é que isso funciona?”
- Se você sabe que eles querem dizer algo que está no dispositivo, mostre onde está e como usar. “Eu acho que você está querendo dizer isso aqui, vou te mostrar” “Agora você pode usar suas palavras para me dizer”
- Trate quem usa a CAA como qualquer outra pessoa que se comunica verbalmente, não deixe de pedir silêncio ou de fazê-lo esperar por sua vez de falar.
- Todos o vocabulário não precisa estar logo no dispositivo (isso vai ser conversado e avaliado com o profissional responsável)
- Seja paciente
Disponibilize o dispositivo de CAA em todos os momentos. Crie oportunidades de se comunicar durante as brincadeiras e em outras atividades diárias:
- Faça perguntas
- Comente sobre o que está acontecendo
- Expresse sentimentos
- Comente sobre livros, revistas e desenhos
- Pergunte sobre os interesses da criança
- Comunique e discuta escolhas
- Cumprimente as pessoas usando o dispositivo
Seja criativo no treino:
- Incentive transformar músicas
- Aproveite momentos e crie oportunidades de comunicação com pessoas que a criança conhece, mas não são de casa
- Conte piadas com o dispositivo
Lembre-se que é necessário TEMPO!
- Fornecer tempo de espera. Lembre-se que eles ainda estão aprendendo a se comunicar
- Eles podem precisar de mais tempo para entender o que é dito
- Eles podem precisar de mais tempo para descobrir como responder a uma pergunta ou fazer um pedido
- Eles podem precisar de tempo para pensar como eles querem responder
- Eles podem ter desafios de visão ou motores que atrasam seu tempo de resposta ou a capacidade de localizar e indicar o que eles querem dizer
- Sente-se e espere pacientemente. As pesquisas sugerem que uma das formas mais eficazes de incentivar as crianças a se comunicarem é fazer uma pausa e esperar
Esperar é bom…
- A espera claramente marca a oportunidade para eles se comunicarem
- A espera claramente indica que você espera que eles se comuniquem
- Fornece tempo adicional para eles para processar o que é dito
- Fornece tempo adicional para eles montarem uma resposta
- Aguarde pelo menos 10 segundos. Se você perceber um olhar confuso ou frustrado, pergunte se eles gostariam de ajuda. Então, se eles dizem que sim, ajude-os na resposta
Se os parceiros responderem quando as crianças tentam se comunicar, elas aprendem que:
- A comunicação é divertida
- A comunicação é poderosa
- Comunicando eles se conectam com outras pessoas.
Fonte: At Classroom
Imagens: twowaystreet.net.au |aac-rerc.psu.edu
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