depressão em crianças
O que é transtorno invasivo do desenvolvimento?

O termo transtornos invasivos do desenvolvimento (TIDs, ou simplesmente problemas na aprendizagem e desenvolvimento) refere-se a um grupo de condições de desenvolvimento que envolvem uma atrasada ou danificada comunicação e habilidades sociais, comportamentos e habilidades cognitivas (aprendizagem).
Porque o autismo é o mais conhecido dos TIDs, os distúrbios também são conhecidos como transtornos do espectro do autismo (ASD).
TIDs incluem a síndrome de Asperger e duas condições menos comuns, transtorno desintegrativo da infância e da síndrome de Rett. As TIDs são geralmente diagnosticados durante a infância.

Sinais e Sintomas de problemas na aprendizagem e desenvolvimento

Os Sinais de problemas na aprendizagem são geralmente reconhecidos antes de a criança ter 3 anos. Entretanto, os sintomas podem variar de graves tão sutis que parecem ser os aspectos normais do desenvolvimento infantil. Por essa razão, pode demorar alguns anos para um ASD ser plenamente identificado.
Por isso, a Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda o pediatra olhar para os primeiros sinais que sugerem a possibilidade de autismo.
Sinais precoces de desenvolvimento podem incluir:
  • Problemas de interecção, jogos, ou relativas a outros
  • Evita contacto com os olhos, não olha para as pessoas
  • Não aponta para os objectos para chamar a atenção para eles
  • Movimentos incomuns, tais como agitar as mãos
  • Atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor ou perda de marcos já atingidos
  • Brincar com o mesmo brinquedo de uma forma que parece estranha ou repetida
  • Não usa ou compreende a linguagem
  • Não explora ambientes com curiosidade ou interesse
As Crianças que apresentam um padrão de tais comportamentos devem ser avaliados por um médico. Nenhum teste de sangue ou cérebro (tais como exames de ressonância magnética) pode diagnosticar a atrasos de desenvolvimento, embora tais testes possam ser feitos para verificar se há outras condições que possam causar os sintomas.
Uma criança com transtornos do espectro do autismo deve ser avaliada por um médico com experiência em distúrbios, tais como um neurologista pediátrico, pediatra do desenvolvimento, psiquiatra pediatra, psicólogo ou pediatra.
Podem ser usados questionários aos pais sobre avaliações educacionais e cognitivos, as avaliações de língua, e avaliações para ajudar a diagnosticar o autismo.

Causas do autismo na aprendizagem

As Causas do autismo ainda não são bem compreendidas. Os cientistas acreditam na biologia do cérebro em problemas complexos neurobiológicos, que poderiam ter uma base genética, como outras condições que resultam de anomalias nos cromossomas numa criança.
Alguns estudos sugerem que o autismo pode resultar de uma série de causas, incluindo as alergias alimentares, quantidades excessivas de leveduras no trato digestivo, e da exposição a toxinas ambientais. No entanto, essas teorias não são cientificamente comprovadas.
A grande maioria dos estudos científicos não encontraram nenhuma ligação entre vacinas, ou qualquer dos seus componentes com o autismo. O estudo de 1998 sugeriu que essa ligação já foi recolhida pela revista médica que originalmente publicou a falha.
É importante lembrar também que o autismo não é causado pelos pais ou más experiências.

Tratar transtornos do espectro do autismo

Embora não haja cura para o autismo, a intervenção precoce e o tratamento pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades e alcançar o seu potencial. Nenhum medicamento pode curar TIDs, mas às vezes eles são utilizados para tratar alguns sintomas, como a agressão contra si ou outros problemas, de desatenção, comportamentos obsessivo-compulsivos, e humor.
Individualmente, programas adaptados podem incluir alterações de comportamento e intervenções educativas que podem ajudar a moldar os comportamentos da criança e melhorar a fala e a comunicação.
A terapêutica deve ser individualizada, pois a desordem de cada criança é diferente e apresenta necessidades específicas, e o transtornos do espectro do autismo pode variar de leve a grave. Algumas crianças ficam bem em turmas pequenas para terem mais atenção. Outros ficam bem em salas de aula normal, com apoio.
objectivo do tratamento é fazer com que as crianças com problemas na aprendizagem e desenvolvimento cheguem a um ponto onde elas possam ser integradas numa sala de aula normal, embora também possam exigir programas especiais e serviços de apoio, incluindo a terapia da fala.
As dietas sem glúten foram relatadas que mostram alguns resultados positivos no sentido de ajudar algumas crianças com autismo, embora sejam precisas de ser feitas mais pesquisas. Outras vitaminas, ervas e remédios não foram comprovadas cientificamente, embora possam ter valor para algumas crianças.
As famílias que estão pensando em usar esses ou outros tratamentos irão querer discutir eventuais benefícios ou riscos com seu médico antes de começar.
Ajudando a sua criança
Depois de saber se a sua criança tem autismo, é importante obter ajuda. Mesmo antes de um diagnóstico formal seja feito, a criança pode começar a intervenção precoce para tratar de línguas e outros atrasos.
Crianças com deficiência têm direito a serviços gratuitos na primaria até aos 3 anos de idade, sob a Pessoas com Deficiência Educação (IDEA). Confira os serviços oferecidos pelo seu distrito escolar local.
As necessidades das crianças com perturbações do espectro do autismo variam, qualquer programa de educação deve ser adaptados para cada criança. Você pode configurar um plano de educação individualizado (IEP) para o seu filho no seu distrito escolar local.
O IEP deve incorporar as habilidades sociais e de comunicação e ser muito bem estruturado. O discurso e intervenção é importante, como é o uso de modificação de comportamento e recompensas para tentar evitar problemas de comportamento e estimular todos os tipos de comunicação.
Para as crianças menores de 3 anos de idade, os pais vão trabalhar com o estado num programa de intervenção precoce para desenvolver um Plano de Serviço Familiar Individualizado (IFSP) em vez de uma IEP.
Tal como acontece com todas as preocupações de desenvolvimento, fale com seu médico sobre como encontrar os recursos locais para os serviços de que o seu filho precisa.
Se o seu filho está na escola, converse com os seus professores para saber o que pode ser  modificado para ajudar o seu filho na sala de aula, e tente usar algumas dessas ideias em casa. Dessa forma, a criança receberá uma mensagem consistente em casa e na escola.