terça-feira, 19 de agosto de 2014

Como meu filho pode dormir melhor?

Estima-se que 50 à 80% das crianças do espectro autista possuem problema de sono, comparado com 9 à 50% das crianças de desenvolvimento típico. Sem dormir direito, algumas crianças do espectro podem se tornar mais irritadas e agressivas. Dentre os problemas de sono mais comuns estão: a resistência em deitar para dormir e despertares durante o sono. Alguns medicamentos podem ser utilizados para melhorar o sono dessas crianças, mas é importante entender que problemas de sono podem ser multifatoriais, ou seja, além do aspecto biológico, aspectos sociais e comportamentais não devem ser descartados. Muitos aspectos comportamentais podem ser listados:

  • Ansiedade. Um evento importante esperado pela criança pode ser o suficiente para que ela acorde muitas vezes durante a noite.

  • Padrão de sono durante o dia. Não adianta querer que uma criança durma bem durante a noite se ela dormiu bastante durante o dia.

  • Hábitos de sono da família. Se os pais dormem tarde, provavelmente a criança vai querer permanecer acordada e ter contato com os pais por mais tempo.

  • Acesso a reforçadores. Se a criança está assistindo TV, por exemplo, ela pode preferir continuar assistindo TV a dormir.

  • Contato com estímulos excitantes. A TV, o computador, o Ipad e brincadeiras de correr podem deixar a criança excitada.

  • Rotina de sono. Se cada dia a criança dorme em horário diferente, mais difícil será para ela dormir no horário que os pais estipularam.

Dormir bem é muito importante, não só para diminuir a irritabilidade e agressividade das crianças do espectro, como também para melhorar a memória e aprendizagem delas. Desenvolver uma rotina de sono, criar estratégias para que a criança não tenha acesso a reforçadores e estímulos excitativos durante o período em que ela deve dormir, pode ajudar. Quando for hora de dormir, diminua o acesso a estímulos como TV, computador, brincadeiras de correr e Ipad algum tempo antes, depois vá com ela para o quarto, avise que está na hora se dormir, não faça mais contato visual ou vocal, apague a luz e espere ela se acalmar e dormir. No início, provavelmente, ela demore em pegar no sono, pule, te chame para brincar, é importante não dar atenção. Não desista do procedimento, fique lá por toda a noite, durma do lado dela se necessário. Faça a mesma coisa quando ela acordar durante a noite. Torne a noite muito “chata” e “monótona”, assim dormir pode ser uma excelente opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário